O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Reinaldo SIlva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15123
Resumo: Contextualização - O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com a finalidade de democratizar o acesso e ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Objetivo geral - Analisar a implementação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá/Bela Vista, período 2014 – 2018, em relação ao PNAES. Metodologia – Estudo de caso e pesquisa descritiva, de corte transversal, com triangulação metodológica, com recurso a amostras de conveniência, com estudantes e técnicos servidores da Comissão de Permanente de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Cuiabá/Bela Vista (CPAE), como unidade de análise. Resultados - A investigação demostrou que a implementação do PAE no IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista é fundamental para a permanência e êxito dos beneficiados e promoção da inclusão social. Concluímos ainda que as verbas não são suficientes para a demanda, além da burocracia excessiva no processo de seleção, atrasos nos pagamentos e ausência de ferramentas tecnológicas, para avaliar e medir o desempenho do PAE. Limitações/Implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com cautela, em termos da sua generalização e inexistência de uma base de dados dos beneficiados, bem como, a dificuldade em realizar uma ampla análise na discussão de resultados, face aos poucos trabalhos nacionais. Quanto às implicações teóricas destacamos a relevância do PNAES nas instituições federais de ensino, enquanto mecanismo de desenvolvimento e inovação social. As implicações práticas do estudo permitem indicar algumas recomendações de gestão educativa para o PAE. Originalidade - A principal originalidade decorre de ser a primeira pesquisa sobre esta temática no Campus, bem como os dados recolhidos possibilitam análise da implementação do PAE.
id RCAP_13784666f064d9668e5efc133babb3bc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela VistaAssistência EstudantilPNAESIFMT-Campus Cuiabá/Bela VistaPermanênciaResultadosStudent assistancePermanenceResultGestãoContextualização - O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com a finalidade de democratizar o acesso e ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Objetivo geral - Analisar a implementação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá/Bela Vista, período 2014 – 2018, em relação ao PNAES. Metodologia – Estudo de caso e pesquisa descritiva, de corte transversal, com triangulação metodológica, com recurso a amostras de conveniência, com estudantes e técnicos servidores da Comissão de Permanente de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Cuiabá/Bela Vista (CPAE), como unidade de análise. Resultados - A investigação demostrou que a implementação do PAE no IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista é fundamental para a permanência e êxito dos beneficiados e promoção da inclusão social. Concluímos ainda que as verbas não são suficientes para a demanda, além da burocracia excessiva no processo de seleção, atrasos nos pagamentos e ausência de ferramentas tecnológicas, para avaliar e medir o desempenho do PAE. Limitações/Implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com cautela, em termos da sua generalização e inexistência de uma base de dados dos beneficiados, bem como, a dificuldade em realizar uma ampla análise na discussão de resultados, face aos poucos trabalhos nacionais. Quanto às implicações teóricas destacamos a relevância do PNAES nas instituições federais de ensino, enquanto mecanismo de desenvolvimento e inovação social. As implicações práticas do estudo permitem indicar algumas recomendações de gestão educativa para o PAE. Originalidade - A principal originalidade decorre de ser a primeira pesquisa sobre esta temática no Campus, bem como os dados recolhidos possibilitam análise da implementação do PAE.Contextualization - The National Student Assistance Program (PNAES) was created with the purpose of democratizing access and expanding the conditions of permanence and success of students in a situation of socioeconomic vulnerability in the Brazilian Federal Higher Education Institutions (IFES). General objective - To analyze the implementation of the Student Assistance Program (PAE) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) - Cuiabá / Bela Vista Campus, period 2014 - 2018, in relation to PNAES. Methodology - Case study and descriptive cross-sectional research with methodological triangulation, using convenience samples, with students and technical staff of the IFMT Student Assistance Standing Committee - Campus Cuiabá / Bela Vista (CPAE), as a unit in analyze. Results - The research showed that the implementation of the SAP in the IFMT-Campus Cuiabá / Bela Vista is fundamental for the permanence and success of the beneficiaries and the promotion of social inclusion. We also conclude that the funds are not sufficient for demand, besides excessive bureaucracy in the selection process, late payments and lack of technological tools to evaluate and measure PAE performance. Limitations / Implications - The results obtained need to be carefully analyzed, in terms of their generalization and lack of a database of beneficiaries, as well as the difficulty in carrying out a broad analysis in the discussion of results, given the few national studies. Regarding the theoretical implications, we highlight the relevance of PNAES in federal educational institutions, as a mechanism for development and social innovation. The practical implications of the study indicate some educational management recommendations for the PAE. Originality - The main originality stems from being the first research on this theme in the Campus, as well as the collected data allow analysis of the implementation of the PAE.Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroOliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Reinaldo SIlva2019-12-13T14:46:49Z2019-12-112019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15123TID:202336247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:53.740323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
title O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
spellingShingle O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
Barbosa, Reinaldo SIlva
Assistência Estudantil
PNAES
IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista
Permanência
Resultados
Student assistance
Permanence
Result
Gestão
title_short O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
title_full O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
title_fullStr O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
title_full_unstemmed O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
title_sort O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela Vista
author Barbosa, Reinaldo SIlva
author_facet Barbosa, Reinaldo SIlva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
Oliveira, Luciana Gomes de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Reinaldo SIlva
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Estudantil
PNAES
IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista
Permanência
Resultados
Student assistance
Permanence
Result
Gestão
topic Assistência Estudantil
PNAES
IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista
Permanência
Resultados
Student assistance
Permanence
Result
Gestão
description Contextualização - O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com a finalidade de democratizar o acesso e ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Objetivo geral - Analisar a implementação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá/Bela Vista, período 2014 – 2018, em relação ao PNAES. Metodologia – Estudo de caso e pesquisa descritiva, de corte transversal, com triangulação metodológica, com recurso a amostras de conveniência, com estudantes e técnicos servidores da Comissão de Permanente de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Cuiabá/Bela Vista (CPAE), como unidade de análise. Resultados - A investigação demostrou que a implementação do PAE no IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista é fundamental para a permanência e êxito dos beneficiados e promoção da inclusão social. Concluímos ainda que as verbas não são suficientes para a demanda, além da burocracia excessiva no processo de seleção, atrasos nos pagamentos e ausência de ferramentas tecnológicas, para avaliar e medir o desempenho do PAE. Limitações/Implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com cautela, em termos da sua generalização e inexistência de uma base de dados dos beneficiados, bem como, a dificuldade em realizar uma ampla análise na discussão de resultados, face aos poucos trabalhos nacionais. Quanto às implicações teóricas destacamos a relevância do PNAES nas instituições federais de ensino, enquanto mecanismo de desenvolvimento e inovação social. As implicações práticas do estudo permitem indicar algumas recomendações de gestão educativa para o PAE. Originalidade - A principal originalidade decorre de ser a primeira pesquisa sobre esta temática no Campus, bem como os dados recolhidos possibilitam análise da implementação do PAE.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T14:46:49Z
2019-12-11
2019-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15123
TID:202336247
url http://hdl.handle.net/10400.22/15123
identifier_str_mv TID:202336247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131440737157120