Melhor UX para um sistema de Backoffice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Inês Marques da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86279
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_950f46f9f1a3810935b2ba6126316755
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhor UX para um sistema de BackofficeBetter UX for a Backoffice systemExperiência do UtilizadorDesign de InterfacesBackofficeUser Centered DesignUsabilidadeUser ExperienceInterface DesignBackofficeUser Centered DesignUsabilityDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaHoje em dia para se conhecer uma empresa, a tendência é pesquisar na internet pelo website da mesma. Obtendo-se desse modo informação detalhada do seu trabalho e dos serviços que oferecem. Por isso a maior parte das empresas possuí um website que permite fazer essa divulgação. No entanto, criar um website é uma despesa que as empresas procuram evitar, recorrendo a outras alternativas como construtores de websites. Estas plataformas permitem criar websites personalizados, de forma rápida e mais económica. Existe um elevado número de plataformas de criação de websites, umas mais focadas para negócios específicos e outras mais gerais. Cada plataforma ganha popularidade ou por ter sido a primeira a oferecer determinadas funcionalidades muito procuradas, ou pela facilidade de uso. A facilidade de uso é importante, porque quem usa estas plataformas, geralmente, não tem conhecimento técnico na área.O design de experiência de utilizador (UX) é o processo de aumentar a satisfação do utilizador com um produto, melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer de interação com o produto. Cada vez mais podemos ver uma aproximação entre o design de UX e o desenvolvimento de software e este tem-se tornado num fator de sucesso das empresas tecnológicas. Com a diversidade que podemos encontrar nos dias de hoje, é importante garantir a melhor experiência do utilizador e a eficiência do sistema que poderão usar. A função do design de UX é, justamente, melhorar essa experiência e facilitar a resolução de problemas. Todos os sistemas e produtos devem ser analisados a fim de garantir a sua qualidade e eficiência, sendo este o objetivo do design de UX.Existem várias técnicas que podem ser usadas para desenvolver o design de UX. Por exemplo testes A/B, técnicas mais centradas nos requisitos do sistema, ou técnicas mais centradas nos utilizadores. O foco desta dissertação serão as técnicas centradas nas necessidades dos utilizadores, nomeadamente o User Centered Design.Nowadays to know a company, we tend to search in the internet through its website. Through their websites we obtain detailed information about the company, due to the advertisement of their work and the services they offer. Most of these companies have a website that allows you to make this disclosure. However, creating a website is an expense that companies try to avoid by using other alternatives such as website builders. These platforms allow you to create custom websites, and are created quickly and cost-effectively. There are a large number of website builders platforms, some focused on specific businesses and others more general ones. Each platform gain popularity by being the first to offer specific features or by ease of use. Ease of use is important, because typically, those who use these platforms do not have technical knowledge in the area, it has to be simple to create a website.User Experience Design (UX) is the process of increasing user satisfaction with a product, improving the usability, accessibility, and enjoyment of product interaction. More and more we can see an approximation between UX design and software development, and this has become a success factor for technology companies. With the diversity we can find today, it is important to ensure the best user experience and system efficiency they can use. The function of UX design is precisely to improve this experience and to facilitate the resolution of problems. All systems and products must be analyzed to ensure their quality and efficiency, which is the goal of UX design.There are several techniques that can be used to develop the UX design. For example A/B tests, techniques more focused on system requirements, or more user-centric techniques. In this dissertation we will focus on techniques focused on user needs, namely User Centered Design.2018-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86279http://hdl.handle.net/10316/86279TID:202206076porNogueira, Inês Marques da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:45:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:28.298576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhor UX para um sistema de Backoffice
Better UX for a Backoffice system
title Melhor UX para um sistema de Backoffice
spellingShingle Melhor UX para um sistema de Backoffice
Nogueira, Inês Marques da Silva
Experiência do Utilizador
Design de Interfaces
Backoffice
User Centered Design
Usabilidade
User Experience
Interface Design
Backoffice
User Centered Design
Usability
title_short Melhor UX para um sistema de Backoffice
title_full Melhor UX para um sistema de Backoffice
title_fullStr Melhor UX para um sistema de Backoffice
title_full_unstemmed Melhor UX para um sistema de Backoffice
title_sort Melhor UX para um sistema de Backoffice
author Nogueira, Inês Marques da Silva
author_facet Nogueira, Inês Marques da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Inês Marques da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do Utilizador
Design de Interfaces
Backoffice
User Centered Design
Usabilidade
User Experience
Interface Design
Backoffice
User Centered Design
Usability
topic Experiência do Utilizador
Design de Interfaces
Backoffice
User Centered Design
Usabilidade
User Experience
Interface Design
Backoffice
User Centered Design
Usability
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86279
http://hdl.handle.net/10316/86279
TID:202206076
url http://hdl.handle.net/10316/86279
identifier_str_mv TID:202206076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133966398128128