Estágio curricular num centro de coordenação de investigação clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Rita Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11481
Resumo: Este relatório descreve as actividades desenvolvidas durante o meu estágio curricular como assistente de gestor de projecto, no Centro de Coimbra de Coordenação de Investigação Clínica, 4C, uma academic contract reseach organisation (aCRO). É um centro de investigação pertencente à Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, AIBILI. O estágio decorreu entre 8 de outubro de 2012 a 7 de junho de 2013 e teve como principal objectivo adquirir ferramentas de trabalho e competências na área de gestão de projecto que me possibilitem integrar o mercado actual de trabalho. Além dos serviços que presta à indústria farmacêutica, o 4C atua como uma aCRO apoiando o desenvolvimento e a coordenação de Ensaios Clínicos da Iniciativa do Investigador (IDCTs). Assim, dos 11 projetos de investigação em que estive envolvida, 10 foram IDCTs. Neste documento é apresentada uma caracterização sobre o estado da arte dos IDCTs. Como assistente de gestor de projectos num centro de investigação clínica pude participar em diversas actividades de diferentes âmbitos: elaboração de documentos de estudo, planeamento e validação de um caderno de recolha de dados (CRD) electrónico, introdução e validação de dados, avaliação da exequibilidade de centros de ensaio, gestão de dados, gestão de estudos clínicos e arquivo e gestão de documentação de estudos clínicos. Tive ainda a oportunidade de apoiar o monitor de estudo em actividades relacionadas com o final da fase clínica de um ensaio. Além das tarefas desempenhadas, recebi treino genérico na área de especialidade da AIBILI – oftalmologia. Entre formações e seminários, tive a oportunidade de participar num curso sobre a degenerescência da mácula relacionada com a idade e angiogénese, de 15 horas. O ambiente multidisciplinar das actividades realizadas no 4C permitiram-me adquirir um conhecimento mais abrangente sobre o ciclo de vida de um projeto de investigação. Especificamente, a participação em actividades de desenho, implementação, condução e coordenação de um projecto de investigação clínica permitiu-me valorizar o papel fundamental de um gestor de projecto nestes processos. A experiencia adquirida neste estágio curricular foi muito enriquecedora. Através de uma participação ativa nas diversas actividades praticadas pelo 4C, adquiri competências pessoais e profissionais que no futuro irão possibilitar trabalhar nesta área. O estágio também me permitiu integrar conhecimentos adquiridos no Mestrado em Biomedicina Farmacêutica nas diversas actividades de investigação clínica realizadas. Termino este estágio com a motivação e certeza que gostaria de integrar o mercado de trabalho na área de gestão de projecto.
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Neste documento é apresentada uma caracterização sobre o estado da arte dos IDCTs. Como assistente de gestor de projectos num centro de investigação clínica pude participar em diversas actividades de diferentes âmbitos: elaboração de documentos de estudo, planeamento e validação de um caderno de recolha de dados (CRD) electrónico, introdução e validação de dados, avaliação da exequibilidade de centros de ensaio, gestão de dados, gestão de estudos clínicos e arquivo e gestão de documentação de estudos clínicos. Tive ainda a oportunidade de apoiar o monitor de estudo em actividades relacionadas com o final da fase clínica de um ensaio. Além das tarefas desempenhadas, recebi treino genérico na área de especialidade da AIBILI – oftalmologia. Entre formações e seminários, tive a oportunidade de participar num curso sobre a degenerescência da mácula relacionada com a idade e angiogénese, de 15 horas. O ambiente multidisciplinar das actividades realizadas no 4C permitiram-me adquirir um conhecimento mais abrangente sobre o ciclo de vida de um projeto de investigação. Especificamente, a participação em actividades de desenho, implementação, condução e coordenação de um projecto de investigação clínica permitiu-me valorizar o papel fundamental de um gestor de projecto nestes processos. A experiencia adquirida neste estágio curricular foi muito enriquecedora. Através de uma participação ativa nas diversas actividades praticadas pelo 4C, adquiri competências pessoais e profissionais que no futuro irão possibilitar trabalhar nesta área. O estágio também me permitiu integrar conhecimentos adquiridos no Mestrado em Biomedicina Farmacêutica nas diversas actividades de investigação clínica realizadas. Termino este estágio com a motivação e certeza que gostaria de integrar o mercado de trabalho na área de gestão de projecto.This report describes my curricular internship activities performed as a project manager assistant at the Coimbra Coordinating Centre for Clinical Research, 4C, an academic Contract Research Organisation (aCRO). It is a Research Centre pertaining to Association for Innovation and Biomedical Research on Light and Image, AIBILI. The internship occurred from 8th October 2012 to 7th June 2013 and had as a major objective to acquire specific working tools and competencies in the project management area that enables me to integrate the current labor market. Besides providing services to pharmaceutical industry, as an aCRO 4C supports the development and coordination of Investigator-Driven Clinical Trials (IDCTs). Due to this fact, of the 11 clinical projects that I was involved, 10 were IDCTs. In this document, a characterization of the state of the art on IDCTs is presented. As a project manager assistant in a clinical research coordinating centre I could participate in several activities from different contexts: study documents elaboration, planning and validation of an electronic case report form (eCRF), data entry and validation, feasibility assessment, study and data management and archiving and managing clinical trial documentation. In addition, I could assist the study monitor in end of clinical-trial related activities. Additionally to the on-the-job activities, I receive a generic training concerning the area of expertise of AIBILI – ophthalmology. Between training sessions and workshops, I had the opportunity to attend a training course of 15 hours regarding age-related macular degeneration and angiogenesis. The multidisciplinary framework of the activities performed at 4C has enabled me to acquire a more comprehensive knowledge of a clinical project’s lifecycle. Particularly, participating in the design, implementation, conduction and coordination of a clinical research project enabled me to understand the central role of a project manager in a clinical study. The experience taken from this curricular internship was very enriching to me. As I accomplish to develop an active participation through the activities carried out by 4C, I developed personal skills and acquired professional competencies which, in the future, allow me to work in this area. It was also possible to integrate into clinical research activities the background knowledge from the Master course in Pharmaceutical Medicine. I complete this curricular training with the motivation and certain that I would like to work as a project manager in the future.Universidade de Aveiro2013-12-02T11:31:49Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11481TID:201564580engRibeiro, Ana Rita Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:41Zoai:ria.ua.pt:10773/11481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:53.991313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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