O papel das redes sociais na disseminação de produtos de moda e valores culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Joyce Kelly Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10147
Resumo: Na sociedade contemporânea os media sociais configuram-se como uma das ferramentas de marketing mais importantes, sendo utilizados por praticamente todas as organizações em todas as áreas de atividade. Neste trabalho interessa-nos estudar em particular a forma como essas plataformas de sociabilidade têm sido utilizadas pelas empresas da indústria da moda e com que objetivos. Os media sociais detêm hoje um poder inigualável em termos de divulgação, mas são também importantes plataformas de contacto com um público que pode ser selecionado em função de gostos e preferências. É neste contexto que nesta dissertação analisamos os media sociais, não apenas enquanto ferramenta de disseminação de produtos de moda, mas enquanto meios capazes de transmitir valores e mensagens para públicos cada vez mais segmentados. A partir de uma revisão da literatura sobre a origem e o desenvolvimento histórico das redes e dos media sociais, analisamos o forma como foram criados sites que promovem as relações sociais, mas também a que forma como as empresas da indústria da moda podem tirar partido dessas redes. Em termos metodológicos, a investigação teve dois momentos: o primeiro, mais exploratório e numa dimensão quantitativa, com a recolha de dados através de um inquérito por questionário online a uma amostra de consumidores de produtos de moda e utilizadores de media sociais em Portugal e no Brasil; o segundo, mais qualitativo, e que se configurou como um estudo de caso múltiplo, na medida em que foram selecionadas três marcas, Burberry, Chanel e Missguided, e analisada a sua presença nos diferentes media sociais. Entre os principais resultados do trabalho, destaca-se o facto de os media sociais, nomeadamente os sites de redes sociais, serem importantes ferramentas de partilha de informações, mas funcionarem ao mesmo tempo como espaços que promovem uma sociabilidade superficial e onde as marcas comunicam valores e lógicas de consumo rápido e fácil. Numa sociedade ainda muito pautada pelo consumo, parece-nos importante estudar a forma como os media sociais podem estar a ser utilizados para promover comportamentos mais consumistas e, pelo contrário, não esteja a ser promovida uma consciência em relação ao desperdício e à necessidade de sustentabilidade na indústria da moda.
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É neste contexto que nesta dissertação analisamos os media sociais, não apenas enquanto ferramenta de disseminação de produtos de moda, mas enquanto meios capazes de transmitir valores e mensagens para públicos cada vez mais segmentados. A partir de uma revisão da literatura sobre a origem e o desenvolvimento histórico das redes e dos media sociais, analisamos o forma como foram criados sites que promovem as relações sociais, mas também a que forma como as empresas da indústria da moda podem tirar partido dessas redes. Em termos metodológicos, a investigação teve dois momentos: o primeiro, mais exploratório e numa dimensão quantitativa, com a recolha de dados através de um inquérito por questionário online a uma amostra de consumidores de produtos de moda e utilizadores de media sociais em Portugal e no Brasil; o segundo, mais qualitativo, e que se configurou como um estudo de caso múltiplo, na medida em que foram selecionadas três marcas, Burberry, Chanel e Missguided, e analisada a sua presença nos diferentes media sociais. Entre os principais resultados do trabalho, destaca-se o facto de os media sociais, nomeadamente os sites de redes sociais, serem importantes ferramentas de partilha de informações, mas funcionarem ao mesmo tempo como espaços que promovem uma sociabilidade superficial e onde as marcas comunicam valores e lógicas de consumo rápido e fácil. Numa sociedade ainda muito pautada pelo consumo, parece-nos importante estudar a forma como os media sociais podem estar a ser utilizados para promover comportamentos mais consumistas e, pelo contrário, não esteja a ser promovida uma consciência em relação ao desperdício e à necessidade de sustentabilidade na indústria da moda.In our contemporary society, social media is one of the most important marketing tools used by practically all organizations in all areas of activity. In this work we are interested in studying in particular the way in which these platforms of sociability have been used by the companies of the fashion industry and with what objectives. Social media today has unparalleled power in terms of disclosure but are also important contact platforms with an audience that can be selected based on tastes and preferences. It is in this context that in this dissertation we analyse social media, not only as a tool for disseminating fashion products, but as a means capable of transmitting values and messages to increasingly segmented audiences. Based on a review of the literature on the origin and historical development of networks and social media, we analyse the way social networking sites were created, but also how fashion companies can take advantage of these networks. In terms of methodology, the research had two moments: the first, more exploratory and in a quantitative dimension, with the collection of data through an online questionnaire survey of a sample of consumers of fashion products and users of social media in Portugal and in the Brazil; the second, more qualitative, and which was configured as a multiple case study, in that three brands, Burberry, Chanel and Missguided were selected, and their presence in the different social media analyzed. Among the main results of the study, we highlight the fact that social media, especially social networking sites, are important tools for information sharing, but at the same time act as spaces that promote superficial sociability and where brands communicate values and logics of fast and easy consumption. In a society that is still heavily consumer-oriented, it seems to us important to study how social media can be used to promote more consumer behavior and, on the contrary, not being promoted an awareness of waste and the need for sustainability in the fashion industry.Fernandes, Clara EloïseuBibliorumBalbino, Joyce Kelly Gomes2020-03-20T17:06:30Z2019-07-112019-06-242019-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10147TID:202364879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:10.866593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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