ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.19113 |
Resumo: | Numa altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”. |
id |
RCAP_1351468be460b6b52f52a045a2930186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19113 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVAArtigosNuma altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.In a day and age where society gives ever more relevance to individuals' ability to work in a group, to problem-solve, be creative and to think critically, there's an immediate need to change learning spaces, to make them better for experimentation, sharing and interaction. In this article, we reflect and describe active learning strategies, capable of creating a transformative classroom, that helps develop students capable of co-creating and search for solutions in games, individual and group dynamics and activities, through the use of digital and non-digital solutions.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19113por1646-2335Pereira, IsabelRodrigues, CarinaCosta, SandroFrancisco, ManuelaMineiro, JoanaPedro, SóniaMaximiano, CatarinaEsperança, Cláudioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.438764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
title |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA Pereira, Isabel Artigos |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE ACTIVE LEARNING PARA UMA AULA ATIVA |
author |
Pereira, Isabel |
author_facet |
Pereira, Isabel Rodrigues, Carina Costa, Sandro Francisco, Manuela Mineiro, Joana Pedro, Sónia Maximiano, Catarina Esperança, Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Carina Costa, Sandro Francisco, Manuela Mineiro, Joana Pedro, Sónia Maximiano, Catarina Esperança, Cláudio |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Isabel Rodrigues, Carina Costa, Sandro Francisco, Manuela Mineiro, Joana Pedro, Sónia Maximiano, Catarina Esperança, Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Numa altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.19113 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.19113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950780583936 |