Hábitos de sono dos adolescentes de Celorico de Basto intervenção de enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Joaquim Alexandre Madureira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9282
Resumo: Enquadramento: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório” que integra o 2º ano do curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro descreve, de forma sistemática, crítica e reflexiva, as atividades realizadas durante o estágio e o seu contributo para o processo de desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. O estágio foi desenvolvido no período compreendido entre 19 setembro de 2016 e 03 fevereiro de 2017, na Unidade de Cuidados na Comunidade “Mãos Amigas” e na Unidade de Saúde Pública de Celorico de Basto, unidades que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega. Objetivos: i) Descrever as atividades realizadas durante o estágio; ii) Refletir criticamente sobre as atividades desenvolvidas ao longo do estágio; iii) Relacionar as atividades realizadas com o processo de desenvolvimento de competências específicas de enfermagem comunitária; iv) Executar as etapas do planeamento em saúde relevando a importância da intervenção de enfermagem comunitária. Metodologia: Tendo por base a metodologia do planeamento em saúde, concretizou-se o projeto de intervenção de enfermagem comunitária denominado “Mais sono mais saúde”. O diagnóstico de situação configura um estudo descritivo, quantitativo e transversal cuja população alvo foram os alunos do segundo e terceiros ciclo da Escola EB 2,3/S de Celorico de Basto e projeto de intervenção um estudo um estudo descritivo, quantitativo e longitudinal. Participaram no diagnóstico de situação de saúde 652 alunos e no projeto de intervenção 68 alunos. O projeto de intervenção, integrou três sessões de educação para a saúde e para a avaliação foi aplicado um questionário em dois momentos: i) antes da realização do projeto “Mais sono mais saúde” (momento 1) e após a implementação (momento 2). Resultados: Os resultados do diagnóstico de situação evidenciaram conhecimentos dos alunos não demonstrados sobre o sono, as implicações do sono para a saúde e para a atenção nas aulas. Após a implementação do projeto de intervenção “Mais sono mais saúde”, do momento 1 para o momento 2, constatou-se a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos nas questões relacionadas com o sono saudável. Conclusão: A unidade curricular estágio e relatório foi fundamental para o desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública e permitiu concretizar a aplicação da investigação na área da saúde escolar. As atividades desenvolvidas durante o estágio, quer no âmbito da Unidade de Saúde Pública, quer da Unidade de Cuidados na Comunidade, permitiu-nos vivenciar em contexto real o papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e concretizar os objetivos estabelecidos para a unidade curricular. Salientamos a importância da realização do projeto de intervenção, com foco na promoção da qualidade do padrão de sono em adolescentes.
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Objetivos: i) Descrever as atividades realizadas durante o estágio; ii) Refletir criticamente sobre as atividades desenvolvidas ao longo do estágio; iii) Relacionar as atividades realizadas com o processo de desenvolvimento de competências específicas de enfermagem comunitária; iv) Executar as etapas do planeamento em saúde relevando a importância da intervenção de enfermagem comunitária. Metodologia: Tendo por base a metodologia do planeamento em saúde, concretizou-se o projeto de intervenção de enfermagem comunitária denominado “Mais sono mais saúde”. O diagnóstico de situação configura um estudo descritivo, quantitativo e transversal cuja população alvo foram os alunos do segundo e terceiros ciclo da Escola EB 2,3/S de Celorico de Basto e projeto de intervenção um estudo um estudo descritivo, quantitativo e longitudinal. Participaram no diagnóstico de situação de saúde 652 alunos e no projeto de intervenção 68 alunos. O projeto de intervenção, integrou três sessões de educação para a saúde e para a avaliação foi aplicado um questionário em dois momentos: i) antes da realização do projeto “Mais sono mais saúde” (momento 1) e após a implementação (momento 2). Resultados: Os resultados do diagnóstico de situação evidenciaram conhecimentos dos alunos não demonstrados sobre o sono, as implicações do sono para a saúde e para a atenção nas aulas. Após a implementação do projeto de intervenção “Mais sono mais saúde”, do momento 1 para o momento 2, constatou-se a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos nas questões relacionadas com o sono saudável. Conclusão: A unidade curricular estágio e relatório foi fundamental para o desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública e permitiu concretizar a aplicação da investigação na área da saúde escolar. As atividades desenvolvidas durante o estágio, quer no âmbito da Unidade de Saúde Pública, quer da Unidade de Cuidados na Comunidade, permitiu-nos vivenciar em contexto real o papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e concretizar os objetivos estabelecidos para a unidade curricular. Salientamos a importância da realização do projeto de intervenção, com foco na promoção da qualidade do padrão de sono em adolescentes.Background: This report was prepared within the scope of the "Internship and Report" course, which is part of the 2nd year of the Master's Degree in Community Nursing, from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro University, it describes in a systematic, critical and reflexive way, the activities carried out during the internship and their contribution to the process of development of the specific competences of the Specialist Nurse in Community Nursing and Public Health. The internship was developed between September 19, 2016 and February 3, 2017, in the Community Care Unit "Mãos Amigas" and in the Public Health Unit of Celorico de Basto, units that are part of the Tâmega I Health Centers Grouping - Low Tâmega. Objectives: i) Describe the activities performed during the internship; ii) Reflect critically on the activities developed during the internship; iii) To relate the activities carried out with the process of development of specific competences of community nursing; iv) Carry out the stages of health planning emphasizing the importance of community nursing intervention. Methodology: Based on the methodology of health planning, the project of community nursing intervention called "More sleep plus health" was carried out. The situational diagnosis is a descriptive, quantitative and transversal study whose target population was the students of the second and third cycle of the School EB 2,3 / S of Celorico de Basto and project of intervention a descriptive, quantitative and longitudinal study. 652 students participated in the health situation diagnosis and 68 students participated in the intervention project. The intervention project integrated three health education sessions and a questionnaire was applied in two moments: i) before the project "More sleep more health" (moment 1) and after the implementation (moment 2) . Results: The results of the situation diagnosis evidenced students' knowledge about sleep, the implications of sleep for health and attention in class. After the implementation of the project "More sleep more health", from moment 1 to moment 2, it was verified the students' knowledge acquisition in the issues related to healthy sleep. Conclusion: The curricular unit stage and report was fundamental for the development of the specific competences of nurse specialist in community nursing and public health and made it possible to apply the research in the field of school health. The activities carried out during the internship, both within the scope of the Public Health Unit and the Community Care Unit, allowed us to experience in a real context the role of the nurse specialist in community nursing and to achieve the objectives established for the curricular unit. We emphasize the importance of the implementation of the intervention project, focusing on promoting the quality of the sleep pattern in adolescents.2019-05-22T14:49:40Z2018-12-04T00:00:00Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9282porFreitas, Joaquim Alexandre Madureira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:23.396070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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