Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jorge Miguel Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11678
Resumo: O presente documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo 2021/2022, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre alguns pontos importantes, tais como: o meu enquadramento pessoal, onde relato um pouco do meu percurso até aqui, o enquadramento do contexto de intervenção escolar, falando um pouco acerca dos seus recursos materiais, humanos, temporais, relatando também algumas das características da escola em si e da turma do 10ºC, que nos foi atribuída, o Estágio Pedagógico propriamente dito, onde falamos de todo o processo de planeamento e operacionalização ao longo de todo o ano letivo e, por fim, as atividades realizadas pelo núcleo de estágio, terminando com uma pequena reflexão crítica de todo o processo vivido. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo n = 42 alunos, tendo recorrido à bateria de testes de aptidão física FITescola para recolha de dados. No tratamento estatístico todas as variáveis independentes foram primeiramente testadas para a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário distribuição normal através do teste de Shapiro-Wilk e de inspeção visual de histogramas, e as estatísticas descritivas foram obtidas. A ANOVA de medidas repetidas foi utilizada para encontrar diferenças significativas dentro de (M0 vs. M1 Vs. M2). Quando as hipóteses de ANOVA não fossem cumpridas, foram utilizadas algumas técnicas de transformação para normalizar os dados. A esfericidade dos dados foi verificada através do teste de Mauchly e a homogeneidade dos dados foi verificada através do teste de Levene. O Post Hoc utiliza a correcção Bonferroni para corrigir para múltiplas comparações, para comparar os 3 momentos ao longo das 24 semanas (M0 vs M1, M1 vs M2, e, M0 vs M2). As diferenças foram consideradas significativas em p≤0.05. A análise de dados foi realizada com recurso ao software SPSS versão 27.0. (SPSS Inc., IBM, Armonk, NY, EUA).
id RCAP_85d80ded9b99a709cd41605958503b75
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoEnsino-aprendizagemO presente documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo 2021/2022, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre alguns pontos importantes, tais como: o meu enquadramento pessoal, onde relato um pouco do meu percurso até aqui, o enquadramento do contexto de intervenção escolar, falando um pouco acerca dos seus recursos materiais, humanos, temporais, relatando também algumas das características da escola em si e da turma do 10ºC, que nos foi atribuída, o Estágio Pedagógico propriamente dito, onde falamos de todo o processo de planeamento e operacionalização ao longo de todo o ano letivo e, por fim, as atividades realizadas pelo núcleo de estágio, terminando com uma pequena reflexão crítica de todo o processo vivido. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo n = 42 alunos, tendo recorrido à bateria de testes de aptidão física FITescola para recolha de dados. No tratamento estatístico todas as variáveis independentes foram primeiramente testadas para a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário distribuição normal através do teste de Shapiro-Wilk e de inspeção visual de histogramas, e as estatísticas descritivas foram obtidas. A ANOVA de medidas repetidas foi utilizada para encontrar diferenças significativas dentro de (M0 vs. M1 Vs. M2). Quando as hipóteses de ANOVA não fossem cumpridas, foram utilizadas algumas técnicas de transformação para normalizar os dados. A esfericidade dos dados foi verificada através do teste de Mauchly e a homogeneidade dos dados foi verificada através do teste de Levene. O Post Hoc utiliza a correcção Bonferroni para corrigir para múltiplas comparações, para comparar os 3 momentos ao longo das 24 semanas (M0 vs M1, M1 vs M2, e, M0 vs M2). As diferenças foram consideradas significativas em p≤0.05. A análise de dados foi realizada com recurso ao software SPSS versão 27.0. (SPSS Inc., IBM, Armonk, NY, EUA).The present document aims to project my experience as a intern teacher during this academic year 2021/2022, destined to the Pedagogical internship, inserted in the 2nd Cycle in the Physical Education in Basic and Secondary School at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro in Vila Real. In this report, I transmit a set of experiences that accompanied me throughout a school year as a Physical Education intern teacher. Through a critical and conscious process, I declare those that were my difficulties, doubts, anxieties and concerns, but also strategies, resources and solutions present in the professional development that characterized my intervention in the different areas of performance. The