Motivação para a leitura e compreensão leitora no ensino básico: contributos para a inovação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Helena Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1472
Resumo: A leitura é um processo complexo que envolve vários factores - leitor, texto e contexto - e mobiliza um conjunto de variáveis de ordem muito diversa. Actualmente, há consenso entre diferentes autores quando se afirma que “ler é compreender” (Galveias, 2005; Mata & Monteiro, 2009; Viana, 2009). Relatórios internacionais, como os do PISA (2002, 2003, 2006), demonstram que os alunos portugueses apresentam desempenhos modestos ao nível da compreensão da leitura, sendo que a motivação e os hábitos de leitura se apresentam como duas variáveis a aprofundar na explicação destes resultados. No presente estudo pretende-se analisar a relação entre a compreensão, a motivação e os hábitos de leitura junto de um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade. A amostra é constituída por 69 alunos de um Agrupamento de Escolas do Distrito de Viana do Castelo, inscritos no 4.º ano de escolaridade. Em termos de recolha de dados foi utilizado o Questionário aos Hábitos de Leitura, construído para o efeito, bem como a Escala da Motivação para a Leitura (Monteiro & Mata, 2000) para avaliar respectivamente os hábitos e a motivação para a leitura. Para avaliar a compreensão leitora foi utilizada a Prova de Avaliação da Compreensão Leitora (ACL-4, Catalá, Catalá, Molina, & Monclùs, 2001; versão portuguesa de Mendonça, 2008). Os resultados sugerem que, relativamente aos hábitos de leitura, a grande maioria dos alunos gosta de ler e tem a percepção de que possui hábitos de leitura. Quanto à motivação, os resultados apontam para valores positivos de motivação para a leitura, particularmente no que diz respeito ao prazer da leitura e ao reconhecimento social. No que se refere à compreensão leitora, os resultados deste estudo situam-se, em geral, abaixo dos valores médios obtidos por Mendonça (2008). Finalmente, quanto às relações entre as variáveis em estudo, verificou-se que o desempenho a nível da compreensão leitora se associa positiva e moderadamente com a motivação para a leitura, embora não se tenha verificado associação entre esta variável e a frequência de leitura reportada pelos alunos.
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