O uso de museus de Ciências em uma sequência investigativa de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daiane Simão Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23674
Resumo: O trabalho objetiva apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de conceitos de óptica física e geométrica utilizando a Casa da Descoberta, espaço de divulgação científica da Universidade Federal Fluminense (UFF), em cooperação com o espaço escolar. Propomos a utilização de Museus de Ciência, espaço de educação não formal, como recurso que amplia o debate já iniciado em sala e como agente motivador, já que suas exposições tem formato divulgador e propiciam momentos que geram reflexões e debates sobre temas de interesse popular. A sequência didática possui quatro encontros, sendo três escolares e um museal, todos os momentos são favoráveis à investigação do estudante sobre o tema. A abordagem investigativa foi escolhida por proporcionar ao estudante a recorrência de momentos como protagonista do próprio aprendizado. A investigação também proporciona momentos de reflexão acerca do que já se julga conhecer e a partir de novas dúvidas, assimilações são feitas, proporcionando o amadurecimento cognitivo. Para Piaget, a assimilação é um momento de incômodo do sujeito por uma nova informação encontrada no meio e após essa inquietação há a acomodação, nome dado aos esforços particulares para acalmar o incômodo e tornar a nova informação compreensível. O fim do incômodo ocorre com a equilibração, quando a nova informação não causa mais estranheza, sendo compreendida, e a partir dela outras assimilações podem ser feitas. Mas, existem alguns obstáculos impedientes do amadurecimento cognitivo e da evolução do espírito científico, a eles Bachelard chamou de obstáculos epistemológicos, para ele, “um obstáculo epistemológico se incrusta no conhecimento não questionado” (BACHELARD, 1996, p.19). A sequência se baseia na apresentação de situações que questionam os conhecimentos estudantis e geram novas assimilações que contribuirão para o amadurecimento cognitivo e evolução de seus espíritos científicos. Também é pretendido que os estudantes se aproximem do método científico ao encontrarem problemas e, a partir deles, experimentem e troquem informações com seus pares. A sequência didática investigativa não foi aplicada por conta das medidas restritivas decorrentes da pandemia de SARS COV-2 (COVID-19), que inviabilizou o encontro museal e escolar. Espera-se aplicá-la em trabalhos futuros.
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A sequência didática possui quatro encontros, sendo três escolares e um museal, todos os momentos são favoráveis à investigação do estudante sobre o tema. A abordagem investigativa foi escolhida por proporcionar ao estudante a recorrência de momentos como protagonista do próprio aprendizado. A investigação também proporciona momentos de reflexão acerca do que já se julga conhecer e a partir de novas dúvidas, assimilações são feitas, proporcionando o amadurecimento cognitivo. Para Piaget, a assimilação é um momento de incômodo do sujeito por uma nova informação encontrada no meio e após essa inquietação há a acomodação, nome dado aos esforços particulares para acalmar o incômodo e tornar a nova informação compreensível. O fim do incômodo ocorre com a equilibração, quando a nova informação não causa mais estranheza, sendo compreendida, e a partir dela outras assimilações podem ser feitas. Mas, existem alguns obstáculos impedientes do amadurecimento cognitivo e da evolução do espírito científico, a eles Bachelard chamou de obstáculos epistemológicos, para ele, “um obstáculo epistemológico se incrusta no conhecimento não questionado” (BACHELARD, 1996, p.19). A sequência se baseia na apresentação de situações que questionam os conhecimentos estudantis e geram novas assimilações que contribuirão para o amadurecimento cognitivo e evolução de seus espíritos científicos. Também é pretendido que os estudantes se aproximem do método científico ao encontrarem problemas e, a partir deles, experimentem e troquem informações com seus pares. A sequência didática investigativa não foi aplicada por conta das medidas restritivas decorrentes da pandemia de SARS COV-2 (COVID-19), que inviabilizou o encontro museal e escolar. Espera-se aplicá-la em trabalhos futuros.The present work aims to present an investigative didactic sequence to learn concepts of physical and geometric optics using the Casa da Descoberta, a space for scientific dissemination of the Universidade Federal Fluminense (UFF), in cooperation with the scholar space. This work propose the use of Science Museums, a space for non-formal education, as a resource that expands the debate already started in the classroom and as a motivating agent, since their exhibitions provide moments that generate reflections and debates on popular interest topics. The didactic sequence has four meetings, being three at school and one at museum and all moments are favorable to student's investigation on the subject. The investigative approach was chosen because it allows the student to retake moments as protagonists of their own learning. The investigation process also provides moments of reflection on what is already believed to be known, and based on new doubts, assimilations are made, providing cognitive maturation. For Piaget, assimilation is a moment of the subject's discomfort due to new information found in the environment and after this concern there is accommodation, the name given to particular efforts to calm the discomfort and make the new information understandable. The end of the discomfort occurs with equity, when the new information no longer causes strangeness, being understood, and from it other assimilations can be made. But, there are some obstacles preventing cognitive maturation and the evolution of the scientific spirit. Bachelard called them epistemological obstacles, for him, “an epistemological obstacle is embedded in unquestioned knowledge” (BACHELARD, 1996, p.19). The sequence is based on the presentation of situations that question the student's knowledge and generate new assimilations that will contribute to cognitive maturation and evolution of their scientific spirits. It is also intended that students approach the scientific method when encountering problems and from them experiment and exchange information with their peers. The investigative didactic sequence was not applied due to the restrictive measures resulting from the SARS COV-2 (COVID-19) pandemic, which made the museum and school meeting unviable. We hope to apply it in future work.Universidade Federal FluminenseNiteróiBarrelo Jr, NelsonBarrelo Jr, NelsonAlmeida, Lucia da Cruz deFrade, Everaldo PereiraSilva, Daiane Simão Gomes da2021-11-16T17:02:13Z2021-11-16T17:02:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Daiane Simão Gomes da. O uso de museus de Ciências em uma sequência investigativa de Física. 2021. 137f. 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