Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19582 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
id |
RCAP_12f03753a05838ae6f5db66eaf203345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19582 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing SocialBebidas alcoólicasConsumo em excessoMarketing socialJovens universitáriosPromoçãoFacilidade de acessoPreçoGrupos de paresAlcohol beveragesExcessive consumptionSocial marketingUniversity studentsPromotionAccessibilityPricePeer groups658.8:304304:658.8613.81Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaEstudos sugerem que o consumo de bebidas alcoólicas em excesso por parte dos jovens torna-se numa problemática quando o álcool é visto como uma droga legal, altamente publicitada nos vários meios de comunicação, facilmente acessível e vendida a preços irrisórios. Aliado a estes aspectos, podemos ainda mencionar a questão destes jovens consumirem bebidas alcoólicas, muitas vezes, para se manterem integrados em grupos. Vários autores mencionam que as festas académicas criam todo um ambiente propício para comportamentos como o consumo em exagero de bebidas alcoólicas, não sendo, o Enterro da Gata, realizado pela Associação Académica da Universidade do Minho, uma exceção. Levanta-se então a questão: “Quais são os fatores que levam os jovens a consumir álcool em exagero neste tipo de ocasião?” Com o objetivo de analisar alguns dos fatores que podem potenciar o consumo de álcool em excesso neste tipo de festas realizou-se um estudo qualitativo, seguido de um estudo quantitativo. No estudo quantitativo recorreu-se ao uso de um questionário que foi preenchido de forma válida por 95 estudantes, na Universidade do Minho, no mês de Maio do ano de 2011. Os dados foram recolhidos, inseridos e tratados através do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 19.0.0). Os resultados indiciam que realmente há um aumento do consumo durante o Enterro da Gata, que, na perspectiva dos estudantes, as ferramentas do Marketing comercial, como a promoção, a facilidade de acesso e o preço potenciam no consumo em exagero e que, ainda de acordo com os mesmos, medidas como educar as crianças para os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas em excesso e publicitar imagens reais destes mesmos efeitos, podem ser pistas para um plano de intervenção do Marketing social.Studies suggest that excessive alcohol consumption by youth becomes an issue when alcohol is seen as a legal drug, highly advertised in the various media, easily accessible and also cheap. In addition to these aspects, we can also mention the issue of young people consume alcohol often to feel integrated in peer groups. The university parties create an environment that encourage behaviours such as the excessive consumption of alcohol beverages and the “Enterro da Gata”, organized by the Academic Association of University of Minho, is not an exception. Therefore, a question is raised: “What are the factors that lead the youth to excessively consume alcohol in this situation?”. In order to analyse some of the factors that may influence the excessive alcohol consumption in those parties, a qualitative and quantitative research was organized. The quantitative research was made by a questionnaire that was filled randomly by 95 students of University of Minho in May 2011. The data was collected and treated through the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 19.0.0) software. The results allowed us to see that exists an increase in the consumption during the Enterro da Gata and also that, in the student´s point of view, the commercial Marketing tools such as promotion, accessibility and price highly influence the excessive alcohol consumption. They also indicated measures should be included in a social Marketing intervention plan such as educating the children to the effects of the excessive alcohol consumption and advertising real images of those effects.Farhangmehr, MinooUniversidade do MinhoPessôa, Clarisse Alves Monteiro20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:36.982285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
title |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
spellingShingle |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social Pessôa, Clarisse Alves Monteiro Bebidas alcoólicas Consumo em excesso Marketing social Jovens universitários Promoção Facilidade de acesso Preço Grupos de pares Alcohol beverages Excessive consumption Social marketing University students Promotion Accessibility Price Peer groups 658.8:304 304:658.8 613.81 |
title_short |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
title_full |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
title_fullStr |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
title_full_unstemmed |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
title_sort |
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social |
author |
Pessôa, Clarisse Alves Monteiro |
author_facet |
Pessôa, Clarisse Alves Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farhangmehr, Minoo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessôa, Clarisse Alves Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bebidas alcoólicas Consumo em excesso Marketing social Jovens universitários Promoção Facilidade de acesso Preço Grupos de pares Alcohol beverages Excessive consumption Social marketing University students Promotion Accessibility Price Peer groups 658.8:304 304:658.8 613.81 |
topic |
Bebidas alcoólicas Consumo em excesso Marketing social Jovens universitários Promoção Facilidade de acesso Preço Grupos de pares Alcohol beverages Excessive consumption Social marketing University students Promotion Accessibility Price Peer groups 658.8:304 304:658.8 613.81 |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19582 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132288961740800 |