Pró-socialidade em adolescentes : um programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636726 |
Resumo: | Orientador: Celso Stephan |
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Pró-socialidade em adolescentes : um programa de intervençãoPró-sociality in adolescents : as intervention programAdolescentesComportamento do adolescenteEnsaio clínicoAdolescentsAdolescent behaviorIntervention studiesOrientador: Celso StephanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Considerando os inúmeros aspectos de condições sociais que cercam os adolescentes na atualidade, a necessidade de lidar com as adversidades e problemas que se apresentam a essa população converge para a necessidade de se proporcionar mecanismos de enfrentamento dessa realidade, e a necessidade de investimentos em políticas públicas especificas e eficazes para esse grupo específico da população (adolescentes), que está continuamente exposto à situações de vulnerabilidade; entre essas situações as condições de violência enfrentadas em diferentes contextos. Diante dessa realidade é que se propõe o estudo, visando compreender os comportamentos de adolescentes a partir da utilização de instrumentos de avaliação e aplicação de um programa de pró-socialidade com vistas a propor alternativas de enfrentamento dessa realidade no âmbito escolar; e possibilitar uma via de promoção de saúde. Esse estudo se propôs a avaliar um programa de intervenção pró-social em adolescentes em ambiente escolar; verificando os níveis de pró-socialidade; observando as mudanças nos comportamentos; e, testando estatisticamente as possíveis diferenças. Participaram do estudo 38 adolescentes, regularmente matriculados em duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba; foram constituídos dois grupos (n=19), um em cada escola; foi aplicado um questionário socieconômico para caracterizar demograficamente a amostra e uma escala do tipo likert para mensurar o grau de pró-socialidade; posteriormente realizou-se uma intervenção empregando um Programa de Pró-socialidade em 20 encontros; durante um semestre letivo em cada escola, e realizou-se uma avaliação de follow-up após seis meses; também foi empregado um Diario de Capo para registro das reflexões e impressões da pesquisadora em cada encontro. Para análise dos dados foi empregado o Test t para amostras dependerntes e independentes, A regressão logística Binária e a Análise de medidas repetidas. Apesar de os tamanhos de efeito apresentados nas análises de medidas repetidas não serem considerados grandes, observou-se que existem tendências positivas no desenvolvimento e mantenção dos comportamentos pró-sociais entre os adolescentes da amostra; e maior tendência positiva entre as participantes do sexo feminino do que entre aqueles do sexo masculinoAbstract: Considering the numerous aspects of social conditions that surround adolescents today, the need to deal with the adversities and problems that present themselves to this population converges to the need to provide mechanisms to face this reality, and the need for investments in public policies specific and effective for this specific group of the population (adolescents), which is continually exposed to situations of vulnerability; between these situations the conditions of violence faced in different contexts. Facing this reality is that the study is proposed, aiming to understand the behaviors of adolescents from the use of instruments of evaluation and application of a program of pro-sociality with a view to propose alternatives to face this reality in the school context; and enable a path of health promotion. This study aimed to evaluate a program of pro-social intervention in adolescents in school settings; verifying the levels of pro-sociality; observing changes in behaviors; and, statistically testing for possible differences. Thirty-eight adolescents, regularly enrolled in two municipal public schools of a city in the interior of the state of São Paulo, in the Vale do Paraíba region, participated in the study; two groups were formed (n = 19), one in each school; a socioeconomic questionnaire was applied to demographically characterize the sample and a likert-type scale to measure the degree of pro-sociality; later an intervention was carried out employing a Pro-Sociality Program in 20 meetings; during a semester in each school, and a follow-up evaluation was performed after six months; a Capo Journal was also used to record the reflections and impressions of the researcher at each meeting. For the analysis of the data, we used the t test for dependent and independent samples, the Binary Logistic Regression and the Analysis of Repeated Measures. Although the effect sizes presented in the repeated measures analyzes were not considered large, it was observed that there are positive trends in the development and maintenance of the pro-social behaviors among the adolescents in the sample; and a greater positive trend among female participants than among male participantsDoutoradoEpidemiologiaDoutora em Saúde ColetivaCAPES01-P-1738/2016[s.n.]Stephan, Celso, 1967-Nascimento, Juliana Luporini doCorrêa, Carlos Roberto SilveiraGomes, Miria BenincasaSalgado, Andreia Maria PedroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Claudia Regina de, 1988-20192019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636726FREITAS, Claudia Regina de. Pró-socialidade em adolescentes: um programa de intervenção. 2019. 1 recurso online (157 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636726. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091123Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-12T11:22:58Zoai::1091123Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-12T11:22:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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