O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3672
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial, ramo Multideficiência e Problemas de Cognição
id RCAP_380e2777b64ddf846ef1b07476e298cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexiaConsciência morfológicaCompetência ortográficaNecessidades educativas especiaisDificuldades de aprendizagem específicasDislexiaMorphological awarenessOrthographic competenceSpecial educational needsSpecific learning disabilitiesDyslexiaDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial, ramo Multideficiência e Problemas de CogniçãoO presente estudo pretende investigar se um programa de intervenção especificamente orientado para o desenvolvimento da consciência morfológica no 4º ano de escolaridade tem impacto na escrita de crianças com e sem dislexia. Numa primeira fase, foi aplicado o pré-teste a dois grupos de alunos que constituem o grupo de controlo e o grupo experimental. O grupo experimental foi submetido a um programa de intervenção orientado para o desenvolvimento da consciência morfológica, que foi implementado durante sete sessões. No grupo de controlo, não houve qualquer intervenção. Numa segunda fase, organizaram-se as sessões e planificou-se o trabalho a desenvolver com o grupo experimental ao longo da intervenção. Foram realizadas sete sessões de intervenção. Numa fase final, foi aplicado o pós-teste a ambos os grupos. Seguidamente, analisaram-se e discutiram-se os resultados do estudo. O estudo revela que, após a intervenção, existe uma melhoria dos resultados no grupo experimental na correção da escrita de palavras. Os resultados mostram que a intervenção teve um impacto específico e significativo na melhoria da escrita dos alunos. Os alunos sem dislexia foram os que apresentaram melhores resultados, enquanto os alunos com dislexia apresentaram apenas ligeiras melhorias. Os resultados destes alunos situam-se muito próximos dos do pré-teste. Globalmente, este estudo demonstra que existe um efeito de treino da consciência morfológica na escrita. Como tal, no 1º Ciclo do Ensino Básico, devem promover-se atividades de desenvolvimento da consciência morfológica, tendo em vista o melhoramento do desempenho dos alunos a nível ortográfico.Abstract This study aims to investigate whether an intervention program specifically geared to the development of morphological awareness in the 4th grade has an impact on the handwriting of children with and without dyslexia. Initially, the pre-test was administered to two groups of students that formed the control group and the experimental group. The experimental one was subjected to an intervention program directed to the development of morphological awareness, which was implemented for seven sessions. In the control group, there was no intervention. In a second phase, sessions were organized and the work to be developed with the experimental group during the intervention was planned. Seven sessions of intervention were developed. In the final phase, the post-test was applied to both groups. Afterwards the results of the study were discussed and reviewed. The study reveals that, after the intervention, there is an improvement of the experimental group results in what concerns the correction of written words. The results show that the intervention had a specific and significant impact on improving the writing skills of students. Students without dyslexia presented the best results, while students with dyslexia showed only slight improvements. The results of these students are similar to those shown in the pre-test. Overall, this study demonstrates that there is a training effect of morphological awareness in writing. Therefore, along the Primary School, morphological awareness activities must be developed, aiming to improve the performance of students at an orthographic level.Leite, TeresaCardoso, AdrianaRCIPLCarneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves2014-06-25T15:18:41Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3672TID:201349671porCarneiro, M. F. V. M. A. (2013). O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia [Dissertação de mestrado]Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:16.114955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
title O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
spellingShingle O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves
Consciência morfológica
Competência ortográfica
Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Morphological awareness
Orthographic competence
Special educational needs
Specific learning disabilities
Dyslexia
title_short O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
title_full O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
title_fullStr O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
title_full_unstemmed O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
title_sort O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia
author Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves
author_facet Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria de Fátima Vermelho Milheiro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência morfológica
Competência ortográfica
Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Morphological awareness
Orthographic competence
Special educational needs
Specific learning disabilities
Dyslexia
topic Consciência morfológica
Competência ortográfica
Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Morphological awareness
Orthographic competence
Special educational needs
Specific learning disabilities
Dyslexia
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial, ramo Multideficiência e Problemas de Cognição
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-06-25T15:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3672
TID:201349671
url http://hdl.handle.net/10400.21/3672
identifier_str_mv TID:201349671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carneiro, M. F. V. M. A. (2013). O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia [Dissertação de mestrado]Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133388700909568