perspectiva do estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí quanto a importância e eficácia do Programa de Residência Estudantil para sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luci Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12776
Resumo: A educação é referendada legalmente como um dos direito fundamentais do cidadão, se fazendo em um forte instrumento no exercício da cidadania. As políticas educacionais são criadas para oferecer garantia de acesso a esse direito. A Assistência Estudantil se encontra no bojo dessas políticas e apresenta-se como mecanismo que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de programas, projetos e ações que propiciem a permanência do estudante nas Instituições, tendo grande relevância devido às altas taxas de desigualdade social, que se expressam na permanência dos estudantes nos seus cursos. Fazem parte das políticas de assistência estudantil os programas de moradia estudantil, foco do estudo em questão. Assim, neste trabalho, tivemos por objetivo a investigação do Programa de Residência Estudantil do Campus Urutaí, analisando a percepção dos alunos do curso Técnico em Agropecuária moradores da Residência, no que diz respeito aos reflexos desse programa em sua permanência e formação no curso. Para tal estudo, utilizamos de uma metodologia de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados, através dos quais buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar. O estudo envolveu ainda as pesquisas bibliográfica e documental, que ofereceram o arcabouço teórico da pesquisa, contribuindo para a compreensão e análise dos dados levantados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos de questionário, com perguntas abertas e fechadas. Estes questionários foram aplicados aos estudantes público-alvo da pesquisa, que são os alunos do curso Técnico em Agropecuária, moradores da Residência Estudantil. Obtivemos um número de 63 participantes. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de conteúdo de Bardin. Em nossos resultados, traçamos o perfil socioeconômico destes estudantes, bem como levantamos as questões pertinentes às suas percepções. Concluímos que estes discentes consideram a importância do Programa, como sendo um possibilitador de suas permanências, porém, também encontram problemas em sua execução. Através desta análise, conseguimos obter dados e informações relevantes ao acompanhamento e a avaliação deste programa, que podem vir a subsidiar o planejamento e a formulação de intervenções; os ajustes e as decisões sobre a manutenção e/ou interrupção destas ações.
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spelling Silva, Luci Rodrigues daGonçalves, Sílvia Maria Melo486.971.927-48Gonçalves, Silvia Maria MeloDamasceno, Allan RochaBernardino, Adriana Vasconcelos da Silva806.454.021-68http://lattes.cnpq.br/57580755510728632023-12-22T02:21:12Z2023-12-22T02:21:12Z2020-08-06SILVA, Luci Rodrigues. A perspectiva do estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí quanto a importância e eficácia do Programa de Residência Estudantil para sua formação. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12776A educação é referendada legalmente como um dos direito fundamentais do cidadão, se fazendo em um forte instrumento no exercício da cidadania. As políticas educacionais são criadas para oferecer garantia de acesso a esse direito. A Assistência Estudantil se encontra no bojo dessas políticas e apresenta-se como mecanismo que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de programas, projetos e ações que propiciem a permanência do estudante nas Instituições, tendo grande relevância devido às altas taxas de desigualdade social, que se expressam na permanência dos estudantes nos seus cursos. Fazem parte das políticas de assistência estudantil os programas de moradia estudantil, foco do estudo em questão. Assim, neste trabalho, tivemos por objetivo a investigação do Programa de Residência Estudantil do Campus Urutaí, analisando a percepção dos alunos do curso Técnico em Agropecuária moradores da Residência, no que diz respeito aos reflexos desse programa em sua permanência e formação no curso. Para tal estudo, utilizamos de uma metodologia de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados, através dos quais buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar. O estudo envolveu ainda as pesquisas bibliográfica e documental, que ofereceram o arcabouço teórico da pesquisa, contribuindo para a compreensão e análise dos dados levantados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos de questionário, com perguntas abertas e fechadas. Estes questionários foram aplicados aos estudantes público-alvo da pesquisa, que são os alunos do curso Técnico em Agropecuária, moradores da Residência Estudantil. Obtivemos um número de 63 participantes. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de conteúdo de Bardin. Em nossos resultados, traçamos o perfil socioeconômico destes estudantes, bem como levantamos as questões pertinentes às suas percepções. Concluímos que estes discentes consideram a importância do Programa, como sendo um possibilitador de suas permanências, porém, também encontram problemas em sua execução. Através desta análise, conseguimos obter dados e informações relevantes ao acompanhamento e a avaliação deste programa, que podem vir a subsidiar o planejamento e a formulação de intervenções; os ajustes e as decisões sobre a manutenção e/ou interrupção destas ações.