ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Carina, Costa, Sandro, Francisco, Manuela, Mineiro, Joana, Pedro, Sónia, Maximiano, Catarina, Esperança, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.19113
Resumo: Numa altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.
id RCAP_1351468be460b6b52f52a045a2930186
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVAArtigosNuma altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.In a day and age where society gives ever more relevance to individuals' ability to work in a group, to problem-solve, be creative and to think critically, there's an immediate need to change learning spaces, to make them better for experimentation, sharing and interaction. In this article, we reflect and describe active learning strategies, capable of creating a transformative classroom, that helps develop students capable of co-creating and search for solutions in games, individual and group dynamics and activities, through the use of digital and non-digital solutions.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19113por1646-2335Pereira, IsabelRodrigues, CarinaCosta, SandroFrancisco, ManuelaMineiro, JoanaPedro, SóniaMaximiano, CatarinaEsperança, Cláudioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.438764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
title ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
Pereira, Isabel
Artigos
title_short ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
title_full ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
title_sort ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
author Pereira, Isabel
author_facet Pereira, Isabel
Rodrigues, Carina
Costa, Sandro
Francisco, Manuela
Mineiro, Joana
Pedro, Sónia
Maximiano, Catarina
Esperança, Cláudio
author_role author
author2 Rodrigues, Carina
Costa, Sandro
Francisco, Manuela
Mineiro, Joana
Pedro, Sónia
Maximiano, Catarina
Esperança, Cláudio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel
Rodrigues, Carina
Costa, Sandro
Francisco, Manuela
Mineiro, Joana
Pedro, Sónia
Maximiano, Catarina
Esperança, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Numa altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.19113
url https://doi.org/10.25755/int.19113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950780583936