Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11439
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_12e8112af5b1b8ba4dd75eb27b58a3a6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de riscosites de compras coletivasperceção de riscoestratégias de redução de riscoenvolvimentoserviços de belezagroup buying sitesdeal-of-the-day websitesrisk perceptionrisk reduction strategiesinvolvementbeauty servicesMestrado em MarketingO aumento significativo da Internet como canal de compras tem levado ao surgimento novos modelos de negócio, como é o caso dos sites de compras coletivas. Pesquisas indicam que a compra pela Internet comporta mais riscos do que numa loja convencional. O propósito deste estudo foi o de investigar os riscos percecionados e as estratégias de redução de risco utilizadas pelos consumidores, na compra em sites de compras coletivas em geral e também a compra de serviços de beleza, considerados como sendo de elevado envolvimento para os consumidores. A metodologia adotada foi qualitativa, através de um focus group, tendo sido extraída informação que proporciona um conhecimento em profundidade sobre este tema. Os resultados sugerem que as participantes percecionam mais risco na compra pela Internet do que numa loja convencional. Não obstante, continuam a comprar mesmo que já tenham tido experiências negativas, devido aos benefícios que também associam a este modelo de negócio. Os principais riscos percebidos na compra em sites de compras coletivas são o financeiro, o de desempenho e o de tempo. Quando se trata da compra de serviços de beleza nestes sites, os maiores riscos percecionados são o físico e o psicossocial. Ficou também evidenciado que a estratégia de redução de risco mais utilizada pela amostra é a procura de informação através de várias fontes. A adoção desta estratégia pode dever-se ao forte envolvimento das consumidoras com a aquisição de serviços de beleza. Finalmente são fornecidas sugestões para a prática empresarial bem como sugestões para pesquisa futura.The significant increase of the Internet as a shopping channel in recent years has led to the emergence of new business models, such as the case of group buying sites. Several studies indicate that buying over the Internet involves major risks than the traditional shopping environment. The purpose of this study was to investigate the perception of risks and the risk reduction strategies used by consumers in group buying sites in general and also the purchase of beauty services, considered to be of high involvement consumers. The methodology used was qualitative, through a focus group, in which information was extracted to provide a more precise knowledge on this topic. The results suggest that participants feel more risk in purchasing over the Internet than in a conventional store. Nevertheless, they continue to buy even if they have had negative experiences, because of the benefits that also associate with this business model. The main perceived risks in the group buying sites are financial, performance and time. When it comes to buying beauty services on these sites, the greatest perceived risks are the physical and psychosocial. We also demonstrated that the risk reduction strategy most used by this sample is seeking information from several sources. The adoption of this strategy may be due to the strong involvement of consumers in the purchase of beauty services. Finally suggestions are provided for the business practice as well as suggestions for future research.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos2016-04-22T13:18:50Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11439porSantos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos (2013). "Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:44.988273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
title Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
spellingShingle Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
Santos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos
sites de compras coletivas
perceção de risco
estratégias de redução de risco
envolvimento
serviços de beleza
group buying sites
deal-of-the-day websites
risk perception
risk reduction strategies
involvement
beauty services
title_short Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
title_full Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
title_fullStr Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
title_full_unstemmed Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
title_sort Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco
author Santos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos
author_facet Santos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos
dc.subject.por.fl_str_mv sites de compras coletivas
perceção de risco
estratégias de redução de risco
envolvimento
serviços de beleza
group buying sites
deal-of-the-day websites
risk perception
risk reduction strategies
involvement
beauty services
topic sites de compras coletivas
perceção de risco
estratégias de redução de risco
envolvimento
serviços de beleza
group buying sites
deal-of-the-day websites
risk perception
risk reduction strategies
involvement
beauty services
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-04-22T13:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11439
url http://hdl.handle.net/10400.5/11439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Patrícia Serras Silva Figueiredo dos (2013). "Compra de serviços de beleza em sites de compras coletivas : risco percebido e estratégias de redução de risco". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061302591488