Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7537
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_941b011f6c3b7a60f69d0bcab3419286
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundárioLinguagens de programaçãoRobóticaDidácticaAvaliação dos alunosEnsino secundário (10º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012Esta intervenção consiste em lecionar cinco aulas da disciplina de Linguagens de Programação a uma turma de 10º ano de um curso profissional de Informática e Gestão, no fim do módulo três - Estruturas de controlo. Tendo em vista uma adequada preparação, caraterizámos, primeiramente, o contexto da nossa intervenção, ou seja, a escola, turma e a disciplina a lecionar. Consequentemente, definimos o tema da nossa intervenção - A utilização de Robótica Educativa no ensino da programação - e o respetivo enquadramento científico e didático. Neste último baseámo-nos na metodologia Problem Based Learning - aprender resolvendo problemas propostos – através de a realização de uma luta de sumo entre robôs. Optámos, também, por uma avaliação formativa e qualitativa dos alunos. Tendo em conta que a esta intervenção encontra-se, simultaneamente, associada uma vertente investigativa, procurámos também responder à problemática - “A utilização de robótica, numa turma profissional de 10.º ano, durante o período de cinco aulas, beneficia o ensino de estruturas de repetição?”. Para o efeito, conduzimos, na última sessão, uma entrevista aos alunos com o objetivo de verificar se estes aplicavam o conceito de ciclo enquanto relatavam a sua experiencia na intervenção. Esta entrevista foi, entretanto analisada de forma categorial. Por fim, tecemos também algumas considerações pessoais sobre a intervenção e a respectiva vertente investigativa.This intervention consists of teaching five lessons of the discipline Programming Languages to a class of 10th year students of the professional Computing and Management course at the end of the third module – Control Structures. In order to be adequately prepared, we characterized, in the first place, the context of our intervention, i.e., school, classroom, discipline and teaching methods. Consequently, we defined the theme of our intervention - Using Educational Robotics in the teaching of programming - and the educational and scientific framework. In the latter we relied on the method of Problem Based Learning - learning by solving presented problems - through the promotion of a sumo wrestling combat between robots. We also decided to conduct a qualitative and formative evaluation of students. Given the fact that this intervention also has an investigative component, we tried to answer the following question - "Does, the usage of robots, when teaching a professional class of 10th year students for five classes, benefit the teaching of repetition structures?” To answer it, in the last session, we conducted an interview to the students in order to verify if they had applied the concept of cycle when they were reporting their experience of the intervention. This interview was categorically analyzed in this report. Finally, we also reflected, from our point of view, about the intervention and its investigative aspects.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-2013-01-21T15:32:24Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:19.871838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
title Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
spellingShingle Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-
Linguagens de programação
Robótica
Didáctica
Avaliação dos alunos
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
title_full Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
title_fullStr Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
title_sort Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
author Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-
author_facet Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens de programação
Robótica
Didáctica
Avaliação dos alunos
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Linguagens de programação
Robótica
Didáctica
Avaliação dos alunos
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T15:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7537
url http://hdl.handle.net/10451/7537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134215384596480