Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17274
Resumo: O presente estudo procurou verificar qual o impacto nos alunos na utilização de um suporte áudio de apoio ao estudo individual do repertório para quarteto de saxofones. Existem várias ferramentas de apoio a um estudo semelhante, área na qual vários saxofonistas e compositores elaboraram métodos e livros de peças com suporte áudio. Contudo, não existe este tipo de apoio para música de câmara, mais especificamente para quarteto de saxofones. Foi gravado de origem repertório de dois estilos musicais distintos, para quarteto de saxofones, destinado aos alunos do ensino complementar, em regime supletivo (6º, 7º e 8º grau), onde o suporte áudio de apoio ao estudo contém faixas detalhadas: faixa de afinação; faixa com a obra musical completa; faixas com vozes isoladas e faixa com a obra musical sem uma das vozes. A análise de dados foi feita através da comparação dos resultados observados no decorrer das aulas. Os resultados indicam a existência de uma notável diferença na preparação do repertório, com ou sem suporte áudio de apoio ao estudo. O repertório trabalhado com suporte de estudo áudio, revelou melhores indicadores na preparação individual dos alunos, na motivação para o estudo das partituras e por consequente, maior gestão do grupo e do tempo de aula, levando a uma maior eficácia e rapidez na preparação do programa.
id RCAP_12f219ec177fb664d50d964ae8b90066
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofonesEnsino de músicaInterpretação musicalSaxofone - EstudoO presente estudo procurou verificar qual o impacto nos alunos na utilização de um suporte áudio de apoio ao estudo individual do repertório para quarteto de saxofones. Existem várias ferramentas de apoio a um estudo semelhante, área na qual vários saxofonistas e compositores elaboraram métodos e livros de peças com suporte áudio. Contudo, não existe este tipo de apoio para música de câmara, mais especificamente para quarteto de saxofones. Foi gravado de origem repertório de dois estilos musicais distintos, para quarteto de saxofones, destinado aos alunos do ensino complementar, em regime supletivo (6º, 7º e 8º grau), onde o suporte áudio de apoio ao estudo contém faixas detalhadas: faixa de afinação; faixa com a obra musical completa; faixas com vozes isoladas e faixa com a obra musical sem uma das vozes. A análise de dados foi feita através da comparação dos resultados observados no decorrer das aulas. Os resultados indicam a existência de uma notável diferença na preparação do repertório, com ou sem suporte áudio de apoio ao estudo. O repertório trabalhado com suporte de estudo áudio, revelou melhores indicadores na preparação individual dos alunos, na motivação para o estudo das partituras e por consequente, maior gestão do grupo e do tempo de aula, levando a uma maior eficácia e rapidez na preparação do programa.The aim of this study is to investigate the impact of audio support on the individual study of quartet repertoire on saxophone students. Similar audio-supported study tools exist, such as saxophone methods with audio support developed by saxophonists and composers, but there are no existing methods indicated to support the study of chamber music, or more specifically, saxophone quartet repertoire. A recording of two saxophone quartet works has been made, each with contrasting musical styles and appropriate for the study of saxophone students of the 6th, 7th and 8th grade of the Portuguese music education system. Each recording contains several tracks: a tuning track; a track with the complete musical work; a track with individual recordings of each of the four different voices and a track of the musical work without one of the voices. An analysis of the data was made through observation of a series of lessons with the saxophone students and by comparing the results of their progress. Results indicate the existence of a notable difference in the preparation of the repertoire, with or without audio study support. The repertoire which the students studied with the help of audio-support revealed indications of a better individual preparation of the students, a higher level of motivation of the students to study their individual parts and consequently a better management of the group and the duration of the class, which all together leaded to a faster and more efficient preparation of the program.Universidade de Aveiro2017-04-26T08:48:36Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17274porPereira, Ana Rita de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:00Zoai:ria.ua.pt:10773/17274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:27.036980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
title Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
spellingShingle Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
Pereira, Ana Rita de Almeida
Ensino de música
Interpretação musical
Saxofone - Estudo
title_short Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
title_full Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
title_fullStr Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
title_full_unstemmed Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
title_sort Suporte áudio pedagógico para o estudo do repertório de quarteto de saxofones
author Pereira, Ana Rita de Almeida
author_facet Pereira, Ana Rita de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Interpretação musical
Saxofone - Estudo
topic Ensino de música
Interpretação musical
Saxofone - Estudo
description O presente estudo procurou verificar qual o impacto nos alunos na utilização de um suporte áudio de apoio ao estudo individual do repertório para quarteto de saxofones. Existem várias ferramentas de apoio a um estudo semelhante, área na qual vários saxofonistas e compositores elaboraram métodos e livros de peças com suporte áudio. Contudo, não existe este tipo de apoio para música de câmara, mais especificamente para quarteto de saxofones. Foi gravado de origem repertório de dois estilos musicais distintos, para quarteto de saxofones, destinado aos alunos do ensino complementar, em regime supletivo (6º, 7º e 8º grau), onde o suporte áudio de apoio ao estudo contém faixas detalhadas: faixa de afinação; faixa com a obra musical completa; faixas com vozes isoladas e faixa com a obra musical sem uma das vozes. A análise de dados foi feita através da comparação dos resultados observados no decorrer das aulas. Os resultados indicam a existência de uma notável diferença na preparação do repertório, com ou sem suporte áudio de apoio ao estudo. O repertório trabalhado com suporte de estudo áudio, revelou melhores indicadores na preparação individual dos alunos, na motivação para o estudo das partituras e por consequente, maior gestão do grupo e do tempo de aula, levando a uma maior eficácia e rapidez na preparação do programa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-26T08:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17274
url http://hdl.handle.net/10773/17274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574535561216