Marcas próprias da insignia Pingo Doce: risco percebido e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vânia Patricia de Jesus Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11052
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Marcas próprias da insignia Pingo Doce: risco percebido e intenção de compraMarcas própriasrisco percebidoestratégias de redução de riscoPingo DocePortugalPrivate brandsperceived riskrisk reduction strategiesMestrado em MarketingAs marcas próprias, ou de distribuidor, conheceram nos últimos anos um desenvolvimento extraordinário, fruto não só da crise económica mas da nova atitude do consumidor - mais sensível ao preço e menos orientado para as marcas estabelecidas - e face também a uma gestão mais rigorosa e inovadora das marcas da distribuição. Apesar da forte penetração da marca de distribuição em muitas categorias de produto, há ainda domínios em que o consumidor percepciona riscos acrescidos nas marcas associadas às insígnias dos retalhistas e não considera sequer comprar qualquer alternativa à marca de fabricante em que confia. Nesta investigação começa-se por fazer uma revisão de literatura que analisa com profundidade os principais estudos publicados sobre a temática e que permitirá alicerçar as questões de investigação e, posteriormente, orientar a condução de um focus grupo que explorará em profundidade o risco percepcionado pelo consumidor e as estratégias de redução de risco associadas. O contexto empírico centra-se nos produtos da marca de um dos principais retalhistas presentes no mercado português (Pingo Doce).Private or distributor brands, known in recent years an extraordinary development, as result not only of the economic crisis but also the new consumer attitude - more price sensitive and less oriented towards established brands - and also face a more strict and innovative brands distribution. Despite strong brand penetration distribution in many product categories, there are still areas where the consumer perceives the increased risks associated with the insignia retailers brands and do not even consider buying any alternative to the brand manufacturer that they trust. This research begins by making a literature review, that examines in depth the main published studies on the subject and will underpin the research questions and then guide the conduct of a focus group that will explore in depth the perceived risk by consumers and associated strategies for risk reduction. The empirical context focuses on branded products from one of the leading retailers in the portuguese market (Pingo Doce).Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Vânia Patricia de Jesus Almeida2016-02-24T13:34:13Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11052porSantos, Vânia Patricia de Jesus Almeida (2013). "Marcas próprias da insignia Pingo Doce: risco percebido e intenção de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:24.463309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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