Êxito ou fracasso: produção normativa no combate à indisciplina na organização escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2929 |
Resumo: | Devido ao aumento das questões, cada vez mais problemáticas, relacionadas com a indisciplina dos alunos, e apesar de este não ser um fenómeno recente a indisciplina passou a assumir novas dimensões, devido à frequência com que esta ocorre e pela visibilidade mediática que o nosso mundo globalizado tende a enfatizar, este fenómeno ganhou uma urgência nova no cenário do processo educativo hodierno. O professor necessita de encontrar novos modelos para o exercício da sua autoridade, de forma a mudar situações de conflitos e de indisciplina na sala de aula que acabam por prejudicar sempre o processo de ensino-aprendizagem. A escola precisa de cumprir o seu intuito e o seu mais nobre e mais exigente objetivo, que é o de educar para a cidadania. Desta forma, espera-se que a escola assuma uma política de prevenção e de intervenção que seja concomitantemente válida e eficaz contra a indisciplina. Para formar o aluno torna-se elementar agrupar o significado aos conteúdos ministrados e os valores éticos à identidade do aluno. A indisciplina é um tema assaz complexo, que envolve diversos factores e diferentes agentes. Um cenário que engloba a família, o professor, a organização escolar, a legislação, a motivação e frequentemente a desmotivação do aluno. Os objetivos deste estudo focalizam-se na indisciplina, com o intuito de tentar identificar quais as representações que os professores têm sobre ela e como lidam com esse problema. Mas incide particularmente nas interpretações que os professores têm sobre a eficácia e eficiência dos normativos produzidos pelo Ministério da Educação e Ciência, no que diz respeito ao combate e à diminuição da indisciplina na organização escolar. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, realizado no agrupamento Gama. A recolha de dados foi feita através de um inquérito por questionário aos professores do 2º Ciclo (aos professores subcoordenadores de disciplina, ao coordenador pedagógico, aos diretores de turma, aos coordenadores de departamento, aos professores do ensino especial e ao diretor do agrupamento), as entrevistas foram aplicadas a cinco professores que só possuíam funções de docência e não possuíam outras funções/cargos e análise documental (Regulamento Interno, Projeto Educativo, Relatório da Avaliação Externa da Inspeção Geral de Educação e análise de atas do Conselho Pedagógico). A análise dos dados permitiu-nos concluir que o êxito de uma escola, provém, pelo menos no caso estudado, de uma boa organização, bem como a existência de um corpo docente estável e cooperativo, o que permite uma diminuição acentuada da indisciplina. O facto de existir um corpo docente estável, neste agrupamento contribui de forma categórica para um número muito reduzido de situações indisciplinares. Estamos conscientes que porventura o trabalho resulte numa conclusão excessivamente positiva, face ao contexto e ao panorama geral do universo educativo. No entanto a análise e a exposição dos fatores e metodologias que estão na base do sucesso desta escola na prevenção e no combate à indisciplina poderão constituir um contributo útil e um instrumento de orientação e de referência a implantar, sempre que possível, noutros espaços educativos. Se assim acontecer essa será a melhor recompensa desta pesquisa. |
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Desta forma, espera-se que a escola assuma uma política de prevenção e de intervenção que seja concomitantemente válida e eficaz contra a indisciplina. Para formar o aluno torna-se elementar agrupar o significado aos conteúdos ministrados e os valores éticos à identidade do aluno. A indisciplina é um tema assaz complexo, que envolve diversos factores e diferentes agentes. Um cenário que engloba a família, o professor, a organização escolar, a legislação, a motivação e frequentemente a desmotivação do aluno. Os objetivos deste estudo focalizam-se na indisciplina, com o intuito de tentar identificar quais as representações que os professores têm sobre ela e como lidam com esse problema. Mas incide particularmente nas interpretações que os professores têm sobre a eficácia e eficiência dos normativos produzidos pelo Ministério da Educação e Ciência, no que diz respeito ao combate e à diminuição da indisciplina na organização escolar. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, realizado no agrupamento Gama. A recolha de dados foi feita através de um inquérito por questionário aos professores do 2º Ciclo (aos professores subcoordenadores de disciplina, ao coordenador pedagógico, aos diretores de turma, aos coordenadores de departamento, aos professores do ensino especial e ao diretor do agrupamento), as entrevistas foram aplicadas a cinco professores que só possuíam funções de docência e não possuíam outras funções/cargos e análise documental (Regulamento Interno, Projeto Educativo, Relatório da Avaliação Externa da Inspeção Geral de Educação e análise de atas do Conselho Pedagógico). A análise dos dados permitiu-nos concluir que o êxito de uma escola, provém, pelo menos no caso estudado, de uma boa organização, bem como a existência de um corpo docente estável e cooperativo, o que permite uma diminuição acentuada da indisciplina. O facto de existir um corpo docente estável, neste agrupamento contribui de forma categórica para um número muito reduzido de situações indisciplinares. Estamos conscientes que porventura o trabalho resulte numa conclusão excessivamente positiva, face ao contexto e ao panorama geral do universo educativo. No entanto a análise e a exposição dos fatores e metodologias que estão na base do sucesso desta escola na prevenção e no combate à indisciplina poderão constituir um contributo útil e um instrumento de orientação e de referência a implantar, sempre que possível, noutros espaços educativos. Se assim acontecer essa será a melhor recompensa desta pesquisa.Due to the increase increasingly problematic issues related to indiscipline among students, and although this is not a recent phenomenon, indiscipline has assumed new dimensions due to the frequency it occurs and the visibility given by mass media. Therefore, this phenomenon has gained a new urgency in today's scenario of the educational process. The teacher needs to find new models for the exercise of its authority in order to change conflict and indiscipline situations in the classroom that always end up harming the teaching and learning process. The school needs to fulfill its purpose and its most noble and demanding goal which is to educate for citizenship. Thus, it is expected that the school takes a policy of prevention and intervention to be concomitantly valid and effective against indiscipline. To train the student it becomes fundamental to group the meaning given to the content and ethical values to the student’s identity. Indiscipline is a very complex issue that involves many different factors and agents. A scenario that includes the family, the teacher, the school organization, legislation, motivation and often demotivation of the student. The objectives of this study focus on the lack of discipline, in order to try and identify the representations that teachers have on it and how they deal with this problem. It focuses particularly on interpretations that teachers have on the effectiveness and efficiency of regulations produced by Ministério da Educação e Ciência, with regard to the fight and the decrease of indiscipline in the school organization. From a methodological point of view, it is a case study conducted in agrupamento Gama. Data collection was done through a questionnaire survey, interviews and document analysis. The data analysis allowed us to conclude that the success of a school, comes, at least in the case studied, from a good organization as well as from the existence of a stable and cooperative teaching staff, allowing a marked decrease of indiscipline. The fact that there is a stable teaching staff in this school categorically contributes to a very small number of indiscipline situations. We are aware that this work’s results may be overly positive given the context and overview of the educational universe. However, the analysis and exposure factors and methodologies that underpin the success of this school preventing and fighting indiscipline may be a useful contribution, a guidance tool and reference to implement, where possible, in other educational spaces. If that happens it will be the best reward of this research.2014-02-03T15:43:21Z2014-02-03T00:00:00Z2014-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2929porSilva, Carla Alexandra Melo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:06.745413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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