Dilemas dos professores : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27737
Resumo: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992
id RCAP_13bfe6ad897c285fdcb142f9f5552854
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dilemas dos professores : um estudo exploratórioTeses de mestrado - 1992Processos e estruturas educativasProfessoresCarreiras profissionaisMoralDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992Ser professor dos homens de amanhã... a responsabilidade pelo presente e pelo futuro, por si e pelos outros numa escola que se quer viva e estimuladora. No dia-a-dia as histórias que se acumulam, fazendo a História de cada um e a História do colectivo. Em cada esquina do tempo um novo episódio de múltiplas contradições, pautado pela incerteza do "eu" e dos "outros", a exigir urgência e reflexão. A subjectividade individual a braços com invisíveis teias de relações e de constrangimentos estruturais, jogos de que não se conhecem todas as regras a par com as nossas regras éticas mais profundas e ainda o acaso ou o determinismo indeterminado das circunstâncias, dos pequenos nadas que caleidoscopicamente se organizam em cenários singulares. Complexa é a tarefa do professor e complexa terá de ser a pesquisa do investigador e o apoio do formador que se quiserem aproximar desse mundo para o conhecer e/ou transformar. Os caminhos que se abrem são diversos, ditados por preocupações pessoais e/ou sociais, por conhecimentos prévios, por contingências e por projectos. . . Enquadrados por uma actividade profissional na área da formação de professores, insatisfeitos com uma tradição tecnicista que aí se manifesta e pela qual se pretendem veicular teorias e competências previamente determinadas; questionando uma intervenção desinserida do centro da acção, visamos contribuir para um modelo de formação contextualizado, que parta dos problemas reais e que estimule um ensino reflexivo, uma prática sustentada num conhecimento pessoal, fruto de uma dialéctica entre a técnica e a ética, confluência do pensamento e da acção em interacção com o meio. Mas essa finalidade transcende as fronteiras do presente estudo e faz parte de um projecto mais vasto que se estende no futuro. É, no entanto, a raiz de que partimos, ditando as opções que fomos fazendo ao longo do percurso. Assim definido o sentido da caminhada, era imperioso determinar os primeiros passos, circunscrever o objecto, definir os processos e avançar. O nosso projecto é aparentemente simples, dirigido directamente para a zona de turbulência e de ambiguidade, focado nas encruzilhadas quotidianas onde se questiona a responsabilidade da escola e do professor - os dilemas com uma componente ética. (...)Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaCaetano, Ana2017-05-22T10:48:20Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:04.587594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas dos professores : um estudo exploratório
title Dilemas dos professores : um estudo exploratório
spellingShingle Dilemas dos professores : um estudo exploratório
Caetano, Ana
Teses de mestrado - 1992
Processos e estruturas educativas
Professores
Carreiras profissionais
Moral
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dilemas dos professores : um estudo exploratório
title_full Dilemas dos professores : um estudo exploratório
title_fullStr Dilemas dos professores : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Dilemas dos professores : um estudo exploratório
title_sort Dilemas dos professores : um estudo exploratório
author Caetano, Ana
author_facet Caetano, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrela, Maria Teresa, 1936-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 1992
Processos e estruturas educativas
Professores
Carreiras profissionais
Moral
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 1992
Processos e estruturas educativas
Professores
Carreiras profissionais
Moral
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-01-01T00:00:00Z
2017-05-22T10:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27737
url http://hdl.handle.net/10451/27737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134362057310208