Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2514
Resumo: Resumo O presente trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viseu. O mesmo encontra-se estruturado em duas partes. Da primeira parte constam as reflexões acerca das vivências e das aprendizagens realizadas ao nível das Práticas de Ensino Supervisionada. A segunda parte centra-se no trabalho de investigação, cujas questões e projeto emergiram no segundo semestre do ano letivo 2012/2013, tendo como tema “Motivação para a leitura de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Os objetivos delineados neste estudo foram: i) compreender qual o contributo da escola para a motivação para a leitura dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) indagar se a ativação do conhecimento prévio contribui para a motivação destes alunos para a leitura. Para se poderem alcançar os referidos objetivos, considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Guião de Leitura, aplicado em dois momentos: antes e após a leitura dos livros selecionados pelos alunos. Os participantes foram 19 alunos de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 3º ano de escolaridade, tendo a maioria 8 anos (89%) e 9 anos de idade (11%).
id RCAP_139cac06b61c487208ad6c8d6410e1b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadaLeituraMotivaçãoEducação LiteráriaPrática de Ensino SupervisionadaReadingMotivationLiterary EducationSupervised Teaching PracticeResumo O presente trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viseu. O mesmo encontra-se estruturado em duas partes. Da primeira parte constam as reflexões acerca das vivências e das aprendizagens realizadas ao nível das Práticas de Ensino Supervisionada. A segunda parte centra-se no trabalho de investigação, cujas questões e projeto emergiram no segundo semestre do ano letivo 2012/2013, tendo como tema “Motivação para a leitura de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Os objetivos delineados neste estudo foram: i) compreender qual o contributo da escola para a motivação para a leitura dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) indagar se a ativação do conhecimento prévio contribui para a motivação destes alunos para a leitura. Para se poderem alcançar os referidos objetivos, considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Guião de Leitura, aplicado em dois momentos: antes e após a leitura dos livros selecionados pelos alunos. Os participantes foram 19 alunos de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 3º ano de escolaridade, tendo a maioria 8 anos (89%) e 9 anos de idade (11%).Abstract The present report was written for the course Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education III, at Superior school of education Viseu. The report is structured in two parts. The first one includes a reflexive assessment on the experiences and learning acquired during Supervised Teaching Practice. The second part is focused on a research work, which questions and project arose during the second semester of the previous school year (2012/ 2013), and which theme is “motivation for reading on 1st cycle education’ students”. The objectives of this study were: i) to understand the school contribution for reading motivation on 1st cycle of education’ students; ii) wonder whether the activation of previous knowledge contributes to students' motivation to read. To be able to achieve the mentioned goals it was considered appropriate for this study a qualitative approach using the methodology of the case study. The data collection instruments used were: a reading guide used in two different moments, before and after the reading of the books chosen by the students. 19 students of a 3rd grade class of the 1st cycle education, took part of this study, most of them were 8 years old (89%) and the other 9 years old (11%).Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesMelão, DulceRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Joaninha Maria Correia Gomes da2015-01-13T16:11:35Z2014-112015-012014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2514TID:201108356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:40.189099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
title Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da
Leitura
Motivação
Educação Literária
Prática de Ensino Supervisionada
Reading
Motivation
Literary Education
Supervised Teaching Practice
title_short Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
title_full Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
title_sort Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
author Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da
author_facet Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balula, João Paulo Rodrigues
Melão, Dulce
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Motivação
Educação Literária
Prática de Ensino Supervisionada
Reading
Motivation
Literary Education
Supervised Teaching Practice
topic Leitura
Motivação
Educação Literária
Prática de Ensino Supervisionada
Reading
Motivation
Literary Education
Supervised Teaching Practice
description Resumo O presente trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viseu. O mesmo encontra-se estruturado em duas partes. Da primeira parte constam as reflexões acerca das vivências e das aprendizagens realizadas ao nível das Práticas de Ensino Supervisionada. A segunda parte centra-se no trabalho de investigação, cujas questões e projeto emergiram no segundo semestre do ano letivo 2012/2013, tendo como tema “Motivação para a leitura de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Os objetivos delineados neste estudo foram: i) compreender qual o contributo da escola para a motivação para a leitura dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) indagar se a ativação do conhecimento prévio contribui para a motivação destes alunos para a leitura. Para se poderem alcançar os referidos objetivos, considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Guião de Leitura, aplicado em dois momentos: antes e após a leitura dos livros selecionados pelos alunos. Os participantes foram 19 alunos de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 3º ano de escolaridade, tendo a maioria 8 anos (89%) e 9 anos de idade (11%).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-01-13T16:11:35Z
2015-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2514
TID:201108356
url http://hdl.handle.net/10400.19/2514
identifier_str_mv TID:201108356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130882831810560