Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6285
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_8d6b26372a617042cec4434eae84e7ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básicoFormação inicial de professoresEnsino básico (1º ciclo)Teses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A Formação Inicial de Professores tem vindo a ser alvo de inúmeros estudos realizados por autores, tais como Zeichner, Perrenoud e Korthagen, todos eles simultaneamente Formadores de Professores. O Estágio Profissional constitui um dos aspectos contemplados no contexto da Formação de Professores dada a sua importância, uma vez que representa um dos primeiros momentos de contacto com a prática profissional. Assim, no âmbito da Formação Reflexiva de Professores, a Reflexão assume um papel central no decorrer dos Estágios Profissionais. O presente estudo desenvolveu-se então a partir da análise de produções reflexivas que são realizadas por formandos neste contexto, os “Cadernos de Reflexão Profissional”. Tendo como ponto de partida esses Portfolios Reflexivos, colocaram-se as seguintes questões: Existem manifestações de reflexividade, nos portfolios? A que tipos de reflexão correspondem as manifestações presentes nos portfolios? A que fases do processo de reflexão correspondem as manifestações presentes nos portfolios? Evidencia-se algum tipo de evolução dos discursos dos formandos, ao nível da reflexividade, em diferentes momentos da elaboração dos portfolios? Constatou-se que todos os portfolios analisados contêm manifestações de reflexividade. Essas manifestações correspondem a diversos tipos de reflexão, de acordo com o modelo de análise da reflexão apresentado por Zeichner & Liston, e incorporam, em conformidade com o modelo de Korthagen & Vasalos, diferentes fases do processo de reflexão. É visível alguma evolução na escrita dos portfolios, no sentido da reflexividade, entre a primeira e a segunda reflexão de cada formando analisadas neste estudo.The Initial Teacher Education has been the target of numerous studies by authors such as Zeichner, Korthagen and Perrenoud, all of them simultaneously Teacher Trainers. The Professional Training is one of the aspects covered in the context of Teacher Education given its importance, since it represents one of the first moments of contact with professional practice. So, under the Reflective Teacher Education, Reflection plays a central role in the course of Professional Training. This study was developed from the analysis of reflective products that are made by the trainees in this context, the "Professional Reflection Journals". Taking these Reflective Portfolios as a starting point, the following questions were asked: Are there manifestations of reflexivity, in the portfolios? What types of reflection correspond to the manifestations present in the portfolios? To what stages of the reflection process correspond the manifestations present in the portfolios? Is it evident some kind of evolution of speeches of the trainees, at the level of reflexivity, at different times of the portfolios elaboration? It was found that all analyzed portfolios contain reflexivity manifestations. These manifestations correspond to different types of reflection, according to the analysis model of reflection presented by Zeichner & Liston, and incorporate, in accordance with the model of Korthagen & Vasalos, different stages of the reflection process. It is visible an evolution in the writing of the portfolios, in terms of reflexivity, between the first and second reflections of each trainee analyzed in this study.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaAbrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-2012-05-09T17:29:17Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:27.373633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
title Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
Abrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-
Formação inicial de professores
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
title_short Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
title_full Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
author Abrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-
author_facet Abrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
topic Formação inicial de professores
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-09T17:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6285
url http://hdl.handle.net/10451/6285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204150153216