Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2514 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viseu. O mesmo encontra-se estruturado em duas partes. Da primeira parte constam as reflexões acerca das vivências e das aprendizagens realizadas ao nível das Práticas de Ensino Supervisionada. A segunda parte centra-se no trabalho de investigação, cujas questões e projeto emergiram no segundo semestre do ano letivo 2012/2013, tendo como tema “Motivação para a leitura de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Os objetivos delineados neste estudo foram: i) compreender qual o contributo da escola para a motivação para a leitura dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) indagar se a ativação do conhecimento prévio contribui para a motivação destes alunos para a leitura. Para se poderem alcançar os referidos objetivos, considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Guião de Leitura, aplicado em dois momentos: antes e após a leitura dos livros selecionados pelos alunos. Os participantes foram 19 alunos de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 3º ano de escolaridade, tendo a maioria 8 anos (89%) e 9 anos de idade (11%). |
id |
RCAP_139cac06b61c487208ad6c8d6410e1b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadaLeituraMotivaçãoEducação LiteráriaPrática de Ensino SupervisionadaReadingMotivationLiterary EducationSupervised Teaching PracticeResumo O presente trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viseu. O mesmo encontra-se estruturado em duas partes. Da primeira parte constam as reflexões acerca das vivências e das aprendizagens realizadas ao nível das Práticas de Ensino Supervisionada. A segunda parte centra-se no trabalho de investigação, cujas questões e projeto emergiram no segundo semestre do ano letivo 2012/2013, tendo como tema “Motivação para a leitura de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Os objetivos delineados neste estudo foram: i) compreender qual o contributo da escola para a motivação para a leitura dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) indagar se a ativação do conhecimento prévio contribui para a motivação destes alunos para a leitura. Para se poderem alcançar os referidos objetivos, considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Guião de Leitura, aplicado em dois momentos: antes e após a leitura dos livros selecionados pelos alunos. Os participantes foram 19 alunos de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 3º ano de escolaridade, tendo a maioria 8 anos (89%) e 9 anos de idade (11%).Abstract The present report was written for the course Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education III, at Superior school of education Viseu. The report is structured in two parts. The first one includes a reflexive assessment on the experiences and learning acquired during Supervised Teaching Practice. The second part is focused on a research work, which questions and project arose during the second semester of the previous school year (2012/ 2013), and which theme is “motivation for reading on 1st cycle education’ students”. The objectives of this study were: i) to understand the school contribution for reading motivation on 1st cycle of education’ students; ii) wonder whether the activation of previous knowledge contributes to students' motivation to read. To be able to achieve the mentioned goals it was considered appropriate for this study a qualitative approach using the methodology of the case study. The data collection instruments used were: a reading guide used in two different moments, before and after the reading of the books chosen by the students. 19 students of a 3rd grade class of the 1st cycle education, took part of this study, most of them were 8 years old (89%) and the other 9 years old (11%).Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesMelão, DulceRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Joaninha Maria Correia Gomes da2015-01-13T16:11:35Z2014-112015-012014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2514TID:201108356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:40.189099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
title |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da Leitura Motivação Educação Literária Prática de Ensino Supervisionada Reading Motivation Literary Education Supervised Teaching Practice |
title_short |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
title_full |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionada |
author |
Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da |
author_facet |
Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balula, João Paulo Rodrigues Melão, Dulce Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Joaninha Maria Correia Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Motivação Educação Literária Prática de Ensino Supervisionada Reading Motivation Literary Education Supervised Teaching Practice |
topic |
Leitura Motivação Educação Literária Prática de Ensino Supervisionada Reading Motivation Literary Education Supervised Teaching Practice |
description |
Resumo O presente trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viseu. O mesmo encontra-se estruturado em duas partes. Da primeira parte constam as reflexões acerca das vivências e das aprendizagens realizadas ao nível das Práticas de Ensino Supervisionada. A segunda parte centra-se no trabalho de investigação, cujas questões e projeto emergiram no segundo semestre do ano letivo 2012/2013, tendo como tema “Motivação para a leitura de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Os objetivos delineados neste estudo foram: i) compreender qual o contributo da escola para a motivação para a leitura dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) indagar se a ativação do conhecimento prévio contribui para a motivação destes alunos para a leitura. Para se poderem alcançar os referidos objetivos, considerou-se adequada para este estudo uma abordagem de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Guião de Leitura, aplicado em dois momentos: antes e após a leitura dos livros selecionados pelos alunos. Os participantes foram 19 alunos de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 3º ano de escolaridade, tendo a maioria 8 anos (89%) e 9 anos de idade (11%). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11 2014-11-01T00:00:00Z 2015-01-13T16:11:35Z 2015-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2514 TID:201108356 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2514 |
identifier_str_mv |
TID:201108356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130882831810560 |