?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=TTp7TGaA |
Resumo: | Introdução: O presente Relatório de Estágio refere-se ao Estágio de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, realizado no âmbito do I Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária ? área de enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra sob orientação pedagógica da Professora Doutora Irma da Silva Brito, decorrido entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Dão Lafões ? Pólo de Vouzela e na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Por Poiares sob orientação clínica dos Enfermeiros Especialistas Rui Dionisio e Paula Santos, respetivamente. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento ?Caderneta dos Pais?, um instrumento de avaliação de estilos de vida em crianças, segundo a perceção da família; conscientizar famílias do ensino pré-escolar sobre estilos parentais e estilos de vida saudável; Refletir acerca das competências desenvolvidas. Metodologia: Foi aplicado o método de pesquisa-ação participativa através do instrumento ?Caderneta dos Pais?, para monitorização dos estilos de vida das crianças do Ensino Pré- -Escolar e posterior intervenção, em 2 de 3 jardins de infância de um Agrupamento de Escolas, sendo que na terceira escola não foi entregue o instrumento, mas foram realizadas intervenções. Participaram no preenchimento deste instrumento um total de 18 pais, sendo que nas intervenções de educação, participaram 66 crianças e 16 pais. Resultados: Na escola A responderam apenas 7 pais/educadores, sendo que só 4 preencheram a escala de avaliação do Estilo de Vida. As áreas prioritárias de intervenção são atividade física (100%), exposição ao consumo de bebidas alcoólicas (100%) e consumismo (75%). Já na escola SM, na qual responderam 14 pais/educadores, é prioritário abordar as questões de sono e repouso (71%), equilíbrio energético (71% e 93%), normal desenvolvimento (64% e 79%), saúde oral (64%), consumismo (69% e 74%), ocupação dos tempos livres (86% e 64%) e afetos e emoções (64%). Os comportamentos observados como menos preventivos, foram: É transportado ao colo no carro; Mudam o detergente da sua embalagem original; Tomam medicamentos em frente das crianças; Deixa-o sozinho na cozinha; Deixa-o sozinho na banheira cheia de água ou piscina; e Cobrem o candeeiro com pano para reduzir a luminosidade em ambas as escolas. Conclusão: O instrumento ?Caderneta dos Pais? foi aplicado a menos de 50% dos pais de dois jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, analisando-se a utilidade do mesmo, tentando envolver as famílias na avaliação dos estilos de vida dos filhos para fomentar uma maior conscientização acerca dos mesmos. Este estágio tornou-se essencial para o treino da capacidade de reflexão sobre as competências do Enfermeiro Especialista. |
id |
RCAP_3b0965e2fe7ead8dbdc921a4fa6d15b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:13711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar"Enfermagem ComunitáriaEstilo de VidaPromoção da saúdeLiteracia em SaúdeFamíliasIntrodução: O presente Relatório de Estágio refere-se ao Estágio de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, realizado no âmbito do I Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária ? área de enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra sob orientação pedagógica da Professora Doutora Irma da Silva Brito, decorrido entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Dão Lafões ? Pólo de Vouzela e na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Por Poiares sob orientação clínica dos Enfermeiros Especialistas Rui Dionisio e Paula Santos, respetivamente. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento ?Caderneta dos Pais?, um instrumento de avaliação de estilos de vida em crianças, segundo a perceção da família; conscientizar famílias do ensino pré-escolar sobre estilos parentais e estilos de vida saudável; Refletir acerca das competências desenvolvidas. Metodologia: Foi aplicado o método de pesquisa-ação participativa através do instrumento ?Caderneta dos Pais?, para monitorização dos estilos de vida das crianças do Ensino Pré- -Escolar e posterior intervenção, em 2 de 3 jardins de infância de um Agrupamento de Escolas, sendo que na terceira escola não foi entregue o instrumento, mas foram realizadas intervenções. Participaram no preenchimento deste instrumento um total de 18 pais, sendo que nas intervenções de educação, participaram 66 crianças e 16 pais. Resultados: Na escola A responderam apenas 7 pais/educadores, sendo que só 4 preencheram a escala de avaliação do Estilo de Vida. As áreas prioritárias de intervenção são atividade física (100%), exposição ao consumo de bebidas alcoólicas (100%) e consumismo (75%). Já na escola SM, na qual responderam 14 pais/educadores, é prioritário abordar as questões de sono e repouso (71%), equilíbrio energético (71% e 93%), normal desenvolvimento (64% e 79%), saúde oral (64%), consumismo (69% e 74%), ocupação dos tempos livres (86% e 64%) e afetos e emoções (64%). Os comportamentos observados como menos preventivos, foram: É transportado ao colo no carro; Mudam o detergente da sua embalagem original; Tomam medicamentos em frente das crianças; Deixa-o sozinho na cozinha; Deixa-o sozinho na banheira cheia de água ou piscina; e Cobrem o candeeiro com pano para reduzir a luminosidade em ambas as escolas. Conclusão: O instrumento ?Caderneta dos Pais? foi aplicado a menos de 50% dos pais de dois jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, analisando-se a utilidade do mesmo, tentando envolver as famílias na avaliação dos estilos de vida dos filhos para fomentar uma maior conscientização acerca dos mesmos. Este estágio tornou-se essencial para o treino da capacidade de reflexão sobre as competências do Enfermeiro Especialista.