Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques-Pinto, A.
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38953
Resumo: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992
id RCAP_41f0c096d8dbc27eed9295905b252599
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensinoTeses de mestrado - 1992Processos e estruturas educativasProfessoresMétodos pedagógicosCrenças dos professoresDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992O nascimento do paradigma do pensamento do professor, em meados da década de setenta, veio revolucionar o estudo dos processos ensino-aprendizagem até então dominado pela investigação processo/produto. Com o desenvolvimento deste paradigma, a investigação educacional inflectiu no sentido da adopção de perspectivas qualitativas, mediacionais e ecológicas, mediante as quais procura compreender e explicar o processo ensino-aprendizagem de acordo com o mundo de significados singulares que o caracteriza. Neste contexto, muitos investigadores têm encarado a fase interactiva do ensino como cenário privilegiado para o estudo dos processos e produtos de pensamento do docente. Enquadrando-se no paradigma do pensamento do professor, o presente trabalho tem por objectivos gerais a exploração e descrição de variáveis significativas no domínio do pensamento interactivo do docente e o estudo de algumas relações entre essas variáveis. Perfilhando uma perspectiva construtivista do processo ensino-aprendizagem, procura-se integrar a problemática do pensamento interactivo do docente num quadro mais amplo fazendo apelo aos conceitos de emoção e de desenvolvimento cognitivo e à metáfora do professor como solucionador de problemas sociais. Esta investigação baseia-se essencialmente na análise aprofundada de um número restrito de casos - dez professoras do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário - e no recurso a metodologias qualitativas. De acordo com as exigências metodológicas da investigação qualitativa, utilizou-se uma diversidade de procedimentos de recolha e de análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de conteúdo e as análises de frequências, de correlações e classificatória hierárquica.Silva, Adelina Lopes da, 1945-Repositório da Universidade de LisboaMarques-Pinto, A.2019-07-04T14:36:53Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:43.089456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
title Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
spellingShingle Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
Marques-Pinto, A.
Teses de mestrado - 1992
Processos e estruturas educativas
Professores
Métodos pedagógicos
Crenças dos professores
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
title_full Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
title_fullStr Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
title_full_unstemmed Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
title_sort Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
author Marques-Pinto, A.
author_facet Marques-Pinto, A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Adelina Lopes da, 1945-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques-Pinto, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 1992
Processos e estruturas educativas
Professores
Métodos pedagógicos
Crenças dos professores
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 1992
Processos e estruturas educativas
Professores
Métodos pedagógicos
Crenças dos professores
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-01-01T00:00:00Z
2019-07-04T14:36:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38953
url http://hdl.handle.net/10451/38953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134464512622592