Expertise e autoavaliação na elaboração de arranjos para piano solo: um estudo exploratório
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40386 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi verificar quais foram os critérios utilizados por pianistas intérpretes-arranjadores-improvisadores na realização de um arranjo para piano solo de forma a observar a influência da expertise sobre a realização da tarefa. Primeiramente, 18 pianistas divididos em três grupos de diferentes níveis de expertise (de elite, intermediário e iniciante) realizaram um procedimento de autoavaliação tendo por base a gravação de arranjos autorais elaborados para este estudo. Posteriormente, seus depoimentos foram analisados segundo o modelo de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (1977), envolvendo a categorização de tópicos relevantes referidos por eles próprios. Os resultados indicaram que os grupos de elementos pertinentes à avaliação das performances estavam relacionados ao tempo, à estrutura, à melodia, à harmonia, à intencionalidade do intérprete, à sonoridade, à instrumentação e ao comportamento do músico na execução das peças. Os concernentes ao tempo foram os que impactaram de forma semelhante as avaliações dos pianistas dos três grupos, enquanto os relacionados à sonoridade e à intencionalidade do intérprete demonstraram maior divergência nesse quesito. Conclui-se que, embora haja fatores comuns à autoavaliação de pianistas de diferentes expertises, o foco em aspectos abstratos predomina entre os participantes de nível mais elevado, enquanto os relacionados a elementos técnicos predominam entre os demais. |
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O objetivo do presente estudo foi verificar quais foram os critérios utilizados por pianistas intérpretes-arranjadores-improvisadores na realização de um arranjo para piano solo de forma a observar a influência da expertise sobre a realização da tarefa. Primeiramente, 18 pianistas divididos em três grupos de diferentes níveis de expertise (de elite, intermediário e iniciante) realizaram um procedimento de autoavaliação tendo por base a gravação de arranjos autorais elaborados para este estudo. Posteriormente, seus depoimentos foram analisados segundo o modelo de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (1977), envolvendo a categorização de tópicos relevantes referidos por eles próprios. Os resultados indicaram que os grupos de elementos pertinentes à avaliação das performances estavam relacionados ao tempo, à estrutura, à melodia, à harmonia, à intencionalidade do intérprete, à sonoridade, à instrumentação e ao comportamento do músico na execução das peças. Os concernentes ao tempo foram os que impactaram de forma semelhante as avaliações dos pianistas dos três grupos, enquanto os relacionados à sonoridade e à intencionalidade do intérprete demonstraram maior divergência nesse quesito. Conclui-se que, embora haja fatores comuns à autoavaliação de pianistas de diferentes expertises, o foco em aspectos abstratos predomina entre os participantes de nível mais elevado, enquanto os relacionados a elementos técnicos predominam entre os demais. |
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