Diagnóstico para estruturação do serviço de compras de um hospital público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/22391 |
Resumo: | O trabalho objetivou realizar diagnóstico situacional do Setor de compras de um hospital público, com ênfase na licitação como modalidade de compras, utilizando ferramentas de gestão e definindo um plano de ação estratégica. Foi realizado um estudo bibliográfico seguido de capacitação de equipe multidisciplinar e posterior aplicação de ferramentas da qualidade e planejamento estratégico para diagnóstico. A Matriz SWOT ferramenta que possibilitou a análise dos ambientes internos e externos do Hospital. Para uma análise de falhas das etapas do processo de compras, foi utilizada a ferramenta FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), uma ferramenta analítica que mostra quais são as falhas de processos, como elas se manifestam (modos de falhas) e quais as consequências (efeitos ) dessas falhas para a operação. A seguir calculou-se os riscos destas falhas através de um indicador chamado RPN – Risk Number ( Número de Prioridade e Risco) com base na chance da ocorrência da falha, na sua severidade e na chance de detecção da mesma. Com base nos resultados obtidos, foi realizada uma priorização de causas das principais falhas, com proposição de um Plano de Ação a ser elaborado e conduzido pelas lideranças estratégicas de cada área, com a proposta de estruturação do serviço de compras da unidade hospitalar pública. Conclui-se que as ferramentas de gestão possibilitaram a análise de fragilidades do processo de compras hospitalar, sendo fundamentais para uma gestão mais assertiva e eficiente deste processo. |
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O trabalho objetivou realizar diagnóstico situacional do Setor de compras de um hospital público, com ênfase na licitação como modalidade de compras, utilizando ferramentas de gestão e definindo um plano de ação estratégica. Foi realizado um estudo bibliográfico seguido de capacitação de equipe multidisciplinar e posterior aplicação de ferramentas da qualidade e planejamento estratégico para diagnóstico. A Matriz SWOT ferramenta que possibilitou a análise dos ambientes internos e externos do Hospital. Para uma análise de falhas das etapas do processo de compras, foi utilizada a ferramenta FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), uma ferramenta analítica que mostra quais são as falhas de processos, como elas se manifestam (modos de falhas) e quais as consequências (efeitos ) dessas falhas para a operação. A seguir calculou-se os riscos destas falhas através de um indicador chamado RPN – Risk Number ( Número de Prioridade e Risco) com base na chance da ocorrência da falha, na sua severidade e na chance de detecção da mesma. Com base nos resultados obtidos, foi realizada uma priorização de causas das principais falhas, com proposição de um Plano de Ação a ser elaborado e conduzido pelas lideranças estratégicas de cada área, com a proposta de estruturação do serviço de compras da unidade hospitalar pública. Conclui-se que as ferramentas de gestão possibilitaram a análise de fragilidades do processo de compras hospitalar, sendo fundamentais para uma gestão mais assertiva e eficiente deste processo. |
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