A detecção remota e os sistemas de informação geográfica na contribuiçã dos grandes projectos de segurança aeroportuária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9314 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Detecção Remota e SIG |
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A detecção remota e os sistemas de informação geográfica na contribuiçã dos grandes projectos de segurança aeroportuáriaAeroportoSegurançaSustentabilidadeGestão de operaçãoRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Detecção Remota e SIGA segurança, representa um factor preponderante no contexto da gestão das infraestruturas aeroportuárias, e condiciona por isso todo o desenvolvimento operacional e admnistrativo envolvido. A responsabilidade dos aeroportos neste contexto, não se encerram nos limites de uma aerogare, estendendo-se a vários patamares de responsabilidade social, desde a entrada ou saída do País por parte de alguém ou algo, e terminando na responsabilidade Nacional que cada um desses pequenos passos, representam na segurança nacional e internacional. O dinamismo de resposta que se impôs na gestão corrente e operacional das áreas aeronáuticas, marcou a passada década e as próximas, de enormes exigências, níveis de precisão altos e margens de erro baixas que idealmente se aproximem de valores nulos, tendo sempre em consciência que o que hoje se actualiza amanhã volta necessitar de nova adequação a novas exigências e necessidades. O Aeroporto representa a infra-estrutura ou palco de acção, onde intervenientes de várias proveniências e níveis de responsabilidade (Stakeholders e passageiros), se integram na operacionalização concertada ao mesmo objectivo. A correcta acção pode definir a correcta parametrização de deveres e responsabilidades de cada um destes elementos na mais adequada gestão das operações diárias, a um ponto de vista global aos vários interesses, promovendo a sustentabilidade. A promoção de projectos inovadores, na intensificação de segurança, e no incremento sustentado da qualidade ao serviço prestado, são exigências dos organismos reguladores comunitários e internacionais. Com a constante modernização, estes devem procurar soluções mais adequadas com base em novas tecnologias que se revelem altamente qualificadas a darem resposta aos novos problemas, e prevendo idealmente uma abertura a novos estudos, a novas respostas que antecipem novas dificuldade, como uma espiral que constantemente evolui. A esse objectivo, as empresas necessitam promover a cooperação, de modo a promover um enriquecimento dos resultados, estimulando uma actualização interna de conhecimentos cuja sinergia criada impulsiona e incentiva a satisfação do capital humano. A Direcção ANA Consulting (Direcção de acolhimento do estágio), é uma área de desenvolvimento de projectos de inovação e tecnologia, e é um exemplo da aposta tecnológica da ANA neste sentido. O estágio previu o acompanhamento do projecto A-GUIDANCE, e sua implementação nos aeroportos Nacionais. O projecto prevê a parametrização e controlo de veículos, aeronaves e stands no Lado Ar dos Aeroportos, para elevar índices de segurança, cumprindo pressupostos e exigências nomeadamente da ICAO, nestas áreas críticas. Esta necessidade verifica-se, pela elevada percentagem que ocupa no geral de acidentes aeronáuticos, os ocorridos nos Runways e Taxiways, nos momentos críticos da aterragem e descolagem de aeronaves. Este projecto encontra-se numa fase de planeamento e implementação aos aeroportos que se enquadram no universo da gestão da ANA. A cartografia aeronáutica, foi um dos enfoques principais pois encontrava-se repartida no seu domínio e responsabilidade por várias entidades cujos interesses e métodos divergiam. A necessidade de uniformizar dados a pressupostos estipulados em normas regulamentares já estabelecidas, foi a primeira prioridade. O projecto G-AOC, procura o desenvolvimento tecnológico baseado em tecnologias de deteção remota (radar), que se integre numa plataforma SIG, permitindo a extração automática de mudanças de terreno em perímetros urbanos, em cumprimento ao ciclo AIRAC, com uma precisão concordante ao exigido no Anexo 15 da ICAO (E-TOD). Pretendia-se também, o envolvimento e conhecimento das actividades relacionadas ao SGIDI da ANA, compreendendo a importância dos procedimentos aeroportuários na relação e gestão da cadeia de processos dos grandes projectos ATM Europeus e Internacionais futuros, como o SESAR, tendo em conta a necessidade de sustentabilidade (económica, ambiental) e a vantagem de interoperabilidade e gestão inteligente como meio para uma maior competitividade.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNClaro, Isabel Cristina Pessanha de Oliveira Colarinha Lourenço2013-04-15T09:22:25Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:18Zoai:run.unl.pt:10362/9314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:41.979882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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