To live and 'Drive' in L.A.: a cidade representada a partir do automóvel em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosmaninho, João
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73267
Resumo: Los Angeles é uma cidade-paisagem constituída por nucleações urbanas heterogéneas e ligada por uma rede dominante de vias e canais de circulação transescalar. O resultado territorial é um extenso tecido urbano disforme pontuado por objectos edificados de caracterização pós-moderna que, ironicamente, parece ganhar corpo e significado na sua representação através de movimento, fragmento e pendularidades. Neste ponto, algum do cinema feito sobre a cidade Angelina surge como instrumento privilegiado de leitura e desconstrução de uma ideia histórica, canónica e modernista daquela metrópole. A proposta do artigo parte de um levantamento de casos para uma crítica das ressonâncias entre aquela cidade e um cinema ancorado à estrutura viária e trânsito automóvel. Ficções como 'The Driver' (1978) de Walter Hill, 'Der Stand Der Dinge' (1982) de Wim Wenders, 'Night on Earth' (1991) de Jim Jarmusch, 'Collateral' (2004) de Michael Mann, ou o mais recente 'Drive' (2011) de Nicolas Winding Refn, assumem elementos narrativos vários de genealogia viária, demonstrando que os percursos automobilizados em L.A. constroem, simultaneamente, a sua forma urbana e a sua identidade. Trata-se, assim, de avaliar e reconhecer a dependência do (sis)tema-desejo formado pelo automóvel e a via na urbe Californiana e na revisão de uma certa pós-modernidade, também ela cinematográfica.
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spelling To live and 'Drive' in L.A.: a cidade representada a partir do automóvel em movimentoTo live and 'Drive' in L.A.: the city represented from the car in motionCidadeCinemaLos AngelesArquitecturaAutomóvelCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoLos Angeles é uma cidade-paisagem constituída por nucleações urbanas heterogéneas e ligada por uma rede dominante de vias e canais de circulação transescalar. O resultado territorial é um extenso tecido urbano disforme pontuado por objectos edificados de caracterização pós-moderna que, ironicamente, parece ganhar corpo e significado na sua representação através de movimento, fragmento e pendularidades. Neste ponto, algum do cinema feito sobre a cidade Angelina surge como instrumento privilegiado de leitura e desconstrução de uma ideia histórica, canónica e modernista daquela metrópole. A proposta do artigo parte de um levantamento de casos para uma crítica das ressonâncias entre aquela cidade e um cinema ancorado à estrutura viária e trânsito automóvel. Ficções como 'The Driver' (1978) de Walter Hill, 'Der Stand Der Dinge' (1982) de Wim Wenders, 'Night on Earth' (1991) de Jim Jarmusch, 'Collateral' (2004) de Michael Mann, ou o mais recente 'Drive' (2011) de Nicolas Winding Refn, assumem elementos narrativos vários de genealogia viária, demonstrando que os percursos automobilizados em L.A. constroem, simultaneamente, a sua forma urbana e a sua identidade. Trata-se, assim, de avaliar e reconhecer a dependência do (sis)tema-desejo formado pelo automóvel e a via na urbe Californiana e na revisão de uma certa pós-modernidade, também ela cinematográfica.Los Angeles is a city-landscape formed by assorted urban cores and connected by a network of roads and canals of dominant and multi-scale circulation. The result is an extensive territorial urban frame punctuated by misshapen postmodern objects, which, ironically, seems to gain significance in the body and its representation through motion, fragment and swinging. At this point, any movie made about L.A. emerges as a privileged instrument to read and to deconstruct an historical and canonical idea there was for the modernist metropolis. The proposed paper presents a survey of the resonances between the city and the cinema anchored to the road structure and traffic. Fictions as Walter Hill’s 'The Driver' (1978), Wim Wenders’ 'Der Stand der Dinge' (1982), Jim Jarmusch’s 'Night on Earth' (1991), Michael Mann’s 'Collateral' (2004), or the latest Nicolas Winding Refn’s 'Drive' (2011), assume various narrative elements from the road genealogy, demonstrating that automobile paths in L.A. build both its urban form and identity. It is thus to assess and recognize the dependence of the desired system formed by the automobile and the road that took place in Californian metropolis. It is also to review some post-modernity position, even if it is a cinematic one.ALETHEIA EditoresUniversidade do MinhoRosmaninho, João2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73267por"To Live and 'Drive' in L.A.: a cidade representada a partir do automóvel em movimento" in José Bragança de Miranda, Catarina Patrício (org.), Revista de Comunicação e Linguagens – Movimento e Mobilização Técnica, nº45/46. Lisboa: CECL/Alêtheia Editores. pp. 131-1440870-70812183-7198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:32.583298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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