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2023-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=TTp7TGaATID:203318226porhttp://web.esenfc.pt/?url=TTp7TGaALopes, Rute Sofia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:13711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:26.627313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
title |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
spellingShingle |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" Lopes, Rute Sofia Rodrigues Enfermagem Comunitária Estilo de Vida Promoção da saúde Literacia em Saúde Famílias |
title_short |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
title_full |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
title_fullStr |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
title_full_unstemmed |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
title_sort |
?Gostar de Mim. Conscientização sobre estilos de vida saudável com famílias de crianças no ensino pré-escolar" |
author |
Lopes, Rute Sofia Rodrigues |
author_facet |
Lopes, Rute Sofia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rute Sofia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Comunitária Estilo de Vida Promoção da saúde Literacia em Saúde Famílias |
topic |
Enfermagem Comunitária Estilo de Vida Promoção da saúde Literacia em Saúde Famílias |
description |
Introdução: O presente Relatório de Estágio refere-se ao Estágio de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, realizado no âmbito do I Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária ? área de enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra sob orientação pedagógica da Professora Doutora Irma da Silva Brito, decorrido entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Dão Lafões ? Pólo de Vouzela e na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Por Poiares sob orientação clínica dos Enfermeiros Especialistas Rui Dionisio e Paula Santos, respetivamente. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento ?Caderneta dos Pais?, um instrumento de avaliação de estilos de vida em crianças, segundo a perceção da família; conscientizar famílias do ensino pré-escolar sobre estilos parentais e estilos de vida saudável; Refletir acerca das competências desenvolvidas. Metodologia: Foi aplicado o método de pesquisa-ação participativa através do instrumento ?Caderneta dos Pais?, para monitorização dos estilos de vida das crianças do Ensino Pré- -Escolar e posterior intervenção, em 2 de 3 jardins de infância de um Agrupamento de Escolas, sendo que na terceira escola não foi entregue o instrumento, mas foram realizadas intervenções. Participaram no preenchimento deste instrumento um total de 18 pais, sendo que nas intervenções de educação, participaram 66 crianças e 16 pais. Resultados: Na escola A responderam apenas 7 pais/educadores, sendo que só 4 preencheram a escala de avaliação do Estilo de Vida. As áreas prioritárias de intervenção são atividade física (100%), exposição ao consumo de bebidas alcoólicas (100%) e consumismo (75%). Já na escola SM, na qual responderam 14 pais/educadores, é prioritário abordar as questões de sono e repouso (71%), equilíbrio energético (71% e 93%), normal desenvolvimento (64% e 79%), saúde oral (64%), consumismo (69% e 74%), ocupação dos tempos livres (86% e 64%) e afetos e emoções (64%). Os comportamentos observados como menos preventivos, foram: É transportado ao colo no carro; Mudam o detergente da sua embalagem original; Tomam medicamentos em frente das crianças; Deixa-o sozinho na cozinha; Deixa-o sozinho na banheira cheia de água ou piscina; e Cobrem o candeeiro com pano para reduzir a luminosidade em ambas as escolas. Conclusão: O instrumento ?Caderneta dos Pais? foi aplicado a menos de 50% dos pais de dois jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, analisando-se a utilidade do mesmo, tentando envolver as famílias na avaliação dos estilos de vida dos filhos para fomentar uma maior conscientização acerca dos mesmos. Este estágio tornou-se essencial para o treino da capacidade de reflexão sobre as competências do Enfermeiro Especialista. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=TTp7TGaA TID:203318226 |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=TTp7TGaA |
identifier_str_mv |
TID:203318226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=TTp7TGaA |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137237700444160 |