Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Llanos Torrijos, Yolanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3125
Resumo: O autismo é um distúrbio do desenvolvimento no qual a interação social, a linguagem, o comportamento e as funções cognitivas são severamente afetadas. Objetivos: Conhecer as características e o comportamento desses pacientes para saber como atuar na prática diária da medicina dentária, melhorando a qualidade de vida e a integração na sociedade em geral dos mesmos. Metodologia: Pesquisa realizada na base de dados PubMed, bookFi.org e google académico com recurso às palavras-chave “hypersensitivity”, “autolesoes”, “bruxism”, “autism spectrum disorder”, “occlusion”. Discussão: O autismo é uma desordem cerebral que começa na primeira infância e persiste em toda a vida do indivíduo, afetando três áreas cruciais de desenvolvimento: comunicação, interação social e criatividade. Devido a esta desordem, estes pacientes desenvolvem características dentárias distintas. Diferentes métodos de gestão de comportamentos e técnicas de saúde oral que devem ser conhecidas e aplicadas pelo profissional são descritos na literatura científica, desde a difícil comunicação, a falta de colaboração e o défice da capacidade motora de pacientes com autismo são características que influenciam negativamente uma consulta odontológica e um programa de prevenção bem sucedida. Conclusão: O profissional que trata com pacientes ASD( pacientes com espectro autista) deve conhecer as características da síndrome, a fim de dar um tratamento melhor. Os pacientes ASD podem ter um maior risco de patologia oral devido à sua diminuição da capacidade de participação na higiene diária, à presença de hábitos parafuncionais e auto-lesão. Para a manutenção da saúde bucal é necessário a colaboração dos pais enfatizando a importância das revisões periódicas, uma boa técnica de escovagem e aconselhamento dietético. O dentista procurará desenvolver estratégias para estar capaz de intervir em pacientes ASD, garantindo um tratamento eficaz. Um método diferente deve ser usado em relação às características de cada paciente sem modificar os métodos convencionais do tratamento dentário.
id RCAP_13d82dd30f6fc849692a591712f236f7
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?HypersensitivityAutolesoesBruxismAutism spectrum disorderOcclusionO autismo é um distúrbio do desenvolvimento no qual a interação social, a linguagem, o comportamento e as funções cognitivas são severamente afetadas. Objetivos: Conhecer as características e o comportamento desses pacientes para saber como atuar na prática diária da medicina dentária, melhorando a qualidade de vida e a integração na sociedade em geral dos mesmos. Metodologia: Pesquisa realizada na base de dados PubMed, bookFi.org e google académico com recurso às palavras-chave “hypersensitivity”, “autolesoes”, “bruxism”, “autism spectrum disorder”, “occlusion”. Discussão: O autismo é uma desordem cerebral que começa na primeira infância e persiste em toda a vida do indivíduo, afetando três áreas cruciais de desenvolvimento: comunicação, interação social e criatividade. Devido a esta desordem, estes pacientes desenvolvem características dentárias distintas. Diferentes métodos de gestão de comportamentos e técnicas de saúde oral que devem ser conhecidas e aplicadas pelo profissional são descritos na literatura científica, desde a difícil comunicação, a falta de colaboração e o défice da capacidade motora de pacientes com autismo são características que influenciam negativamente uma consulta odontológica e um programa de prevenção bem sucedida. Conclusão: O profissional que trata com pacientes ASD( pacientes com espectro autista) deve conhecer as características da síndrome, a fim de dar um tratamento melhor. Os pacientes ASD podem ter um maior risco de patologia oral devido à sua diminuição da capacidade de participação na higiene diária, à presença de hábitos parafuncionais e auto-lesão. Para a manutenção da saúde bucal é necessário a colaboração dos pais enfatizando a importância das revisões periódicas, uma boa técnica de escovagem e aconselhamento dietético. O dentista procurará desenvolver estratégias para estar capaz de intervir em pacientes ASD, garantindo um tratamento eficaz. Um método diferente deve ser usado em relação às características de cada paciente sem modificar os métodos convencionais do tratamento dentário.2019-05-20T14:43:01Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3125TID:202245586porLlanos Torrijos, Yolandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:03:32Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:58:26.579052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
title Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
spellingShingle Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
Llanos Torrijos, Yolanda
Hypersensitivity
Autolesoes
Bruxism
Autism spectrum disorder
Occlusion
title_short Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
title_full Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
title_fullStr Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
title_full_unstemmed Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
title_sort Transtorno Espectro Autista: Características Dentárias. Como Actuar?
author Llanos Torrijos, Yolanda
author_facet Llanos Torrijos, Yolanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Llanos Torrijos, Yolanda
dc.subject.por.fl_str_mv Hypersensitivity
Autolesoes
Bruxism
Autism spectrum disorder
Occlusion
topic Hypersensitivity
Autolesoes
Bruxism
Autism spectrum disorder
Occlusion
description O autismo é um distúrbio do desenvolvimento no qual a interação social, a linguagem, o comportamento e as funções cognitivas são severamente afetadas. Objetivos: Conhecer as características e o comportamento desses pacientes para saber como atuar na prática diária da medicina dentária, melhorando a qualidade de vida e a integração na sociedade em geral dos mesmos. Metodologia: Pesquisa realizada na base de dados PubMed, bookFi.org e google académico com recurso às palavras-chave “hypersensitivity”, “autolesoes”, “bruxism”, “autism spectrum disorder”, “occlusion”. Discussão: O autismo é uma desordem cerebral que começa na primeira infância e persiste em toda a vida do indivíduo, afetando três áreas cruciais de desenvolvimento: comunicação, interação social e criatividade. Devido a esta desordem, estes pacientes desenvolvem características dentárias distintas. Diferentes métodos de gestão de comportamentos e técnicas de saúde oral que devem ser conhecidas e aplicadas pelo profissional são descritos na literatura científica, desde a difícil comunicação, a falta de colaboração e o défice da capacidade motora de pacientes com autismo são características que influenciam negativamente uma consulta odontológica e um programa de prevenção bem sucedida. Conclusão: O profissional que trata com pacientes ASD( pacientes com espectro autista) deve conhecer as características da síndrome, a fim de dar um tratamento melhor. Os pacientes ASD podem ter um maior risco de patologia oral devido à sua diminuição da capacidade de participação na higiene diária, à presença de hábitos parafuncionais e auto-lesão. Para a manutenção da saúde bucal é necessário a colaboração dos pais enfatizando a importância das revisões periódicas, uma boa técnica de escovagem e aconselhamento dietético. O dentista procurará desenvolver estratégias para estar capaz de intervir em pacientes ASD, garantindo um tratamento eficaz. Um método diferente deve ser usado em relação às características de cada paciente sem modificar os métodos convencionais do tratamento dentário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-05-20T14:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/3125
TID:202245586
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/3125
identifier_str_mv TID:202245586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131655574650880