Dilemas dos professores : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27737 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992 |
id |
RCAP_13bfe6ad897c285fdcb142f9f5552854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dilemas dos professores : um estudo exploratórioTeses de mestrado - 1992Processos e estruturas educativasProfessoresCarreiras profissionaisMoralDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992Ser professor dos homens de amanhã... a responsabilidade pelo presente e pelo futuro, por si e pelos outros numa escola que se quer viva e estimuladora. No dia-a-dia as histórias que se acumulam, fazendo a História de cada um e a História do colectivo. Em cada esquina do tempo um novo episódio de múltiplas contradições, pautado pela incerteza do "eu" e dos "outros", a exigir urgência e reflexão. A subjectividade individual a braços com invisíveis teias de relações e de constrangimentos estruturais, jogos de que não se conhecem todas as regras a par com as nossas regras éticas mais profundas e ainda o acaso ou o determinismo indeterminado das circunstâncias, dos pequenos nadas que caleidoscopicamente se organizam em cenários singulares. Complexa é a tarefa do professor e complexa terá de ser a pesquisa do investigador e o apoio do formador que se quiserem aproximar desse mundo para o conhecer e/ou transformar. Os caminhos que se abrem são diversos, ditados por preocupações pessoais e/ou sociais, por conhecimentos prévios, por contingências e por projectos. . . Enquadrados por uma actividade profissional na área da formação de professores, insatisfeitos com uma tradição tecnicista que aí se manifesta e pela qual se pretendem veicular teorias e competências previamente determinadas; questionando uma intervenção desinserida do centro da acção, visamos contribuir para um modelo de formação contextualizado, que parta dos problemas reais e que estimule um ensino reflexivo, uma prática sustentada num conhecimento pessoal, fruto de uma dialéctica entre a técnica e a ética, confluência do pensamento e da acção em interacção com o meio. Mas essa finalidade transcende as fronteiras do presente estudo e faz parte de um projecto mais vasto que se estende no futuro. É, no entanto, a raiz de que partimos, ditando as opções que fomos fazendo ao longo do percurso. Assim definido o sentido da caminhada, era imperioso determinar os primeiros passos, circunscrever o objecto, definir os processos e avançar. O nosso projecto é aparentemente simples, dirigido directamente para a zona de turbulência e de ambiguidade, focado nas encruzilhadas quotidianas onde se questiona a responsabilidade da escola e do professor - os dilemas com uma componente ética. (...)Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaCaetano, Ana2017-05-22T10:48:20Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:04.587594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
title |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório Caetano, Ana Teses de mestrado - 1992 Processos e estruturas educativas Professores Carreiras profissionais Moral Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
title_full |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
title_sort |
Dilemas dos professores : um estudo exploratório |
author |
Caetano, Ana |
author_facet |
Caetano, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estrela, Maria Teresa, 1936- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses de mestrado - 1992 Processos e estruturas educativas Professores Carreiras profissionais Moral Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Teses de mestrado - 1992 Processos e estruturas educativas Professores Carreiras profissionais Moral Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992 |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z 2017-05-22T10:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27737 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134362057310208 |