Design Sustentável Baseado em Hábitos de Consumo: Reflexões sobre um método de pesquisa
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/585 |
Resumo: | Fazer design e planejar políticas públicas são ações que precisam estar fundamentadas sobre a realidade de pessoas, consumidores e usuários. Nessa perspectiva, aumentam as probabilidades das propostas atenderem demandas mais próximas da realidade. Quando essas propostas são pautadas sobre uma técnica de observação das rotinas e hábitos de consumo, soluções inovadoras podem ser projetadas sobre bases sólidas. As realidades, como aquelas estudadas no presente trabalho, precisam ser conduzidas com métodos que assegurem confiabilidade aos designers. Este artigo reflete sobre um marco preliminar de pesquisa e sua aplicação para caracterizar hábitos de consumo de água e de energia por famílias de baixa renda. Por meio do conhecimento desses hábitos, foi possível estabelecer uma agenda de inovação pautada sobre diretrizes que orientam designers e agentes públicos na construção de soluções ou políticas públicas sustentáveis e que promovam mudanças nos hábitos de consumo. O experimento permitiu identificar a importância do uso dos métodos mistos, sobretudo provenientes da etnografia, como fundamento para proposições de realidades de futuro. O presente artigo analisa os estudos em design que adotaram métodos qualitativos e métodos mistos, em seguida propõe um marco preliminar de pesquisa que foi aplicado a famílias de baixa renda residentes em Habitações de Interesse Social no estado do Paraná, Brasil. Ao longo da explanação, algumas reflexões são apresentadas destacando a experiência na aplicação de métodos mistos como recurso para fundamentar a inovação em áreas como o design e o poder público. |
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Design Sustentável Baseado em Hábitos de Consumo: Reflexões sobre um método de pesquisaMétodos Mistos de Pesquisa; Políticas Públicas; Design Sustentável; Hábitos de Consumo Sustentáveis.Fazer design e planejar políticas públicas são ações que precisam estar fundamentadas sobre a realidade de pessoas, consumidores e usuários. Nessa perspectiva, aumentam as probabilidades das propostas atenderem demandas mais próximas da realidade. Quando essas propostas são pautadas sobre uma técnica de observação das rotinas e hábitos de consumo, soluções inovadoras podem ser projetadas sobre bases sólidas. As realidades, como aquelas estudadas no presente trabalho, precisam ser conduzidas com métodos que assegurem confiabilidade aos designers. Este artigo reflete sobre um marco preliminar de pesquisa e sua aplicação para caracterizar hábitos de consumo de água e de energia por famílias de baixa renda. Por meio do conhecimento desses hábitos, foi possível estabelecer uma agenda de inovação pautada sobre diretrizes que orientam designers e agentes públicos na construção de soluções ou políticas públicas sustentáveis e que promovam mudanças nos hábitos de consumo. O experimento permitiu identificar a importância do uso dos métodos mistos, sobretudo provenientes da etnografia, como fundamento para proposições de realidades de futuro. O presente artigo analisa os estudos em design que adotaram métodos qualitativos e métodos mistos, em seguida propõe um marco preliminar de pesquisa que foi aplicado a famílias de baixa renda residentes em Habitações de Interesse Social no estado do Paraná, Brasil. Ao longo da explanação, algumas reflexões são apresentadas destacando a experiência na aplicação de métodos mistos como recurso para fundamentar a inovação em áreas como o design e o poder público. ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2021-08-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/585oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/585International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 10 (2021): Special Number QRMC2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/585http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/585/279Copyright (c) 2021 Dioclécio Camelo, Carolina Daros, André de Souza Luccahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamelo, DioclécioDaros, CarolinaLucca, André de Souza2022-09-22T10:30:38Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:24.328498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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