Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3399 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, no 2º ano de escolaridade, pertencente ao Agrupamento de Escolas Paulo Quintela em Bragança, turma que a professora leccionou no ano lectivo de 2009/2010. Considerando que a degradação ambiental é hoje uma das maiores preocupações dos governos e da sociedade, é necessário desenvolver acções de carácter educativo, para o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, a permanência dos recursos naturais em condições que assegurem às gerações futuras a sobrevivência na Terra. Foi pensando desta maneira que surgiu o tema do projecto. Num objectivo pretendia-se conhecer a realidade desta turma, no sentido de saber os seus conhecimentos sobre “Reaproveitamento de Materiais e Separação Selectiva de Resíduos”. Depois de se ter constatado que os alunos tinham poucos conhecimentos sobre este tema, levantou-se o seguinte problema: “De que modo a escola e o trabalho desenvolvido com os alunos poderia modificar a sua maneira de agir e contribuir para melhorar o ambiente em que viviam?” Era propósito deste trabalho, realizar um conjunto de actividades com os alunos da turma RO1, e compreender se as actividades propostas pela investigadora possibilitariam aos alunos a aquisição de novos saberes. A metodologia utilizada foi uma investigação com características essencialmente qualitativas, fazendo pequenas análises quantitativas quando estas se revelaram necessárias, com procedimentos que podem enquadrar-se numa investigação-acção, uma vez que se pretende contribuir para a mudança de uma determinada realidade, constatada pela professora. Este método permite que a professora se torne ao mesmo tempo investigadora, intervindo no contexto da sala de aula explorando uma acção pela prática. Foi feito um Questionário A, antes da aplicação do Relatório de Estágio (RE), com 11 questões de resposta fechada, e um Questionário B depois da aplicação do Relatório de Estágio, (versão igual ao Questionário A) para averiguar se os conhecimentos que os alunos tinham antes da aplicação do RE se alterariam com a aplicação das actividades propostas. Seguiu-se a fase da análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa aos 10 alunos envolvidos e verificou-se que os alunos responderam de uma maneira bem diferente às iv questões que lhes foram formuladas pela 2ª vez após lhes terem sido proporcionadas actividades relacionadas com o tema “reutilização de materiais e separação selectiva de resíduos”, respondendo acertadamente a quase todas as questões, pelo que se considera que houve evolução nos conhecimentos dos alunos.This probation report was developed in a school of the 1st cycle of basic education in the 2nd grade, belonging to the Amalgamation of Schools Paulo Quintela in Bragança, class that the teacher taught this academic year 2009/2010. Considering that environmental degradation is now a major concern for governments and society, it is necessary to develop educational activities for sustainable development assuring the permanence of natural resources in conditions which ensure the survival of future generations on Earth. Was thinking in this way that arises the theme of the project. The main objective was to know the reality of this class, to learn their skills on the theme “reuse of materials, selective separation of residues." Once you have found that students had little knowledge about the environment, rose the following problem: "How do school and work with students can modify their ways and help improve the environment in which they live?” Proposed to hold a series of activities with the students in the class RO1, and understand that activities proposed by the researcher allowed the students to acquire new knowledge. The National Curriculum for Basic Education has some skills for the 1st cycle such as: "Allow the construction of an ecological conscience, to identify concrete problems relating to their environment and use some simple cases of constant research and experimentation". The methodology was a qualitative research to quantitative characteristics, with procedures that may be part of an investigation - action, since it contributes to the change of a certain reality, evidenced by the teacher. This method allows the teacher becomes a researcher at the same time, speaking in the context of the classroom exploring action in practice. Was made a questionnaire A, before the application of the probation report, with 11 closed response questions, and questionnaire B after application of the RE (version equal to the questionnaire A) to ascertain whether the knowledge that the students had before the implementation of PP change with the implementation of the proposed activities. Next came the stage of the analysis of all data collected during the survey to 10 students involved and found that students responded very differently to the questions put by the 2nd time after they had been offered related activities related to the topic " reuse of materials and selective separation of garbage," answered correctly nearly all the issues so it is considered that there was progress in the knowledge of students. |
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Depois de se ter constatado que os alunos tinham poucos conhecimentos sobre este tema, levantou-se o seguinte problema: “De que modo a escola e o trabalho desenvolvido com os alunos poderia modificar a sua maneira de agir e contribuir para melhorar o ambiente em que viviam?” Era propósito deste trabalho, realizar um conjunto de actividades com os alunos da turma RO1, e compreender se as actividades propostas pela investigadora possibilitariam aos alunos a aquisição de novos saberes. A metodologia utilizada foi uma investigação com características essencialmente qualitativas, fazendo pequenas análises quantitativas quando estas se revelaram necessárias, com procedimentos que podem enquadrar-se numa investigação-acção, uma vez que se pretende contribuir para a mudança de uma determinada realidade, constatada pela professora. Este método permite que a professora se torne ao mesmo tempo investigadora, intervindo no contexto da sala de aula explorando uma acção pela prática. Foi feito um Questionário A, antes da aplicação do Relatório de Estágio (RE), com 11 questões de resposta fechada, e um Questionário B depois da aplicação do Relatório de Estágio, (versão igual ao Questionário A) para averiguar se os conhecimentos que os alunos tinham antes da aplicação do RE se alterariam com a aplicação das actividades propostas. Seguiu-se a fase da análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa aos 10 alunos envolvidos e verificou-se que os alunos responderam de uma maneira bem diferente às iv questões que lhes foram formuladas pela 2ª vez após lhes terem sido proporcionadas actividades relacionadas com o tema “reutilização de materiais e separação selectiva de resíduos”, respondendo acertadamente