O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28896
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
id RCAP_12c711a6aaa02b3bb1c715ae6de6548b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiaisNecessidades educativas especiaisDificuldades de aprendizagem específicasDislexiaModelo de atendimento à diversidadeSpecial education needsSpecific learning disabilitiesDyslexiaModel for addressing diversity376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Esta pesquisa tem por finalidade analisar a implementação do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) criado por Correia (2008b) a partir de um estudo de caso feito com uma criança matriculada no sistema regular público de ensino. O MAD pode ser a ferramenta com a qual a Escola Contemporânea pode tentar dar respostas eficazes à diversidade dos alunos que compõem o cenário educacional atual e em particular os aluno com NEE inseridos em classe regular de ensino. Atestámos que o MAD em todas as suas fases auxilia e fornece informações precisas, apresenta recursos e fundamentos que podem tornar o trabalho do professor de turma num trabalho estruturado, organizado, contínuo e funcional para avaliar e planear uma intervenção voltada para as necessidades/problemas da criança. Ao fim desta investigação o participante obteve um diagnóstico definitivo e o impacto junto a esta criança foi positivo. Salientámos também que o atendimento a esta criança será mais eficaz tendo por base o MAD.This research aims to analyze the implementation of the Model for Addressing Diversity developed by Correia (2008b) in relation to a case study with a child enrolled in the regular public school system. The MAD can be the model with which the school contemporary can try to respond effectively to the diversity of students that comprise the current educational setting and in particular the student with Special Educational Needs placed in the regular class. The MAD comprises phases that assist and provides accurate information, resources and presents perspectives that can enable the class teacher in a structured, organized, solid and functional way for evaluating and planning an intervention focused on the child’s needs / problems. After this investigation the participant obtained a definitive diagnosis and the impact on this child was positive. We also emphasize that the support for this child was more effective with the implementation based on the MAD.Correia, Luís de MirandaSantos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoValbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28896por201472171info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:01.246148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
title O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
spellingShingle O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
Valbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva
Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Modelo de atendimento à diversidade
Special education needs
Specific learning disabilities
Dyslexia
Model for addressing diversity
376
title_short O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
title_full O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
title_fullStr O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
title_sort O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais
author Valbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva
author_facet Valbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Luís de Miranda
Santos, Anabela Cruz dos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Valbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Modelo de atendimento à diversidade
Special education needs
Specific learning disabilities
Dyslexia
Model for addressing diversity
376
topic Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Modelo de atendimento à diversidade
Special education needs
Specific learning disabilities
Dyslexia
Model for addressing diversity
376
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28896
url http://hdl.handle.net/1822/28896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201472171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132831348162560