Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Clara Torres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5000
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de abril de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_bbcc1b547f80a1a63707ef028b272b42
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágioActividade Física EscolarAlimentação SaudávelCriançaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Estágio PedagógicoFamíliaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de abril de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente relatório procura relatar as vivências experienciadas no nosso estágio, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma caraterização dos contextos escolares de estágio, na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando de forma particular, as atividades realizadas no âmbito da temática de aprofundamento, ou seja, no âmbito da importância da atividade fisica e de uma alimentação saudável na promoção de hábitos de vida saudável das crianças da educação infantil e básica. A partir dos resultados obtidos nas escolas de estágios, por aplicação de inquérito por questionário aos encarregados de educação/pais de 46 crianças e por entrevista aos 4 profissionais de educação (educador/ professor cooperantes; professores especialistas de Educação Física) apurámos que estes intervenientes consideraram que a prática de atividade física regular e de uma boa alimentação são elementos essenciais para a educação e o desenvolvimento integral das crianças, considerando o papel da escola fundamental nessa dimensão. Para além disso, os resultados deste estudo de caso, embora não sendo generalizáveis, ainda nos permitiram caraterizar melhor as crianças/alunos do nosso estágio, assim como os seus familiares quanto às suas rotinas, à literacia motora e aos hábitos de vida saudável. As componentes da prática educativa que foram relatadas no presente documento pela estagiária, dizem respeito às experiências proporcionadas ao longo desta fase de formação e que incluem um (des)envolvimento da estagiária em atividades de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, todas elas, competências intrínsecas ao perfil do educador/professor. Deste modo, neste trabalho procurou-se descrever, analisar, refletir e fundamentar as opções tomadas ao longo do nosso estágio, etapa única, enriquecedora e importante para o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.RÉSUMÉ: Ce rapport de stage vise à rendre compte des expériences sur notre stage, développé au sein des unités de cours de la formation du Stage Pédagogique I et II du Master en Enseignement Maternelle et Enseignement Elémentaire. Ce document présente une caractérisation des contextes scolaires de stage, dans l’Enseignement Maternelle et l’Enseignement Elémentaire, en mettant l’accent en particulier les activités menées dans le cadre du thème approfondissement, c’est-à-dire, dans le domaine de l’importance de l’activité physique et d’une alimentation saine, dans la promotion de bonnes habitudes de vie des enfants dans l’éducation infantile. A partir des résultats obtenus dans les écoles de stage, en appliquant enquête par questionnaire aux parents/tuteurs de 46 enfants et par interview aux quatre professionnels de l'éducation (enseignant, les enseignants coopérants et les spécialistes de l'éducation physique) nous avons constaté que ces intervenants ont trouvés que la pratique de l'activité physique régulière et une bonne alimentation sont des éléments essentiels pour l'éducation et le développement intégral des enfants, en considérant le rôle de l'école primaire dans cette dimension. De plus, les résultats de cette étude de cas, sans être généralisables, nous ont permis de mieux caractériser les enfants / les élèves de notre stage, ainsi que les membres de la famille par rapport à leurs routines, à leurs l'alphabétisation motrice et à leurs habitudes saines de vie. Les composants de la pratique éducative qui ont été rapportées dans le présent document par la stagiaire se rapportent aux expériences fournies tout au long de cette phase de formation et comprennent un engagement de la stagiaire dans les activités d'observation, de planification, d'action, d'évaluation et de réflexion, compétences qui sont tout à fait intrinsèques au profil de l'enseignant/professeur. Ainsi, dans ce travail nous avons dû développer, analyser, réfléchir et fonder les choix faits pendant notre stage, une seule étape, enrichissante et importante pour le développement personnel et professionnel.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresMedeiros, Clara Torres2019-02-12T15:50:56Z2018-04-302018-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5000201918110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:16Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:18.370853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
title Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
spellingShingle Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
Medeiros, Clara Torres
Actividade Física Escolar
Alimentação Saudável
Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Família
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
title_full Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
title_fullStr Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
title_full_unstemmed Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
title_sort Importância da atividade física e hábitos de vida saudável no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma abordagem realizada a partir da(s) escola(s) de estágio
author Medeiros, Clara Torres
author_facet Medeiros, Clara Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Clara Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade Física Escolar
Alimentação Saudável
Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Família
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Actividade Física Escolar
Alimentação Saudável
Criança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Família
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de abril de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
2018-04-30T00:00:00Z
2019-02-12T15:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5000
201918110
url http://hdl.handle.net/10400.3/5000
identifier_str_mv 201918110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130728241299456