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEducation is legally endorsed as one of the fundamental rights of the citizen, becoming a strong instrument in the exercise of citizenship. Educational policies are elevated to offer guaranteed access to that right. Student Assistance is in the midst of these policies and presents itself as a mechanism that aims to contribute to the process of creating, expanding and consolidating programs, projects and actions that allow the student to remain in the Institutions, paying great attention to the high rates of inequality which are expressed in the permanence of students in their courses. Student housing programs, the focus of the study in question, are part of student assistance policies. Thus, in this work, we aimed to investigate the Student Residence Program of Campus Urutaí, analyzing the perception of students of the Technical Course in Agricultural and Livestock residents of the Residence, with regard to the reflexes of this program in their permanence and training in the course. For this study, we used an exploratory methodology, with qualitative analysis of the data, through which we sought to know the conceptions of the respondents about their condition as an internal student and about their school performance. The study also involved bibliographic and documentary research, which offered the theoretical framework of the research, contributing to the understanding and analysis of the data collected. As a data collection instrument, we used a questionnaire, with open and closed questions. These questionnaires were applied to students who were the target audience of the research, who are students of the Technical course in Agriculture, residents of the Student Residence. We obtained a number of 63 participants. The data were analyzed using the Bardin content analysis technique. In our results, we trace the socioeconomic profile of these students, as well as raise the questions pertinent to their perceptions. We conclude that these students consider the importance of the Program, as an enabler of their stays, however, they also encounter problems in its execution. Through this analysis, we were able to obtain data and information relevant to the monitoring and evaluation of this program, which may come to subsidize the planning and formulation of interventions; adjustments and decisions regarding the maintenance and / or interruption of these actions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAssistência EstudantilResidência EstudantilMoradia EstudantilPermanênciaStudent AssistanceStudent ResidenceStudent HousingPermanenceEducaçãoperspectiva do estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí quanto a importância e eficácia do Programa de Residência Estudantil para sua formaçãoThe perspective of the student of the Agropecuária Technical Course of the Goiano Federal Institute - Campus Urutaí regarding the importance and effectiveness of the Student Residency Program for its formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Marta Virginia de Araújo Batista. 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Silva, Luci Rodrigues da
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description A educação é referendada legalmente como um dos direito fundamentais do cidadão, se fazendo em um forte instrumento no exercício da cidadania. As políticas educacionais são criadas para oferecer garantia de acesso a esse direito. A Assistência Estudantil se encontra no bojo dessas políticas e apresenta-se como mecanismo que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de programas, projetos e ações que propiciem a permanência do estudante nas Instituições, tendo grande relevância devido às altas taxas de desigualdade social, que se expressam na permanência dos estudantes nos seus cursos. Fazem parte das políticas de assistência estudantil os programas de moradia estudantil, foco do estudo em questão. Assim, neste trabalho, tivemos por objetivo a investigação do Programa de Residência Estudantil do Campus Urutaí, analisando a percepção dos alunos do curso Técnico em Agropecuária moradores da Residência, no que diz respeito aos reflexos desse programa em sua permanência e formação no curso. Para tal estudo, utilizamos de uma metodologia de caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados, através dos quais buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar. O estudo envolveu ainda as pesquisas bibliográfica e documental, que ofereceram o arcabouço teórico da pesquisa, contribuindo para a compreensão e análise dos dados levantados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos de questionário, com perguntas abertas e fechadas. Estes questionários foram aplicados aos estudantes público-alvo da pesquisa, que são os alunos do curso Técnico em Agropecuária, moradores da Residência Estudantil. Obtivemos um número de 63 participantes. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise de conteúdo de Bardin. Em nossos resultados, traçamos o perfil socioeconômico destes estudantes, bem como levantamos as questões pertinentes às suas percepções. Concluímos que estes discentes consideram a importância do Programa, como sendo um possibilitador de suas permanências, porém, também encontram problemas em sua execução. Através desta análise, conseguimos obter dados e informações relevantes ao acompanhamento e a avaliação deste programa, que podem vir a subsidiar o planejamento e a formulação de intervenções; os ajustes e as decisões sobre a manutenção e/ou interrupção destas ações.
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