Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Assunção, Folque
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Conceição, Leal da Costa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10676
Resumo: Nesta comunicação apresentamos um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos no âmbito da formação de educadores e professores cooperantes da Universidade de Évora. Este projeto surgiu, considerando, por um lado, que a educação da maioria de nós, influenciando comportamentos e aprendizagens, nos tem permitido a reprodução de práticas docentes tradicionais enquanto educadores/professores. Por outro lado, a oportunidade ao nosso alcance, de imprimir através de formação estruturada, o princípio do “isomorfismo pedagógico”, como forma de romper com um ciclo recorrente que parece dificultar, e muitas vezes impedir, mudanças e práticas inovadoras em sala de aula, nas escolas e nos jardins de infância. O curso de formação denomina-se “Aprender por projetos no Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico”. Face aos objetivos, impôs-se-nos a adoção de formas de trabalhar, em tudo semelhantes aos modos de construção de conhecimento, numa homologia de actividades e processos que proporcionasse experiências e vivências mobilizadoras da apropriação da própria metodologia de trabalho por projectos. Apresentaremos o percurso de dois grupos de formandas (2012 e 2013), evidenciando o modo como desenharam e concretizaram os seus projetos de aprendizagem, bem como o sentido que deram ao conjunto das experiências motivadas pela ação. Por último partilharemos algumas reflexões sobre os desafios presentes na formação de professores no contexto da Universidade, intentando delinear caminhos futuros.
id RCAP_13bc51378cdfec5b661483333afc5f18
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetosIsomorfismo PedagógicoAprender por ProjectosNesta comunicação apresentamos um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos no âmbito da formação de educadores e professores cooperantes da Universidade de Évora. Este projeto surgiu, considerando, por um lado, que a educação da maioria de nós, influenciando comportamentos e aprendizagens, nos tem permitido a reprodução de práticas docentes tradicionais enquanto educadores/professores. Por outro lado, a oportunidade ao nosso alcance, de imprimir através de formação estruturada, o princípio do “isomorfismo pedagógico”, como forma de romper com um ciclo recorrente que parece dificultar, e muitas vezes impedir, mudanças e práticas inovadoras em sala de aula, nas escolas e nos jardins de infância. O curso de formação denomina-se “Aprender por projetos no Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico”. Face aos objetivos, impôs-se-nos a adoção de formas de trabalhar, em tudo semelhantes aos modos de construção de conhecimento, numa homologia de actividades e processos que proporcionasse experiências e vivências mobilizadoras da apropriação da própria metodologia de trabalho por projectos. Apresentaremos o percurso de dois grupos de formandas (2012 e 2013), evidenciando o modo como desenharam e concretizaram os seus projetos de aprendizagem, bem como o sentido que deram ao conjunto das experiências motivadas pela ação. Por último partilharemos algumas reflexões sobre os desafios presentes na formação de professores no contexto da Universidade, intentando delinear caminhos futuros.2014-02-11T13:06:08Z2014-02-112013-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10676http://hdl.handle.net/10174/10676porsimnaonaomafm@uevora.ptnd229Maria Assunção, FolqueConceição, Leal da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:31.659877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
title Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
spellingShingle Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
Maria Assunção, Folque
Isomorfismo Pedagógico
Aprender por Projectos
title_short Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
title_full Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
title_fullStr Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
title_full_unstemmed Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
title_sort Ao encontro do isomorfismo pedagógico: aprender por projetos
author Maria Assunção, Folque
author_facet Maria Assunção, Folque
Conceição, Leal da Costa
author_role author
author2 Conceição, Leal da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Assunção, Folque
Conceição, Leal da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Isomorfismo Pedagógico
Aprender por Projectos
topic Isomorfismo Pedagógico
Aprender por Projectos
description Nesta comunicação apresentamos um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos no âmbito da formação de educadores e professores cooperantes da Universidade de Évora. Este projeto surgiu, considerando, por um lado, que a educação da maioria de nós, influenciando comportamentos e aprendizagens, nos tem permitido a reprodução de práticas docentes tradicionais enquanto educadores/professores. Por outro lado, a oportunidade ao nosso alcance, de imprimir através de formação estruturada, o princípio do “isomorfismo pedagógico”, como forma de romper com um ciclo recorrente que parece dificultar, e muitas vezes impedir, mudanças e práticas inovadoras em sala de aula, nas escolas e nos jardins de infância. O curso de formação denomina-se “Aprender por projetos no Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico”. Face aos objetivos, impôs-se-nos a adoção de formas de trabalhar, em tudo semelhantes aos modos de construção de conhecimento, numa homologia de actividades e processos que proporcionasse experiências e vivências mobilizadoras da apropriação da própria metodologia de trabalho por projectos. Apresentaremos o percurso de dois grupos de formandas (2012 e 2013), evidenciando o modo como desenharam e concretizaram os seus projetos de aprendizagem, bem como o sentido que deram ao conjunto das experiências motivadas pela ação. Por último partilharemos algumas reflexões sobre os desafios presentes na formação de professores no contexto da Universidade, intentando delinear caminhos futuros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-18T00:00:00Z
2014-02-11T13:06:08Z
2014-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10676
http://hdl.handle.net/10174/10676
url http://hdl.handle.net/10174/10676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sim
nao
nao
mafm@uevora.pt
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136529614897152