O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15123 |
Resumo: | Contextualização - O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com a finalidade de democratizar o acesso e ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Objetivo geral - Analisar a implementação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá/Bela Vista, período 2014 – 2018, em relação ao PNAES. Metodologia – Estudo de caso e pesquisa descritiva, de corte transversal, com triangulação metodológica, com recurso a amostras de conveniência, com estudantes e técnicos servidores da Comissão de Permanente de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Cuiabá/Bela Vista (CPAE), como unidade de análise. Resultados - A investigação demostrou que a implementação do PAE no IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista é fundamental para a permanência e êxito dos beneficiados e promoção da inclusão social. Concluímos ainda que as verbas não são suficientes para a demanda, além da burocracia excessiva no processo de seleção, atrasos nos pagamentos e ausência de ferramentas tecnológicas, para avaliar e medir o desempenho do PAE. Limitações/Implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com cautela, em termos da sua generalização e inexistência de uma base de dados dos beneficiados, bem como, a dificuldade em realizar uma ampla análise na discussão de resultados, face aos poucos trabalhos nacionais. Quanto às implicações teóricas destacamos a relevância do PNAES nas instituições federais de ensino, enquanto mecanismo de desenvolvimento e inovação social. As implicações práticas do estudo permitem indicar algumas recomendações de gestão educativa para o PAE. Originalidade - A principal originalidade decorre de ser a primeira pesquisa sobre esta temática no Campus, bem como os dados recolhidos possibilitam análise da implementação do PAE. |
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O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela VistaAssistência EstudantilPNAESIFMT-Campus Cuiabá/Bela VistaPermanênciaResultadosStudent assistancePermanenceResultGestãoContextualização - O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com a finalidade de democratizar o acesso e ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Objetivo geral - Analisar a implementação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá/Bela Vista, período 2014 – 2018, em relação ao PNAES. Metodologia – Estudo de caso e pesquisa descritiva, de corte transversal, com triangulação metodológica, com recurso a amostras de conveniência, com estudantes e técnicos servidores da Comissão de Permanente de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Cuiabá/Bela Vista (CPAE), como unidade de análise. Resultados - A investigação demostrou que a implementação do PAE no IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista é fundamental para a permanência e êxito dos beneficiados e promoção da inclusão social. Concluímos ainda que as verbas não são suficientes para a demanda, além da burocracia excessiva no processo de seleção, atrasos nos pagamentos e ausência de ferramentas tecnológicas, para avaliar e medir o desempenho do PAE. Limitações/Implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com cautela, em termos da sua generalização e inexistência de uma base de dados dos beneficiados, bem como, a dificuldade em realizar uma ampla análise na discussão de resultados, face aos poucos trabalhos nacionais. Quanto às implicações teóricas destacamos a relevância do PNAES nas instituições federais de ensino, enquanto mecanismo de desenvolvimento e inovação social. As implicações práticas do estudo permitem indicar algumas recomendações de gestão educativa para o PAE. Originalidade - A principal originalidade decorre de ser a primeira pesquisa sobre esta temática no Campus, bem como os dados recolhidos possibilitam análise da implementação do PAE.Contextualization - The National Student Assistance Program (PNAES) was created with the purpose of democratizing access and expanding the conditions of permanence and success of students in a situation of socioeconomic vulnerability in the Brazilian Federal Higher Education Institutions (IFES). General objective - To analyze the implementation of the Student Assistance Program (PAE) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) - Cuiabá / Bela Vista Campus, period 2014 - 2018, in relation to PNAES. Methodology - Case study and descriptive cross-sectional research with methodological triangulation, using convenience samples, with students and technical staff of the IFMT Student Assistance Standing Committee - Campus Cuiabá / Bela Vista (CPAE), as a unit in analyze. Results - The research showed that the implementation of the SAP in the IFMT-Campus Cuiabá / Bela Vista is fundamental for the permanence and success of the beneficiaries and the promotion of social inclusion. We also conclude that the funds are not sufficient for demand, besides excessive bureaucracy in the selection process, late payments and lack of technological tools to evaluate and measure PAE performance. Limitations / Implications - The results obtained need to be carefully analyzed, in terms of their generalization and lack of a database of beneficiaries, as well as the difficulty in carrying out a broad analysis in the discussion of results, given the few national studies. Regarding the theoretical implications, we highlight the relevance of PNAES in federal educational institutions, as a mechanism for development and social innovation. The practical implications of the study indicate some educational management recommendations for the PAE. Originality - The main originality stems from being the first research on this theme in the Campus, as well as the collected data allow analysis of the implementation of the PAE.Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroOliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Reinaldo SIlva2019-12-13T14:46:49Z2019-12-112019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15123TID:202336247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:53.740323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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