Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Vanessa
Publication Date: 2017
Other Authors: João, Patrícia, Lin, Ye
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/39127
Summary: Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores.
id RCAP_12e3239cfabf696c4407c20c155b1399
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e PortugalContextos formal e não-formal de educaçãoPreparação de visitas de estudoMuseu de ciênciaRecurso didático aos professoresAtualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores.Nowadays non-formal education settings, such as science museums, are considered fundamental for the promotion of people’s scientific literacy, by bringing science closer to their visitors and by enabling interaction between different areas of knowledge. Four science museums from each of countries: Brazil, China and Portugal were selected for the present study, which aimed at analysing their websites in relation to the resources available for teachers to prepare study visits. In order to accomplish such purpose, a data collection instrument was designed by defining the following a priori categories: information for the visit; educational activities available; resources for teachers; and online activities. Results point to the need for greater supply of resources concerning the preparation of study visits, mainly with regard to the ‘pre-visit’, ‘during the visit’ and ‘post-visit’ stages, as a way of supporting teachers’ practices.En la actualidad, los contextos de educación no formal, como los museos de ciencia, se consideran primordiales para impulsar la alfabetización científica de la población, ya que poseen la capacidad de acercar la ciencia a sus visitantes y permiten la interacción entre diversas áreas de conocimiento. En este estudio, se analizaron los portales de cuatro museos de ciencia cada uno de los siguientes países: Brasil, China y Portugal, así como los recursos que éstos ponen a disposición de los profesores para la preparación de visitas de estudio. Así, se elaboró un instrumento de recopilación de datos, definiéndose categorías establecidas a priori: informaciones para la visita, actividades educativas disponibles, recursos para los profesores y actividades disponibles en línea. Los datos se analizaron recurriendo a la técnica del análisis de contenido. Los resultados ponen de relieve la necesidad de una mayor oferta de recursos orientados hacia la preparación de visitas de estudio, principalmente en lo se refiere a las etapas anteriores, sincrónicas y posteriores de la visita, como forma de dar apoyo a los profesores.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-27T13:12:05Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39127por1647-358210.34624/id.v9i4.736Souza, VanessaJoão, PatríciaLin, Yeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:27Zoai:ria.ua.pt:10773/39127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:24.338151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
title Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
spellingShingle Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
Souza, Vanessa
Contextos formal e não-formal de educação
Preparação de visitas de estudo
Museu de ciência
Recurso didático aos professores
title_short Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
title_full Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
title_fullStr Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
title_full_unstemmed Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
title_sort Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
author Souza, Vanessa
author_facet Souza, Vanessa
João, Patrícia
Lin, Ye
author_role author
author2 João, Patrícia
Lin, Ye
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa
João, Patrícia
Lin, Ye
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos formal e não-formal de educação
Preparação de visitas de estudo
Museu de ciência
Recurso didático aos professores
topic Contextos formal e não-formal de educação
Preparação de visitas de estudo
Museu de ciência
Recurso didático aos professores
description Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19T00:00:00Z
2017-12-19
2023-07-27T13:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39127
url http://hdl.handle.net/10773/39127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v9i4.736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137744876732416