Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38953 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992 |
id |
RCAP_41f0c096d8dbc27eed9295905b252599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38953 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensinoTeses de mestrado - 1992Processos e estruturas educativasProfessoresMétodos pedagógicosCrenças dos professoresDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992O nascimento do paradigma do pensamento do professor, em meados da década de setenta, veio revolucionar o estudo dos processos ensino-aprendizagem até então dominado pela investigação processo/produto. Com o desenvolvimento deste paradigma, a investigação educacional inflectiu no sentido da adopção de perspectivas qualitativas, mediacionais e ecológicas, mediante as quais procura compreender e explicar o processo ensino-aprendizagem de acordo com o mundo de significados singulares que o caracteriza. Neste contexto, muitos investigadores têm encarado a fase interactiva do ensino como cenário privilegiado para o estudo dos processos e produtos de pensamento do docente. Enquadrando-se no paradigma do pensamento do professor, o presente trabalho tem por objectivos gerais a exploração e descrição de variáveis significativas no domínio do pensamento interactivo do docente e o estudo de algumas relações entre essas variáveis. Perfilhando uma perspectiva construtivista do processo ensino-aprendizagem, procura-se integrar a problemática do pensamento interactivo do docente num quadro mais amplo fazendo apelo aos conceitos de emoção e de desenvolvimento cognitivo e à metáfora do professor como solucionador de problemas sociais. Esta investigação baseia-se essencialmente na análise aprofundada de um número restrito de casos - dez professoras do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário - e no recurso a metodologias qualitativas. De acordo com as exigências metodológicas da investigação qualitativa, utilizou-se uma diversidade de procedimentos de recolha e de análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de conteúdo e as análises de frequências, de correlações e classificatória hierárquica.Silva, Adelina Lopes da, 1945-Repositório da Universidade de LisboaMarques-Pinto, A.2019-07-04T14:36:53Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:43.089456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
title |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
spellingShingle |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino Marques-Pinto, A. Teses de mestrado - 1992 Processos e estruturas educativas Professores Métodos pedagógicos Crenças dos professores Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
title_full |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
title_fullStr |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
title_full_unstemmed |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
title_sort |
Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensino |
author |
Marques-Pinto, A. |
author_facet |
Marques-Pinto, A. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Adelina Lopes da, 1945- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques-Pinto, A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses de mestrado - 1992 Processos e estruturas educativas Professores Métodos pedagógicos Crenças dos professores Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Teses de mestrado - 1992 Processos e estruturas educativas Professores Métodos pedagógicos Crenças dos professores Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992 |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z 2019-07-04T14:36:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38953 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134464512622592 |