As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Fonseca, Maria Gorete
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34138
Resumo: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_131291a9a3da46a2b63fda0fb98e61bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadoresTeses de doutoramento - 2018Formação inicial de professoresTecnologias da informação e da comunicaçãoFormadoresProfessores do básico 1º CicloDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A presente investigação tem como foco privilegiado o modo como são preparados profissionalmente os futuros professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), durante a sua formação inicial, para usar as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. Materializa-se no campo das práticas de formação inicial dos professores do 1.º CEB e justifica-se, não só, mas essencialmente, pela constatação de, em termos de investigação, ter havido pouca preocupação em estudar/compreender os efeitos que os formadores de professores produzem na formação adquirida e na prática profissional induzida, dos futuros professores, no que toca ao uso pedagogicamente inovador das TIC. Pretende conhecer a realidade tal como ela é vista pelos atores que nela intervêm diretamente, desocultando e interpretando as crenças e as perspetivas sobre as práticas dos professores formadores – particularmente dos supervisores e dos cooperantes. É um estudo descritivo interpretativo seguindo uma metodologia predominantemente qualitativa e centra-se em duas instituições públicas de Ensino Superior que formam professores. Recorreu-se a técnicas qualitativas e quantitativas através da inquirição dos sujeitos por meio de entrevistas semidiretivas e com aplicação de questionários. Os resultados mostram que os formadores estão discursivamente despertos para a importância e para a necessidade de formar para saber usar pedagogicamente as TIC, manifestando preocupação em usá-las e em consciencializar para o seu uso. Porém, nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial, nomeadamente os referentes à experimentação, análise e reflexão sobre práticas em situações de uso das tecnologias e à planificação e orientação do processo de imersão na prática usando as TIC. O conjunto de evidências reunido, sumariamente, aponta para a dificuldade de os futuros professores em passar pela experiência de observar e experimentar exemplos de uso inovador das TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre as TIC, pelo défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área e que atuam como barreiras à promoção do seu uso. Aponta ainda para constrangimentos ao nível do currículo de formação pela dificuldade em integrar UC de TIC nos planos de estudo, mas também por não constituírem conteúdo a abordar nos programas das UC de didática.The present research focuses on how the future teachers for elementary education (CEB) are prepared professionally during their initial training to use the new information and communication technologies (ICT) in the process of teaching and learning. It is carried out in field of initial elementary teacher training practices and is justified not only, but essentially, by the finding that, in terms of research, there has been little concern in studying / understanding the effects that teacher trainers produce on acquired knowledge and induced professional practice, of the future teachers, concerning to the innovative use of the ICT. It seeks to know the reality as it is seen by the actors who intervene directly in it, uncovering and interpreting the beliefs and practices of the teacher trainers, particularly supervisors and cooperators, as well as the trainees. It is an interpretative descriptive study following a predominantly qualitative methodology, and focuses on two public universities that train teachers. Qualitative and quantitative techniques were used through the subject‘s inquiries by means of semi-directional interviews and questionnaires. The results show that trainers are discursively aware to the importance and the need to train on how to use ICT pedagogically, expressing a concern to use them and to make them aware of their use. However, full convergence of opinion and / or practice has not always been observed in indicators considered to be potentially innovative and close to what is expected on initial training, namely those concerning experimentation, analysis and reflection on practices in situations of use of technologies, planning and orientation of the process of immersion in practice using ICT. The set of evidence gathered, summarily, points to the difficulty of future teachers, in going through the experience of observing and experiencing examples of innovative use of ICT, due in part to the beliefs and attitudes that the trainers themselves have about ICT, and to the lack of knowledge / training of the trainers themselves in the area, which act as barriers to the promotion of its innovative use. It also points to constraints in the training curriculum because of the difficulty in integrating ICT in curricula, but also because they do not constitute content to be addressed in the UC programs of didactics.Rodrigues, Ângela, 1948-Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaRamos Fonseca, Maria Gorete2018-07-11T12:14:50Z201820172018-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34138TID:101388918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:43:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:43:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
title As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
Ramos Fonseca, Maria Gorete
Teses de doutoramento - 2018
Formação inicial de professores
Tecnologias da informação e da comunicação
Formadores
Professores do básico 1º Ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
title_full As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
title_sort As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadores
author Ramos Fonseca, Maria Gorete
author_facet Ramos Fonseca, Maria Gorete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Fonseca, Maria Gorete
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de doutoramento - 2018
Formação inicial de professores
Tecnologias da informação e da comunicação
Formadores
Professores do básico 1º Ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de doutoramento - 2018
Formação inicial de professores
Tecnologias da informação e da comunicação
Formadores
Professores do básico 1º Ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-11T12:14:50Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34138
TID:101388918
url http://hdl.handle.net/10451/34138
identifier_str_mv TID:101388918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549002665623553