Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9767 |
Resumo: | As tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem. |
id |
RCAP_1301e637240d831077c9d0b80b1eff9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafiosLearning and technology: trends and challengesAprendizagem dialógicaInovação pedagógicaTecnologias digitaisDialogical learningPedagogical innovationDigital technologiesODS::04:Educação de QualidadeAs tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem.Digital technologies are designed to lead to learning and, in this sense, are increasingly adopted; however, its incorporation into daily practice and teaching-learning processes does not follow as quickly as one would expect. In turn, there seems to be a growing movement for investing more in the use of technologies than in encouraging change practices of teachers. This article intends to contribute to debate about challenges related to the use of digital technologies in people’s lives and their relationship to new ways of learning. Analyzes trends in education, based on empirical evidence, emphasizing the use of digital technologies and seeks to situate them in the field of dialogical perspectives. These assume the dialogue as central concept in learning and research on practices and interactions in the new learning scenarios.REVEDUC - Revista Eletrónica de EducaçãoRepositório AbertoOliveira, Isolina2020-06-09T11:42:16Z2015-08-052015-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9767porOliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. REVEDUC, 9(3), 17-29.1982-7199http://dx.doi.org/10.14244/198271991339info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:15Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:25.762179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios Learning and technology: trends and challenges |
title |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios |
spellingShingle |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios Oliveira, Isolina Aprendizagem dialógica Inovação pedagógica Tecnologias digitais Dialogical learning Pedagogical innovation Digital technologies ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios |
title_full |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios |
title_fullStr |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios |
title_sort |
Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios |
author |
Oliveira, Isolina |
author_facet |
Oliveira, Isolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem dialógica Inovação pedagógica Tecnologias digitais Dialogical learning Pedagogical innovation Digital technologies ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Aprendizagem dialógica Inovação pedagógica Tecnologias digitais Dialogical learning Pedagogical innovation Digital technologies ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
As tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-05 2015-08-05T00:00:00Z 2020-06-09T11:42:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9767 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. REVEDUC, 9(3), 17-29. 1982-7199 http://dx.doi.org/10.14244/198271991339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVEDUC - Revista Eletrónica de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
REVEDUC - Revista Eletrónica de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135079200456704 |