Museu e monumento em projeto de educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Carla Daniela do Vale Leitão da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13953
Resumo: O presente trabalho destina-se a dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de uma escola do concelho de Ílhavo, explorando a relação entre o Museu/Monumento e a escola. A grandiosidade do Farol da Barra e o património cultural e artístico presente no Museu Marítimo de Ílhavo fazem destes espaços únicos e repletos de potencialidades educativas. Neste sentido, pretendeu-se explorar todas essas potencialidades no desenvolvimento de um projeto de Educação Visual. Todo o processo de trabalho desenvolvido em torno da interação entre a escola e o Museu/Monumento tem como intuito dar vida a uma parceria que se pretende cada vez mais dinâmica entre a comunidade escolar e a oferta educativa e cultural promovida pelos Museus. A finalidade deste estudo consiste em compreender o Museu/Monumento como espaço potenciador e facilitador do processo de ensino. O estudo de caso foi o método de investigação utilizado, dado o tipo de recolha que se iria efetuar. Desta forma, as técnicas utilizadas foram essencialmente de natureza qualitativa: observações, inquéritos por entrevistas semiestruturadas e análise documental. De modo a complementar e reforçar os dados da observação direta também se recorreu à aplicação de um inquérito por questionário - análise quantitativa. A análise global dos resultados revela que os alunos consideram que as visitas ao Museu e ao Monumento contribuem para um melhor desenvolvimento dos projetos da disciplina de Educação Visual. Este trabalho permitiu explorar e estimular a relação entre a escola e o Museu/Monumento, desenvolvendo-se uma relação de entreajuda e cooperação entre estes espaços.
id RCAP_137deebea6bcf3c70c2fc590d0e9b83d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Museu e monumento em projeto de educação visualEducação artísticaEducação visualProjetos educativosMuseusMonumentosEducação culturalO presente trabalho destina-se a dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de uma escola do concelho de Ílhavo, explorando a relação entre o Museu/Monumento e a escola. A grandiosidade do Farol da Barra e o património cultural e artístico presente no Museu Marítimo de Ílhavo fazem destes espaços únicos e repletos de potencialidades educativas. Neste sentido, pretendeu-se explorar todas essas potencialidades no desenvolvimento de um projeto de Educação Visual. Todo o processo de trabalho desenvolvido em torno da interação entre a escola e o Museu/Monumento tem como intuito dar vida a uma parceria que se pretende cada vez mais dinâmica entre a comunidade escolar e a oferta educativa e cultural promovida pelos Museus. A finalidade deste estudo consiste em compreender o Museu/Monumento como espaço potenciador e facilitador do processo de ensino. O estudo de caso foi o método de investigação utilizado, dado o tipo de recolha que se iria efetuar. Desta forma, as técnicas utilizadas foram essencialmente de natureza qualitativa: observações, inquéritos por entrevistas semiestruturadas e análise documental. De modo a complementar e reforçar os dados da observação direta também se recorreu à aplicação de um inquérito por questionário - análise quantitativa. A análise global dos resultados revela que os alunos consideram que as visitas ao Museu e ao Monumento contribuem para um melhor desenvolvimento dos projetos da disciplina de Educação Visual. Este trabalho permitiu explorar e estimular a relação entre a escola e o Museu/Monumento, desenvolvendo-se uma relação de entreajuda e cooperação entre estes espaços.This assignment is intended to raise awareness to the work carried out by students of a school in the municipality of Ílhavo, exploring the relationship between the Museum /Monument and the school. The greatness of the Farol da Barra and the cultural and artistic heritage present in the Maritime Museum of Ílhavo make these spaces unique and full of educational potential. Therefore, we sought to explore all these capabilities in the development of a Visual Education project. The whole work process around the interaction between the school and the Museum/Monument, serves to give life to a partnership that aims to be increasingly dynamic between the school community and the cultural and educational provision promoted by the Museums. The purpose of this study is to understand the Museum/Monument as a space enhancer and facilitator of the teaching process. The case study was the research method used, due to the means of the gathering of information which would take place. Thus, the techniques used were essentially qualitative: observations, surveys by semi-structured interviews and documentary analysis. In order to complement and enhance the data from direct observation there was also the resort to the application of a questionnaire survey - quantitative analysis. The global analysis of the results reveals that students consider that visits to the Museum and the Monument contribute towards a greater development of the projects of the Visual Education discipline. This assignment allowed the exploration and the stimulation of the relationship between school and the Museum/Monument, developing a relationship of mutual support and cooperation between these spaces.Universidade de Aveiro2015-04-28T15:46:59Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13953TID:201568314porMota, Carla Daniela do Vale Leitão dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:25Zoai:ria.ua.pt:10773/13953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:39.497095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Museu e monumento em projeto de educação visual
title Museu e monumento em projeto de educação visual
spellingShingle Museu e monumento em projeto de educação visual
Mota, Carla Daniela do Vale Leitão da
Educação artística
Educação visual
Projetos educativos
Museus
Monumentos
Educação cultural
title_short Museu e monumento em projeto de educação visual
title_full Museu e monumento em projeto de educação visual
title_fullStr Museu e monumento em projeto de educação visual
title_full_unstemmed Museu e monumento em projeto de educação visual
title_sort Museu e monumento em projeto de educação visual
author Mota, Carla Daniela do Vale Leitão da
author_facet Mota, Carla Daniela do Vale Leitão da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Carla Daniela do Vale Leitão da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação visual
Projetos educativos
Museus
Monumentos
Educação cultural
topic Educação artística
Educação visual
Projetos educativos
Museus
Monumentos
Educação cultural
description O presente trabalho destina-se a dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de uma escola do concelho de Ílhavo, explorando a relação entre o Museu/Monumento e a escola. A grandiosidade do Farol da Barra e o património cultural e artístico presente no Museu Marítimo de Ílhavo fazem destes espaços únicos e repletos de potencialidades educativas. Neste sentido, pretendeu-se explorar todas essas potencialidades no desenvolvimento de um projeto de Educação Visual. Todo o processo de trabalho desenvolvido em torno da interação entre a escola e o Museu/Monumento tem como intuito dar vida a uma parceria que se pretende cada vez mais dinâmica entre a comunidade escolar e a oferta educativa e cultural promovida pelos Museus. A finalidade deste estudo consiste em compreender o Museu/Monumento como espaço potenciador e facilitador do processo de ensino. O estudo de caso foi o método de investigação utilizado, dado o tipo de recolha que se iria efetuar. Desta forma, as técnicas utilizadas foram essencialmente de natureza qualitativa: observações, inquéritos por entrevistas semiestruturadas e análise documental. De modo a complementar e reforçar os dados da observação direta também se recorreu à aplicação de um inquérito por questionário - análise quantitativa. A análise global dos resultados revela que os alunos consideram que as visitas ao Museu e ao Monumento contribuem para um melhor desenvolvimento dos projetos da disciplina de Educação Visual. Este trabalho permitiu explorar e estimular a relação entre a escola e o Museu/Monumento, desenvolvendo-se uma relação de entreajuda e cooperação entre estes espaços.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-04-28T15:46:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13953
TID:201568314
url http://hdl.handle.net/10773/13953
identifier_str_mv TID:201568314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137547243225088