Design de conteúdos multimédia para cursos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Miguel André S. F. G.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99491
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_1360a256a8c7fdc73cd142493a6d6f37
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de conteúdos multimédia para cursos onlineDesign de interfacesusabilidadeinteracção humano-computadorweb--designuser-centered designe-learningInterface designusabilityhuman-computer interactionweb-designuser--centered designe-learningDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.A presente tese pretende apresentar um estudo nas áreas do web-design e da usabilidade aplicadas ao ensino à distância. Este estudo veio mais tarde possibilitar a concretização de vários elementos relacionados com o estudo, tais como processos de design, programação web, desenvolvimento de módulos de ensino, entre outros. A tese “Design de conteúdos multimédia para cursos online” tem as suas origens num projecto que se encontra a ser desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEI – FCTUC), em colaboração com a Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e a Universidade Federal da Paraíba do Brasil (UFPB). O trabalho foi desenvolvido sob a orientação dos professores Alberto Cardoso (DEI - FCTUC) e João Bicker (DEI - FCTUC). O projecto trata de uma plataforma informática de ensino à distância, que pretende abranger diferentes tipos e áreas de ensino. A componente mais forte desta plataforma é a possibilidade de participar em experiências, sejam estas locais (simuladas virtualmente) ou à distância (através de comunicações pela internet). Estas experiências podem recorrer ao uso de dispositivos hápticos e mundos tridimensionais, aumentando assim a imersão e tornando o processo de interacção mais realista. A tese possui uma componente teórica que consiste no estudo de avaliação de usabilidade e na aplicação da mesma. São estudados também os vários suportes que existem actualmente no mundo do e-learning, bem como alguns exemplos desses suportes aplicados a casos concretos. É ainda apresentada a aplicação do estudo num caso real, denominado FLOCK - Flexible Learning & Online Colaborative Knowledge, onde o design surge como um meio para um aumento na qualidade do ensino online.The present thesis aims to present a study, and posterior development, in the areas of web-design and usability applied to distance learning. The thesis “Design de conteúdos multimédia para cursos online” has it’s origins in a project that is being currently developed at Departament of Informatic Engineering of the University of Coimbra (DEI – FCTUC), in colaboration with the Faculty of Engineering of University of Porto (FEUP) and the Federal University of Paraíba of Brasil (UFPB). The work was developed under the supervision of the professors Alberto Cardoso (DEI - FCTUC) and João Bicker (DEI - FCTUC). The project is an informatic platform for distance learning, which aims to cover different areas and types of education. The strongest component of this platform is the possibility of students to participate in online experiments that are either local (virtually simulated) or remote (via internet communications). These experiments may resort to using haptic devices and three dimensional worlds, thereby increasing immersion and making the interaction process more realistic. The thesis has a theoretical component which is the study of usability evaluation and it’s implementation. Also,supports that currently exist in the world of e-learning were studied, as well as some examples of these supports applied to specific cases. Lastly, it’s presented the implementation of a real case study called FLOCK - Flexible Learning & Collaborative Knowledge Online, where design comes as a mean to increase the quality of the online learning.2012-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99491http://hdl.handle.net/10316/99491porDelgado, Miguel André S. F. G.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:39:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:06.038780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de conteúdos multimédia para cursos online
title Design de conteúdos multimédia para cursos online
spellingShingle Design de conteúdos multimédia para cursos online
Delgado, Miguel André S. F. G.
Design de interfaces
usabilidade
interacção humano-computador
web--design
user-centered design
e-learning
Interface design
usability
human-computer interaction
web-design
user--centered design
e-learning
title_short Design de conteúdos multimédia para cursos online
title_full Design de conteúdos multimédia para cursos online
title_fullStr Design de conteúdos multimédia para cursos online
title_full_unstemmed Design de conteúdos multimédia para cursos online
title_sort Design de conteúdos multimédia para cursos online
author Delgado, Miguel André S. F. G.
author_facet Delgado, Miguel André S. F. G.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Miguel André S. F. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Design de interfaces
usabilidade
interacção humano-computador
web--design
user-centered design
e-learning
Interface design
usability
human-computer interaction
web-design
user--centered design
e-learning
topic Design de interfaces
usabilidade
interacção humano-computador
web--design
user-centered design
e-learning
Interface design
usability
human-computer interaction
web-design
user--centered design
e-learning
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99491
http://hdl.handle.net/10316/99491
url http://hdl.handle.net/10316/99491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134066726928384