O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2176 |
Resumo: | RESUMO O presente relatório de estágio debruça-se sobre o culminar de uma etapa de formação profissional única desenvolvida no âmbito das práticas de ensino supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2011/2012. Assim, com este documento pretende-se, numa primeira instância fazer uma caraterização dos dois contextos pedagógicos onde a formação profissional foi desenvolvida. Por outro lado, ambiciona divulgar e partilhar opções e práticas concretizadas ao longo deste processo de formação, assim como refletir sobre as mesmas. Deseja-se ainda fazer uma análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, já que o documento se carateriza pela transição entre a fase de formação e o princípio da profissionalização. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da leitura têm evidenciado o papel ativo e complementar que vários contextos detêm na formação de leitores. Partindo desta conceção, o estudo “O Contributo do Envolvimento da Família na Formação de Leitores”, apresentado neste relatório, debruça-se sobre dois desses contextos: a família e a escola. O estudo tem como principal propósito compreender a importância do envolvimento da família e da escola na formação de leitores. Com esta finalidade desenhou-se uma investigação-ação, englobando uma componente quantitativa e qualitativa. A investigação abrange alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica Integrada. Assim, procurámos promover, junto dos jovens leitores, atividades diversas que aliaram a leitura ao prazer de ler, criando hábitos de leitura que ajudaram a desenvolver o gosto e a compreensão na leitura. |
id |
RCAP_12ff210968c973c91f676ca926926487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensinoPrática de Ensino SupervisionadaEnsino – aprendizagemHábitos de leituraFormação de leitoresRESUMO O presente relatório de estágio debruça-se sobre o culminar de uma etapa de formação profissional única desenvolvida no âmbito das práticas de ensino supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2011/2012. Assim, com este documento pretende-se, numa primeira instância fazer uma caraterização dos dois contextos pedagógicos onde a formação profissional foi desenvolvida. Por outro lado, ambiciona divulgar e partilhar opções e práticas concretizadas ao longo deste processo de formação, assim como refletir sobre as mesmas. Deseja-se ainda fazer uma análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, já que o documento se carateriza pela transição entre a fase de formação e o princípio da profissionalização. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da leitura têm evidenciado o papel ativo e complementar que vários contextos detêm na formação de leitores. Partindo desta conceção, o estudo “O Contributo do Envolvimento da Família na Formação de Leitores”, apresentado neste relatório, debruça-se sobre dois desses contextos: a família e a escola. O estudo tem como principal propósito compreender a importância do envolvimento da família e da escola na formação de leitores. Com esta finalidade desenhou-se uma investigação-ação, englobando uma componente quantitativa e qualitativa. A investigação abrange alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica Integrada. Assim, procurámos promover, junto dos jovens leitores, atividades diversas que aliaram a leitura ao prazer de ler, criando hábitos de leitura que ajudaram a desenvolver o gosto e a compreensão na leitura.ABSTRACT This traineeship report is focused on the ending of a stage of unique professional training developed on the range of supervised teaching practices carried out in Pre-School Education and the 1st Cycle of Junior School, during the school year of 2011/2012. This document’s purpose is to first of all, do a characterization of the two teaching contexts where the professional training was developed. On the other hand, there is also the scope of developing and sharing options and practices applied during this training process, as well as to ponder on them. There is also the purpose of doing an analysis of developed skills and professional knowledge, since this document is characterized by the transition between the stage of training and the beginning of professionalization. The assignments developed on the range of reading have shown the active and complementary role that several texts have on the training of readers. Going with this concept, the study The Contribute of the Family’s Involvement in the Training of Readers presented in this report focuses on two of those contexts: the family and the school. The study’s main purpose is to understand the importance of the family and the school’s involvement in training readers. Therefore, an investigation-action was created, including a quantitative and qualitative component. The research includes students from the 1st Cycle of Junior School from the school Escola Básica Integrada. Therefore, we intend to promote to young readers diverse activities which combine reading and the pleasure of reading, creating reading habits which developed the comprehension of reading and the pleasure of reading.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBrás, Sílvia Marina Amaro2014-05-19T15:42:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2176TID:201063280porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:25.342437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
title |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
spellingShingle |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino Brás, Sílvia Marina Amaro Prática de Ensino Supervisionada Ensino – aprendizagem Hábitos de leitura Formação de leitores |
title_short |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
title_full |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
title_fullStr |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
title_full_unstemmed |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
title_sort |
O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensino |
author |
Brás, Sílvia Marina Amaro |
author_facet |
Brás, Sílvia Marina Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balula, João Paulo Rodrigues Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brás, Sílvia Marina Amaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Ensino – aprendizagem Hábitos de leitura Formação de leitores |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Ensino – aprendizagem Hábitos de leitura Formação de leitores |
description |
RESUMO O presente relatório de estágio debruça-se sobre o culminar de uma etapa de formação profissional única desenvolvida no âmbito das práticas de ensino supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2011/2012. Assim, com este documento pretende-se, numa primeira instância fazer uma caraterização dos dois contextos pedagógicos onde a formação profissional foi desenvolvida. Por outro lado, ambiciona divulgar e partilhar opções e práticas concretizadas ao longo deste processo de formação, assim como refletir sobre as mesmas. Deseja-se ainda fazer uma análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, já que o documento se carateriza pela transição entre a fase de formação e o princípio da profissionalização. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da leitura têm evidenciado o papel ativo e complementar que vários contextos detêm na formação de leitores. Partindo desta conceção, o estudo “O Contributo do Envolvimento da Família na Formação de Leitores”, apresentado neste relatório, debruça-se sobre dois desses contextos: a família e a escola. O estudo tem como principal propósito compreender a importância do envolvimento da família e da escola na formação de leitores. Com esta finalidade desenhou-se uma investigação-ação, englobando uma componente quantitativa e qualitativa. A investigação abrange alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica Integrada. Assim, procurámos promover, junto dos jovens leitores, atividades diversas que aliaram a leitura ao prazer de ler, criando hábitos de leitura que ajudaram a desenvolver o gosto e a compreensão na leitura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T15:42:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2176 TID:201063280 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2176 |
identifier_str_mv |
TID:201063280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879615827968 |