Vida Saudável na Pré-Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3151
Resumo: O presente Relatório de estágio, pretende contribuir para o estudo do comportamento e das preferências alimentares de um grupo de crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos de idade). O estudo consistiu numa investigação experimental, com duração de 8/9 meses, via aplicação de questionário de preferências alimentares (QCA) e recolha de medidas antropométricas, antes e após aplicação de programa de intervenção mensal de promoção de saúde alimentar e atividade física. Os principais objetivos da intervenção consistiram em: I) Caraterizar e analisar as escolhas alimentares das crianças, antes e após a intervenção; II) Analisar parâmetros antropométricos das crianças, antes e após a intervenção; III) Promover, de forma criativa e diversificada, a literacia em saúde alimentar e na adoção de um estilo de vida saudável; IV) Proporcionar momentos de desenvolvimento físico/atividade física e apresentar diversas formas de aproveitar o tempo, com base em atividades físicas, como a dança, a imitação gestual e a realização de percursos e tarefas de carater motor. A amostra que participou na intervenção é constituída por 136 crianças, com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, a frequentar o ensino pré-escolar, no Conselho de Ansião, distrito de Leiria. Os resultados da intervenção revelaram, primeiramente, que os pais e as crianças estavam recetivos a esta intervenção (interesse mostrado nas reuniões, pelos pais e nas primeiras conversas, pelas crianças e também na autorização/participação enviada aos pais, sendo que foram autorizadas a participar, todas as crianças das pré-escolas do Concelho do Ansião). Adicionalmente, os resultados mostraram que, após a intervenção, as crianças modificaram as suas preferências alimentares, como comprovaram os dados obtidos através da aplicação do questionário QCA, bem como, apresentaram menores valores de IMC e percentil de IMC, posicionando-se em maior numero na categoria “normal” e menos nas categorias “sobrepeso” e “obesidade”. O estudo permitiu concluir que a implementação de um programa/intervenção mensal dirigido às crianças em idade préescolar, pode constituir uma forma eficaz de aumentar a sua literacia em saúde e iniciar processos de mudança, em relação a hábitos alimentares e físicos mais saudáveis.
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