Estruturação do modelo de gestão de uma nova unidade de produção do setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18167 |
Resumo: | A produção automóvel está incorporada numa indústria em constante desenvolvimento e, como tal, as entidades que fornecem componentes para esta indústria necessitam de acompanhar os avanços tecnológicos, desenvolvendo sistemas inovadores que permitam otimizar os processos de fabrico associados. A dissertação aqui apresentada, foi realizada em contexto industrial na empresa Fico Cables, no departamento de Supply Chain. O problema abordado consistiu na definição da estratégia industrial a adotar, perante a necessidade de implantação de uma nova unidade fabril. O foco do projeto está associado à elaboração do layout fabril da nova nave industrial, otimizando assim os fluxos de material existentes e restruturando as áreas de fabrico. Para tal, avaliou-se a estrutura inicial da empresa, analisando cada área de fabrico, ao nível de produtos, processos de fabrico, número de equipamentos, fluxos, tanto entre as diferentes áreas como os fluxos internos dentro de cada uma dessas áreas de fabrico. Para a elaboração do layout final, recorreu-se ao suporte de duas ferramentas, nomeadamente, o Systematic Layout Planning, para desenvolver várias alternativas de layout, e o Analytic Hirarhic Process, uma ferramenta de análise multicritério baseada em dados numéricos, a qual permitiu selecionar a melhor alternativa apresentada. Esta última, consiste na comparação das diferentes alternativas, de acordo com os critérios definidos. Os critérios selecionados pela administração da empresa, consistiram na minimização dos fluxos, contribuindo assim para um aumento de produtividade, menores custos de transferência de equipamentos e maximização da flexibilidade, ou seja, otimizar os layouts das áreas de fabrico, permitindo a libertação de espaços para futuras expansões. Assim, definiu-se a estratégia a aplicar e procedeu-se à transferência dos equipamentos, avaliando as suas restrições/limitações. Com a implantação desta estratégia, os ganhos foram visíveis em vários aspetos, nomeadamente, minimização de transportes, distâncias e tempos associados aos fluxos de materiais, correspondendo a uma redução de cerca de 23% em relação aos fluxos iniciais, bem como à maximização e melhoria das áreas produtivas, eliminando algumas áreas alugadas, o que induziu uma redução de 50% de custos neste aspeto. De salientar que durante a fase de implantação, a empresa adotou estratégias que contribuíram para a redução do investimento estimado em 10%. |
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Estruturação do modelo de gestão de uma nova unidade de produção do setor automóvelIndústria AutomóvelLayoutMelhoria dos fluxosSystematic Layout PlanningAnalytic Hirarhic ProcessRedução de fluxo de materiaisFluxo de materiaisRedução de custosAutomotive industryNew factoryFlows optimizationMaterials flow reductionMaterials flowCost reductionA produção automóvel está incorporada numa indústria em constante desenvolvimento e, como tal, as entidades que fornecem componentes para esta indústria necessitam de acompanhar os avanços tecnológicos, desenvolvendo sistemas inovadores que permitam otimizar os processos de fabrico associados. A dissertação aqui apresentada, foi realizada em contexto industrial na empresa Fico Cables, no departamento de Supply Chain. O problema abordado consistiu na definição da estratégia industrial a adotar, perante a necessidade de implantação de uma nova unidade fabril. O foco do projeto está associado à elaboração do layout fabril da nova nave industrial, otimizando assim os fluxos de material existentes e restruturando as áreas de fabrico. Para tal, avaliou-se a estrutura inicial da empresa, analisando cada área de fabrico, ao nível de produtos, processos de fabrico, número de equipamentos, fluxos, tanto entre as diferentes áreas como os fluxos internos dentro de cada uma dessas áreas de fabrico. Para a elaboração do layout final, recorreu-se ao suporte de duas ferramentas, nomeadamente, o Systematic Layout Planning, para desenvolver várias alternativas de layout, e o Analytic Hirarhic Process, uma ferramenta de análise multicritério baseada em dados numéricos, a qual permitiu selecionar a melhor alternativa apresentada. Esta última, consiste na comparação das diferentes alternativas, de acordo com os critérios definidos. Os critérios selecionados pela administração da empresa, consistiram na minimização dos fluxos, contribuindo assim para um aumento de produtividade, menores custos de transferência de equipamentos e maximização da flexibilidade, ou seja, otimizar os layouts das áreas de fabrico, permitindo a libertação de espaços para futuras expansões. Assim, definiu-se a estratégia a aplicar e procedeu-se à transferência dos equipamentos, avaliando as suas restrições/limitações. Com a implantação desta estratégia, os ganhos foram visíveis em vários aspetos, nomeadamente, minimização de transportes, distâncias e tempos associados aos fluxos de materiais, correspondendo a uma redução de cerca de 23% em relação aos fluxos iniciais, bem como à maximização e melhoria das áreas produtivas, eliminando algumas áreas alugadas, o que induziu uma redução de 50% de custos neste aspeto. De salientar que durante a fase de implantação, a empresa adotou estratégias que contribuíram para a redução do investimento estimado em 10%.Automotive industry is incorporated in an industrial sector in constant development and, as such, the entities that supply components for this industry need to keep up with technological advances, developing innovative systems that allow the optimization of the associated manufacturing processes. The dissertation presented here was carried out in an industrial context at the Fico Cables company, in the Supply Chain department. The problem addressed was the definition of the industrial strategy to be adopted, regarding the implementation of a new industrial building. The focus of the project is associated with the elaboration of the manufacturing layout of the new industrial building, thus optimizing the existing material flows and restructuring the manufacturing areas. To this end, the initial structure of the company was assessed, analyzing each manufacturing area, at the level of products, manufacturing processes, number of equipment, flows, both between the different areas and the internal flows within each of these manufacturing areas. For the preparation of the final layout, two methodologies were used, namely, the Systematic Layout Planning, to develop various layout alternatives, and the Analytic Hirarhic Process, a multicriteria analysis methodology based on numerical data, which supports the selection of the best alternative presented. The latter methodology consists of comparing the different alternatives, according to the defined criteria. The criteria selected by the company's management consisted of minimizing flows, thus contributing to an increase in productivity, lower equipment transfer costs and maximizing flexibility, that is, optimizing the layouts of the manufacturing areas, allowing the freeing of spaces for future expansions. Thus, the strategy to be applied was defined and the equipment was transferred, assessing its restrictions / limitations. With the implementation of this strategy, the gains were visible in several aspects, namely, minimizing transport, distances and times associated with material flows, corresponding to a reduction of about 77% in relation to initial flows, as well as the maximization and optimization of productive areas, eliminating some leased areas, which led to a 50% reduction of costs in this aspect. It should be noted that during the implementation phase, the company adopted strategies that contributed to the reduction of the estimated investment by 10%.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCampos, Lara Patrícia Lopes2021-07-23T14:54:53Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:48:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.568584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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