a quase todas as questões, pelo que se considera que houve evolução nos conhecimentos dos alunos.This probation report was developed in a school of the 1st cycle of basic education in the 2nd grade, belonging to the Amalgamation of Schools Paulo Quintela in Bragança, class that the teacher taught this academic year 2009/2010. Considering that environmental degradation is now a major concern for governments and society, it is necessary to develop educational activities for sustainable development assuring the permanence of natural resources in conditions which ensure the survival of future generations on Earth. Was thinking in this way that arises the theme of the project. The main objective was to know the reality of this class, to learn their skills on the theme “reuse of materials, selective separation of residues." Once you have found that students had little knowledge about the environment, rose the following problem: "How do school and work with students can modify their ways and help improve the environment in which they live?” Proposed to hold a series of activities with the students in the class RO1, and understand that activities proposed by the researcher allowed the students to acquire new knowledge. The National Curriculum for Basic Education has some skills for the 1st cycle such as: "Allow the construction of an ecological conscience, to identify concrete problems relating to their environment and use some simple cases of constant research and experimentation". The methodology was a qualitative research to quantitative characteristics, with procedures that may be part of an investigation - action, since it contributes to the change of a certain reality, evidenced by the teacher. This method allows the teacher becomes a researcher at the same time, speaking in the context of the classroom exploring action in practice. Was made a questionnaire A, before the application of the probation report, with 11 closed response questions, and questionnaire B after application of the RE (version equal to the questionnaire A) to ascertain whether the knowledge that the students had before the implementation of PP change with the implementation of the proposed activities. Next came the stage of the analysis of all data collected during the survey to 10 students involved and found that students responded very differently to the questions put by the 2nd time after they had been offered related activities related to the topic " reuse of materials and selective separation of garbage," answered correctly nearly all the issues so it is considered that there was progress in the knowledge of students.Instituto Politécnico, Escola Superior de EducaçãoLopes, Carlos AlbertoBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Maria da Conceição Gonçalves2011-02-14T15:31:52Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3399porRodrigues, Maria de Conceição Gonçalves (2002). Relatório da prática de ensino supervisionada. Bragança: ESE. 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O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, no 2º ano de escolaridade, pertencente ao Agrupamento de Escolas Paulo Quintela em Bragança, turma que a professora leccionou no ano lectivo de 2009/2010. Considerando que a degradação ambiental é hoje uma das maiores preocupações dos governos e da sociedade, é necessário desenvolver acções de carácter educativo, para o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, a permanência dos recursos naturais em condições que assegurem às gerações futuras a sobrevivência na Terra. Foi pensando desta maneira que surgiu o tema do projecto. Num objectivo pretendia-se conhecer a realidade desta turma, no sentido de saber os seus conhecimentos sobre “Reaproveitamento de Materiais e Separação Selectiva de Resíduos”. Depois de se ter constatado que os alunos tinham poucos conhecimentos sobre este tema, levantou-se o seguinte problema: “De que modo a escola e o trabalho desenvolvido com os alunos poderia modificar a sua maneira de agir e contribuir para melhorar o ambiente em que viviam?” Era propósito deste trabalho, realizar um conjunto de actividades com os alunos da turma RO1, e compreender se as actividades propostas pela investigadora possibilitariam aos alunos a aquisição de novos saberes. A metodologia utilizada foi uma investigação com características essencialmente qualitativas, fazendo pequenas análises quantitativas quando estas se revelaram necessárias, com procedimentos que podem enquadrar-se numa investigação-acção, uma vez que se pretende contribuir para a mudança de uma determinada realidade, constatada pela professora. Este método permite que a professora se torne ao mesmo tempo investigadora, intervindo no contexto da sala de aula explorando uma acção pela prática. Foi feito um Questionário A, antes da aplicação do Relatório de Estágio (RE), com 11 questões de resposta fechada, e um Questionário B depois da aplicação do Relatório de Estágio, (versão igual ao Questionário A) para averiguar se os conhecimentos que os alunos tinham antes da aplicação do RE se alterariam com a aplicação das actividades propostas. Seguiu-se a fase da análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa aos 10 alunos envolvidos e verificou-se que os alunos responderam de uma maneira bem diferente às iv questões que lhes foram formuladas pela 2ª vez após lhes terem sido proporcionadas actividades relacionadas com o tema “reutilização de materiais e separação selectiva de resíduos”, respondendo acertadamente a quase todas as questões, pelo que se considera que houve evolução nos conhecimentos dos alunos.This probation report was developed in a school of the 1st cycle of basic education in the 2nd grade, belonging to the Amalgamation of Schools Paulo Quintela in Bragança, class that the teacher taught this academic year 2009/2010. Considering that environmental degradation is now a major concern for governments and society, it is necessary to develop educational activities for sustainable development assuring the permanence of natural resources in conditions which ensure the survival of future generations on Earth. 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The methodology was a qualitative research to quantitative characteristics, with procedures that may be part of an investigation - action, since it contributes to the change of a certain reality, evidenced by the teacher. This method allows the teacher becomes a researcher at the same time, speaking in the context of the classroom exploring action in practice. Was made a questionnaire A, before the application of the probation report, with 11 closed response questions, and questionnaire B after application of the RE (version equal to the questionnaire A) to ascertain whether the knowledge that the students had before the implementation of PP change with the implementation of the proposed activities. 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