Histórias infantis e formação dos valores morais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2564 |
Resumo: | A presente investigação, subordinada ao tema Histórias Infantis e formação dos Valores Morais, insere-se na área da Educação para os Valores, pretendendo explorar as potencialidades da Literatura Infantil neste âmbito. Consistiu num estudo exploratório, recolhendo e analisando dados que nos permitissem estudar, captar e compreender a importância das histórias infantis no ensino dos valores morais a crianças. Foi valorizado o recurso a narrativas exemplares, defendido no âmbito do modelo da Educação do Carácter. Colaboraram neste estudo uma professora do 1º ciclo do ensino básico e vinte e duas crianças de nove anos de idade. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que, a leitura das histórias, seguida de entrevistas colectivas, facilitou a compreensão e discussão de valores morais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-emocional e moral das crianças, nomeadamente nas formas como resolvem os seus dilemas e acatam, cumprindo, as leis internas dos diferentes contextos do seu quotidiano. |
id |
RCAP_12e4d48767053b7e7116816d63ed0d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2564 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias infantis e formação dos valores moraisLiteratura infantilValores moraisA presente investigação, subordinada ao tema Histórias Infantis e formação dos Valores Morais, insere-se na área da Educação para os Valores, pretendendo explorar as potencialidades da Literatura Infantil neste âmbito. Consistiu num estudo exploratório, recolhendo e analisando dados que nos permitissem estudar, captar e compreender a importância das histórias infantis no ensino dos valores morais a crianças. Foi valorizado o recurso a narrativas exemplares, defendido no âmbito do modelo da Educação do Carácter. Colaboraram neste estudo uma professora do 1º ciclo do ensino básico e vinte e duas crianças de nove anos de idade. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que, a leitura das histórias, seguida de entrevistas colectivas, facilitou a compreensão e discussão de valores morais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-emocional e moral das crianças, nomeadamente nas formas como resolvem os seus dilemas e acatam, cumprindo, as leis internas dos diferentes contextos do seu quotidiano.The present study, subordinated to the subject Children’s Stories and the formation of the Moral Values, is inserted in the area of the Education for the Values, having the intention to explore the potentialities of Children’s Literature in this field. We intend to do an exploratory study, gathering and analyzing data that allow us to study, to capture and to understand the importance of the children’s stories in the teaching of the moral values to children. The resource to narrative examples was valued, as defended in the field of the model of the Education of Character. For this study collaborated together a primary teacher and twenty two children, nine years of age. The results of the accomplished study allowed us to conclude that, the reading of the stories and to the following collective interviews made it easy to understand and discuss moral values, contributing to the socioemotional and moral development of the children.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumOliveira, Basilina Aurora Carvalho2014-11-05T14:49:11Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:13.069822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
title |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
spellingShingle |
Histórias infantis e formação dos valores morais Oliveira, Basilina Aurora Carvalho Literatura infantil Valores morais |
title_short |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
title_full |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
title_fullStr |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
title_full_unstemmed |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
title_sort |
Histórias infantis e formação dos valores morais |
author |
Oliveira, Basilina Aurora Carvalho |
author_facet |
Oliveira, Basilina Aurora Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Basilina Aurora Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Valores morais |
topic |
Literatura infantil Valores morais |
description |
A presente investigação, subordinada ao tema Histórias Infantis e formação dos Valores Morais, insere-se na área da Educação para os Valores, pretendendo explorar as potencialidades da Literatura Infantil neste âmbito. Consistiu num estudo exploratório, recolhendo e analisando dados que nos permitissem estudar, captar e compreender a importância das histórias infantis no ensino dos valores morais a crianças. Foi valorizado o recurso a narrativas exemplares, defendido no âmbito do modelo da Educação do Carácter. Colaboraram neste estudo uma professora do 1º ciclo do ensino básico e vinte e duas crianças de nove anos de idade. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que, a leitura das histórias, seguida de entrevistas colectivas, facilitou a compreensão e discussão de valores morais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-emocional e moral das crianças, nomeadamente nas formas como resolvem os seus dilemas e acatam, cumprindo, as leis internas dos diferentes contextos do seu quotidiano. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2009-01-01T00:00:00Z 2014-11-05T14:49:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2564 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136339440959488 |