Literacia visual – o olho inocente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1597 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 |
id |
RCAP_13de6cc321ff7c759542d21ca68273b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia visual – o olho inocenteLiteracia visualDesenho - - Ensino e estudoArtes - Ensino e estudoEscola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015Exame público realizado em 28 de Julho de 2015No âmbito do desenvolvimento do estágio curricular do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e ensino Secundário foram detetadas algumas dificuldades nas respostas dos alunos aos exercícios lançados em contexto de aula, que se entendeu estarem centradas numa débil “literacia visual”. Partindo desta constatação definiu-se uma estratégia de investigação que permitisse identificar a origem do problema e definir orientações de caráter pedagógico-didático que contribuísse para melhorar o desempenho futuro dos alunos. Da interpretação dos resultados verificou-se que deveriam ser implementadas medidas em contexto de sala de aula no sentido de reforçar os conhecimentos no universo da literacia visual, bem como apontar sugestões para se repensar o atual modelo de avaliação nacional no ensino das artes visuais, no sentido de permitir o desenvolvimento artístico dos alunos com base nas suas idiossincrasias.2015-07-29T13:36:04Z2015-07-292015-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1597http://hdl.handle.net/11067/1597TID:201133334porGomes, João Pedro dos Santos, 1973-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:54Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:11.573128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia visual – o olho inocente |
title |
Literacia visual – o olho inocente |
spellingShingle |
Literacia visual – o olho inocente Gomes, João Pedro dos Santos, 1973- Literacia visual Desenho - - Ensino e estudo Artes - Ensino e estudo Escola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
title_short |
Literacia visual – o olho inocente |
title_full |
Literacia visual – o olho inocente |
title_fullStr |
Literacia visual – o olho inocente |
title_full_unstemmed |
Literacia visual – o olho inocente |
title_sort |
Literacia visual – o olho inocente |
author |
Gomes, João Pedro dos Santos, 1973- |
author_facet |
Gomes, João Pedro dos Santos, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, João Pedro dos Santos, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia visual Desenho - - Ensino e estudo Artes - Ensino e estudo Escola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
topic |
Literacia visual Desenho - - Ensino e estudo Artes - Ensino e estudo Escola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
description |
Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29T13:36:04Z 2015-07-29 2015-07-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/1597 http://hdl.handle.net/11067/1597 TID:201133334 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/1597 |
identifier_str_mv |
TID:201133334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136771616800768 |