main goal of this document is demonstrate all internship experiences and analyze the activities carried out throughout the school year. In this way, this report is based on some important points, such as: my personal background, where I tell a little about my journey up to here, the framing of the school intervention context, talking a little about its material, human, temporal resources, also reporting some of the characteristics of the school itself and the 10ºC class, which was assigned to us, the Pedagogical Internship itself, where we talk about the entire planning and implementation process throughout the school year and, finally, the activities carried out by the internship nucleus, ending with a small critical reflection of the entire process. In order to consolidate my academic development, this report also includes a study on the influence of a physical fitness program on neuromuscular fitness in secondary school students. n = 42 students participated in this study, using the FITescola physical fitness test battery for data collection. In the statistical treatment, all independent variables were first tested for the influence of a fitness program on neuromuscular fitness in high school students with normal distribution through the Shapiro-Wilk test and visual inspection of histograms, and descriptive statistics were obtained. Repeated measures ANOVA was used to find significant differences within (M0 vs. M1 vs. M2). When the ANOVA hypotheses were not met, some transformation techniques were used to normalize the data. The sphericity of the data was verified using the Mauchly test and the homogeneity of the data was verified using the Levene test. Post Hoc uses the Bonferroni correction to correct for multiple comparisons to compare the 3 time points over the 24 weeks (M0 vs M1, M1 vs M2, and, M0 vs M2). Differences were considered significant at p≤0.05. Data analysis was performed using SPSS software version 27.0. (SPSS Inc., IBM, Armonk, NY, USA).2023-07-17T16:45:45Z2023-04-11T00:00:00Z2023-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11678porMendes, Jorge Miguel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:29.066426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Mendes, Jorge Miguel Gonçalves
Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Mendes, Jorge Miguel Gonçalves
author_facet Mendes, Jorge Miguel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jorge Miguel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
topic Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
description O presente documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo 2021/2022, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre alguns pontos importantes, tais como: o meu enquadramento pessoal, onde relato um pouco do meu percurso até aqui, o enquadramento do contexto de intervenção escolar, falando um pouco acerca dos seus recursos materiais, humanos, temporais, relatando também algumas das características da escola em si e da turma do 10ºC, que nos foi atribuída, o Estágio Pedagógico propriamente dito, onde falamos de todo o processo de planeamento e operacionalização ao longo de todo o ano letivo e, por fim, as atividades realizadas pelo núcleo de estágio, terminando com uma pequena reflexão crítica de todo o processo vivido. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo n = 42 alunos, tendo recorrido à bateria de testes de aptidão física FITescola para recolha de dados. No tratamento estatístico todas as variáveis independentes foram primeiramente testadas para a influência de um programa de condição física na aptidão neuromuscular em alunos do ensino secundário distribuição normal através do teste de Shapiro-Wilk e de inspeção visual de histogramas, e as estatísticas descritivas foram obtidas. A ANOVA de medidas repetidas foi utilizada para encontrar diferenças significativas dentro de (M0 vs. M1 Vs. M2). Quando as hipóteses de ANOVA não fossem cumpridas, foram utilizadas algumas técnicas de transformação para normalizar os dados. A esfericidade dos dados foi verificada através do teste de Mauchly e a homogeneidade dos dados foi verificada através do teste de Levene. O Post Hoc utiliza a correcção Bonferroni para corrigir para múltiplas comparações, para comparar os 3 momentos ao longo das 24 semanas (M0 vs M1, M1 vs M2, e, M0 vs M2). As diferenças foram consideradas significativas em p≤0.05. A análise de dados foi realizada com recurso ao software SPSS versão 27.0. (SPSS Inc., IBM, Armonk, NY, EUA).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17T16:45:45Z
2023-04-11T00:00:00Z
2023-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11678
url http://hdl.handle.net/10348/11678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137153277493248