Histórias infantis e formação dos valores morais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Basilina Aurora Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2564
Resumo: A presente investigação, subordinada ao tema Histórias Infantis e formação dos Valores Morais, insere-se na área da Educação para os Valores, pretendendo explorar as potencialidades da Literatura Infantil neste âmbito. Consistiu num estudo exploratório, recolhendo e analisando dados que nos permitissem estudar, captar e compreender a importância das histórias infantis no ensino dos valores morais a crianças. Foi valorizado o recurso a narrativas exemplares, defendido no âmbito do modelo da Educação do Carácter. Colaboraram neste estudo uma professora do 1º ciclo do ensino básico e vinte e duas crianças de nove anos de idade. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que, a leitura das histórias, seguida de entrevistas colectivas, facilitou a compreensão e discussão de valores morais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-emocional e moral das crianças, nomeadamente nas formas como resolvem os seus dilemas e acatam, cumprindo, as leis internas dos diferentes contextos do seu quotidiano.
id RCAP_12e4d48767053b7e7116816d63ed0d1b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias infantis e formação dos valores moraisLiteratura infantilValores moraisA presente investigação, subordinada ao tema Histórias Infantis e formação dos Valores Morais, insere-se na área da Educação para os Valores, pretendendo explorar as potencialidades da Literatura Infantil neste âmbito. Consistiu num estudo exploratório, recolhendo e analisando dados que nos permitissem estudar, captar e compreender a importância das histórias infantis no ensino dos valores morais a crianças. Foi valorizado o recurso a narrativas exemplares, defendido no âmbito do modelo da Educação do Carácter. Colaboraram neste estudo uma professora do 1º ciclo do ensino básico e vinte e duas crianças de nove anos de idade. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que, a leitura das histórias, seguida de entrevistas colectivas, facilitou a compreensão e discussão de valores morais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-emocional e moral das crianças, nomeadamente nas formas como resolvem os seus dilemas e acatam, cumprindo, as leis internas dos diferentes contextos do seu quotidiano.The present study, subordinated to the subject Children’s Stories and the formation of the Moral Values, is inserted in the area of the Education for the Values, having the intention to explore the potentialities of Children’s Literature in this field. We intend to do an exploratory study, gathering and analyzing data that allow us to study, to capture and to understand the importance of the children’s stories in the teaching of the moral values to children. The resource to narrative examples was valued, as defended in the field of the model of the Education of Character. For this study collaborated together a primary teacher and twenty two children, nine years of age. The results of the accomplished study allowed us to conclude that, the reading of the stories and to the following collective interviews made it easy to understand and discuss moral values, contributing to the socioemotional and moral development of the children.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumOliveira, Basilina Aurora Carvalho2014-11-05T14:49:11Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:13.069822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias infantis e formação dos valores morais
title Histórias infantis e formação dos valores morais
spellingShingle Histórias infantis e formação dos valores morais
Oliveira, Basilina Aurora Carvalho
Literatura infantil
Valores morais
title_short Histórias infantis e formação dos valores morais
title_full Histórias infantis e formação dos valores morais
title_fullStr Histórias infantis e formação dos valores morais
title_full_unstemmed Histórias infantis e formação dos valores morais
title_sort Histórias infantis e formação dos valores morais
author Oliveira, Basilina Aurora Carvalho
author_facet Oliveira, Basilina Aurora Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Basilina Aurora Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Valores morais
topic Literatura infantil
Valores morais
description A presente investigação, subordinada ao tema Histórias Infantis e formação dos Valores Morais, insere-se na área da Educação para os Valores, pretendendo explorar as potencialidades da Literatura Infantil neste âmbito. Consistiu num estudo exploratório, recolhendo e analisando dados que nos permitissem estudar, captar e compreender a importância das histórias infantis no ensino dos valores morais a crianças. Foi valorizado o recurso a narrativas exemplares, defendido no âmbito do modelo da Educação do Carácter. Colaboraram neste estudo uma professora do 1º ciclo do ensino básico e vinte e duas crianças de nove anos de idade. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que, a leitura das histórias, seguida de entrevistas colectivas, facilitou a compreensão e discussão de valores morais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-emocional e moral das crianças, nomeadamente nas formas como resolvem os seus dilemas e acatam, cumprindo, as leis internas dos diferentes contextos do seu quotidiano.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2009-01-01T00:00:00Z
2014-11-05T14:49:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2564
url http://hdl.handle.net/10400.6/2564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339440959488