Estilo de Vida e Literacia em Saúde de estudantes de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Joana Patrícia Marques Ângelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=hY8WDdMo
Resumo: A adoção de um estilo de vida adequado, previne inúmeras mortes prematuras no mundo. O estilo de vida dos estudantes é tipicamente influenciado e moldado à medida que entram num período de transição, como é a entrada no ensino superior. Estes adquirem hábitos, que na maioria dos casos se mantêm na idade adulta. É fundamental, fomentar a literacia em saúde, de modo, a favorecer a adoção de um estilo de vida saudável com influência direta na saúde. O objetivo geral do estudo foi contribuir para o conhecimento do estilo de vida e da literacia em saúde dos estudantes de enfermagem. Estudo quantitativo, tipo exploratório: descritivo-correlacional, transversal, com amostra não probabilística por conveniência, constituída por 126 participantes. Instrumento de recolha de dados dividido em três partes: caraterização sociodemográfica e de saúde (elaborado pela autora); questionário Europeu de Literacia e Saúde (HLS-EU-T) de Pedro, Amaral e Escoval (2016) e o questionário ?Estilo de Vida Fantástico? de Silva, Brito e Amado (2014). Os principais resultados revelam média de idade de 20,71±3,92 anos, maioritariamente do sexo feminino (88,10%). O nível médio de literacia em saúde geral de 34,67±6,37 pontos é ?suficiente?. O estilo de vida global médio é ?Bom?, 83,59±13,47 pontos sendo o domínio mais deficitário: ?Trabalho/Tipo de personalidade?. As variáveis relacionadas com estilo de vida, estatisticamente significativa, são: doenças crónicas (p=0,023), autoavaliação de saúde (p<0,001), deslocação da residência (p=0,018), escolha do curso como primeira opção (p=0,046) e habilitações literárias da mãe (p=0,046). O estilo de vida correlaciona-se forte e positivamente com a literacia em saúde global (r=0,352; p<0,001). As variáveis relacionadas com a literacia em saúde, de forma estatisticamente significativa, são: autoavaliação da saúde (p=0,001), deslocação da residência (p=0,016) e escolha do curso como primeira opção (p=0,033). A dimensão da promoção da saúde teve piores resultados. Conclui-se que níveis inadequados e problemáticos de literacia em saúde evidenciam níveis baixos de estilo de vida saudável. É necessário melhorar o nível de literacia em saúde dos jovens, contribuindo para a diminuição de comportamentos de risco para a saúde e consequentemente diminuição dos gastos em saúde.
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