o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7520 |
Resumo: | Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise. |
id |
RCAP_b25d971e19f929d4b9d85532faeb628c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaAprender a aprenderPré-escolarTeoria sócio-culturalPedagogiaMeta-aprendizagemResiliênciaMEMEstudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise.Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e Tecnologia2013-01-21T14:38:52Z2013-01-212012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/7520http://hdl.handle.net/10174/7520porFolque, M. A. (2012). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; FCT.simnaomafm@uevora.pt229Folque, Maria Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:46.602545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
title |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
spellingShingle |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna Folque, Maria Assunção Aprender a aprender Pré-escolar Teoria sócio-cultural Pedagogia Meta-aprendizagem Resiliência MEM |
title_short |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
title_full |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
title_fullStr |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
title_full_unstemmed |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
title_sort |
o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna |
author |
Folque, Maria Assunção |
author_facet |
Folque, Maria Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folque, Maria Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender a aprender Pré-escolar Teoria sócio-cultural Pedagogia Meta-aprendizagem Resiliência MEM |
topic |
Aprender a aprender Pré-escolar Teoria sócio-cultural Pedagogia Meta-aprendizagem Resiliência MEM |
description |
Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z 2013-01-21T14:38:52Z 2013-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7520 http://hdl.handle.net/10174/7520 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Folque, M. A. (2012). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; FCT. sim nao mafm@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136501654618112 |