A utilização das linguagens de programação no contexto do ensino secundário profissionalizante: um Relatório de Atividade Profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8103 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assume-se como um dos requisitos fundamentais para a conclusão do curso para efeitos de obtenção do grau Mestre. A sua estrutura obedece a regras ensinadas e adquiridas e a algumas retiradas da bibliografia pesquisada. A pesquisa dos fundamentos teóricos é o objeto da primeira parte do relatório, contemplando as orientações curriculares para o ensino de Informática, no contexto educativo, que se enquadra nos objetivos de política educativa. Realça-se, que apesar do modelo escolar ser anterior ao século XVIII, desenvolveu-se mais a partir de então, e que, dadas as inúmeras alterações, ainda tem imensas dificuldades em adaptar-se à nova realidade. O reconhecimento da existência de uma forte relação, entre o desenvolvimento das tecnologias, e o acesso ao conhecimento, muito mais organizado, por parte das crianças e dos jovens, permite-lhes desenvolver uma capacidade mental diferente da das gerações anteriores. Como principais conclusões, destaca-se a necessidade, de uma atualização constante, não só da escola enquanto instituição, mas particularmente do profissional de educação, no domínio dos conteúdos e do conhecimento, como as tecnologias contribuem para a qualidade da aprendizagem e do ensino. Por isso, a formação contínua dos docentes assume caráter basilar, na construção de novas competências e habilidades impostas para este profissional. Nesse sentido, é apresentada uma breve reflexão conclusiva da elaboração do presente relatório, onde se procura fazer uma súmula das experiências vividas e da motivação para continuar. Essas experiências resultam, do trabalho com jovens de um Agrupamento de Escolas, que maioritariamente, escolheram a via do ensino profissionalizante para concluírem o ensino secundário. |
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