Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isolina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9767
Resumo: As tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem.
id RCAP_1301e637240d831077c9d0b80b1eff9a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafiosLearning and technology: trends and challengesAprendizagem dialógicaInovação pedagógicaTecnologias digitaisDialogical learningPedagogical innovationDigital technologiesODS::04:Educação de QualidadeAs tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem.Digital technologies are designed to lead to learning and, in this sense, are increasingly adopted; however, its incorporation into daily practice and teaching-learning processes does not follow as quickly as one would expect. In turn, there seems to be a growing movement for investing more in the use of technologies than in encouraging change practices of teachers. This article intends to contribute to debate about challenges related to the use of digital technologies in people’s lives and their relationship to new ways of learning. Analyzes trends in education, based on empirical evidence, emphasizing the use of digital technologies and seeks to situate them in the field of dialogical perspectives. These assume the dialogue as central concept in learning and research on practices and interactions in the new learning scenarios.REVEDUC - Revista Eletrónica de EducaçãoRepositório AbertoOliveira, Isolina2020-06-09T11:42:16Z2015-08-052015-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9767porOliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. REVEDUC, 9(3), 17-29.1982-7199http://dx.doi.org/10.14244/198271991339info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:15Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:25.762179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
Learning and technology: trends and challenges
title Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
spellingShingle Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
Oliveira, Isolina
Aprendizagem dialógica
Inovação pedagógica
Tecnologias digitais
Dialogical learning
Pedagogical innovation
Digital technologies
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
title_full Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
title_fullStr Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
title_full_unstemmed Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
title_sort Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
author Oliveira, Isolina
author_facet Oliveira, Isolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isolina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem dialógica
Inovação pedagógica
Tecnologias digitais
Dialogical learning
Pedagogical innovation
Digital technologies
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Aprendizagem dialógica
Inovação pedagógica
Tecnologias digitais
Dialogical learning
Pedagogical innovation
Digital technologies
ODS::04:Educação de Qualidade
description As tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-05
2015-08-05T00:00:00Z
2020-06-09T11:42:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9767
url http://hdl.handle.net/10400.2/9767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. REVEDUC, 9(3), 17-29.
1982-7199
http://dx.doi.org/10.14244/198271991339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVEDUC - Revista Eletrónica de Educação
publisher.none.fl_str_mv REVEDUC - Revista Eletrónica de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079200456704