Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10773/39127 |
Summary: | Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores. |
id |
RCAP_12e3239cfabf696c4407c20c155b1399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e PortugalContextos formal e não-formal de educaçãoPreparação de visitas de estudoMuseu de ciênciaRecurso didático aos professoresAtualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores.Nowadays non-formal education settings, such as science museums, are considered fundamental for the promotion of people’s scientific literacy, by bringing science closer to their visitors and by enabling interaction between different areas of knowledge. Four science museums from each of countries: Brazil, China and Portugal were selected for the present study, which aimed at analysing their websites in relation to the resources available for teachers to prepare study visits. In order to accomplish such purpose, a data collection instrument was designed by defining the following a priori categories: information for the visit; educational activities available; resources for teachers; and online activities. Results point to the need for greater supply of resources concerning the preparation of study visits, mainly with regard to the ‘pre-visit’, ‘during the visit’ and ‘post-visit’ stages, as a way of supporting teachers’ practices.En la actualidad, los contextos de educación no formal, como los museos de ciencia, se consideran primordiales para impulsar la alfabetización científica de la población, ya que poseen la capacidad de acercar la ciencia a sus visitantes y permiten la interacción entre diversas áreas de conocimiento. En este estudio, se analizaron los portales de cuatro museos de ciencia cada uno de los siguientes países: Brasil, China y Portugal, así como los recursos que éstos ponen a disposición de los profesores para la preparación de visitas de estudio. Así, se elaboró un instrumento de recopilación de datos, definiéndose categorías establecidas a priori: informaciones para la visita, actividades educativas disponibles, recursos para los profesores y actividades disponibles en línea. Los datos se analizaron recurriendo a la técnica del análisis de contenido. Los resultados ponen de relieve la necesidad de una mayor oferta de recursos orientados hacia la preparación de visitas de estudio, principalmente en lo se refiere a las etapas anteriores, sincrónicas y posteriores de la visita, como forma de dar apoyo a los profesores.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-27T13:12:05Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39127por1647-358210.34624/id.v9i4.736Souza, VanessaJoão, PatríciaLin, Yeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:27Zoai:ria.ua.pt:10773/39127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:24.338151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
title |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
spellingShingle |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal Souza, Vanessa Contextos formal e não-formal de educação Preparação de visitas de estudo Museu de ciência Recurso didático aos professores |
title_short |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
title_full |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
title_fullStr |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
title_full_unstemmed |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
title_sort |
Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
author |
Souza, Vanessa |
author_facet |
Souza, Vanessa João, Patrícia Lin, Ye |
author_role |
author |
author2 |
João, Patrícia Lin, Ye |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanessa João, Patrícia Lin, Ye |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos formal e não-formal de educação Preparação de visitas de estudo Museu de ciência Recurso didático aos professores |
topic |
Contextos formal e não-formal de educação Preparação de visitas de estudo Museu de ciência Recurso didático aos professores |
description |
Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19T00:00:00Z 2017-12-19 2023-07-27T13:12:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39127 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 10.34624/id.v9i4.736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137744876732416 |