Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado,Tânia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Loureiro,Luís, Botelho,Maria Antónia Rebelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000200006
Resumo: CONTEXTO: A literacia para a saúde mental foi definida como o conhecimento e as crenças sobre as perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, gestão ou prevenção. Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental dos adolescentes e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais sobre a ansiedade em contexto escolar. OBJETIVO: Avaliar a validade de conteúdo da intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental sobre a ansiedade dos adolescentes em contexto escolar: “ProLiSMental”. MÉTODOS: Intervenções complexas segundo a Medical Research Council Framework. O desenho da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” foi submetido à avaliação da validade de conteúdo através de um e-Delphi modificado com peritos. Foram definidos os critérios de seleção dos peritos, os critérios de consenso e as questões orientadoras. Foram garantidas as considerações éticas. RESULTADOS: Participaram 25 peritos nacionais e internacionais com elevado nível de perícia e obtiveram-se os critérios de consenso na 1ª ronda, registando concordância nas respostas a todas questões (100%) e concordância elevada nas respostas a 8 questões (57,1%). CONCLUSÕES: Validou-se o conteúdo da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, constituída por 4 sessões de 90 minutos, com recurso a diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Espera-se que esta intervenção psicoeducacional promova a capacitação dos adolescentes para aceder, compreender e usar informação sobre a saúde mental que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.
id RCAP_12e17c7b8d1bbf5ccd6267ac511bcaf8
oai_identifier_str oai:scielo:S1647-21602020000200006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificadoLetramento em saúdeAnsiedadeAdolescentesEscolasCONTEXTO: A literacia para a saúde mental foi definida como o conhecimento e as crenças sobre as perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, gestão ou prevenção. Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental dos adolescentes e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais sobre a ansiedade em contexto escolar. OBJETIVO: Avaliar a validade de conteúdo da intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental sobre a ansiedade dos adolescentes em contexto escolar: “ProLiSMental”. MÉTODOS: Intervenções complexas segundo a Medical Research Council Framework. O desenho da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” foi submetido à avaliação da validade de conteúdo através de um e-Delphi modificado com peritos. Foram definidos os critérios de seleção dos peritos, os critérios de consenso e as questões orientadoras. Foram garantidas as considerações éticas. RESULTADOS: Participaram 25 peritos nacionais e internacionais com elevado nível de perícia e obtiveram-se os critérios de consenso na 1ª ronda, registando concordância nas respostas a todas questões (100%) e concordância elevada nas respostas a 8 questões (57,1%). CONCLUSÕES: Validou-se o conteúdo da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, constituída por 4 sessões de 90 minutos, com recurso a diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Espera-se que esta intervenção psicoeducacional promova a capacitação dos adolescentes para aceder, compreender e usar informação sobre a saúde mental que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000200006Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.24 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000200006Morgado,TâniaLoureiro,LuísBotelho,Maria Antónia Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:51Zoai:scielo:S1647-21602020000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:31.391401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
title Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
spellingShingle Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
Morgado,Tânia
Letramento em saúde
Ansiedade
Adolescentes
Escolas
title_short Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
title_full Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
title_fullStr Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
title_full_unstemmed Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
title_sort Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado
author Morgado,Tânia
author_facet Morgado,Tânia
Loureiro,Luís
Botelho,Maria Antónia Rebelo
author_role author
author2 Loureiro,Luís
Botelho,Maria Antónia Rebelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado,Tânia
Loureiro,Luís
Botelho,Maria Antónia Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento em saúde
Ansiedade
Adolescentes
Escolas
topic Letramento em saúde
Ansiedade
Adolescentes
Escolas
description CONTEXTO: A literacia para a saúde mental foi definida como o conhecimento e as crenças sobre as perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, gestão ou prevenção. Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental dos adolescentes e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais sobre a ansiedade em contexto escolar. OBJETIVO: Avaliar a validade de conteúdo da intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental sobre a ansiedade dos adolescentes em contexto escolar: “ProLiSMental”. MÉTODOS: Intervenções complexas segundo a Medical Research Council Framework. O desenho da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” foi submetido à avaliação da validade de conteúdo através de um e-Delphi modificado com peritos. Foram definidos os critérios de seleção dos peritos, os critérios de consenso e as questões orientadoras. Foram garantidas as considerações éticas. RESULTADOS: Participaram 25 peritos nacionais e internacionais com elevado nível de perícia e obtiveram-se os critérios de consenso na 1ª ronda, registando concordância nas respostas a todas questões (100%) e concordância elevada nas respostas a 8 questões (57,1%). CONCLUSÕES: Validou-se o conteúdo da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, constituída por 4 sessões de 90 minutos, com recurso a diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Espera-se que esta intervenção psicoeducacional promova a capacitação dos adolescentes para aceder, compreender e usar informação sobre a saúde mental que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000200006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602020000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.24 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137370200604672