o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folque, Maria Assunção
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7520
Resumo: Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise.
id RCAP_b25d971e19f929d4b9d85532faeb628c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaAprender a aprenderPré-escolarTeoria sócio-culturalPedagogiaMeta-aprendizagemResiliênciaMEMEstudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise.Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e Tecnologia2013-01-21T14:38:52Z2013-01-212012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/7520http://hdl.handle.net/10174/7520porFolque, M. A. (2012). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; FCT.simnaomafm@uevora.pt229Folque, Maria Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:46.602545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
spellingShingle o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
Folque, Maria Assunção
Aprender a aprender
Pré-escolar
Teoria sócio-cultural
Pedagogia
Meta-aprendizagem
Resiliência
MEM
title_short o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_full o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_fullStr o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_full_unstemmed o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_sort o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
author Folque, Maria Assunção
author_facet Folque, Maria Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folque, Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender a aprender
Pré-escolar
Teoria sócio-cultural
Pedagogia
Meta-aprendizagem
Resiliência
MEM
topic Aprender a aprender
Pré-escolar
Teoria sócio-cultural
Pedagogia
Meta-aprendizagem
Resiliência
MEM
description Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
2013-01-21T14:38:52Z
2013-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7520
http://hdl.handle.net/10174/7520
url http://hdl.handle.net/10174/7520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Folque, M. A. (2012). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; FCT.
sim
nao
mafm@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136501654618112