Corporate travel management em Portugal: humanização vs automatização dos serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Tiago Tavares de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13700
Resumo: Atingir ou manter o sucesso no negócio é algo que qualquer grande agência de viagem de negócios pretende, ter a capacidade de perceber, interpretar e capitalizar as tendências relevadas por estudos de comportamento do consumidor nesta área são armas fundamentais para atingir esses objetivos. Sintetizando a informação de diversas fontes, este estudo discute a utilização de mecanismos automatizados de marcação e gestão de viagens, os seus benefícios e pontos fracos e as necessidades dos clientes em serviços mais personalizados e com maior intervenção humana. De uma forma geral, a adoção de ferramentas online permitiu uma maior taxa de cumprimento das políticas de viagem das empresas, mas não consegue dar resposta a necessidades mais complexas de viagem e perde muito por não fornecer os serviços de consultoria e aconselhamento que tornam os gastos em viagens de determinada empresa mais controlados e eficientes. Este estudo vai mais longe e cria um retrato do cliente de viagens de negócios português alcançado através de um questionário direcionado às 1000 empresas que mais viajam no país, os resultados deste estudo vão com certeza ajudar tomadas de decisão ao nível de orientação estratégica das agências de viagens de negócios em Portugal de modo a que possam melhor direcionar os seus esforços num futuro próximo. As Conclusões a que se chegou foram que as TMC que oferecerem uma maior flexibilidade e personalização nos serviços para viajantes corporativos vão certamente recolher frutos. Será necessário oferecer uma escolha mais alargada a nível de companhias aéreas tanto intercontinentais, como nacionais ou low-cost, alargar a oferta hoteleira e de serviços terrestres, incluir no seu leque de oferta as emergentes economias de partilha e igualmente tornar mais fáceis e integrados todos os sistemas de reservas, pagamentos, soluções móveis e de consultoria à gestão das viagens corporativas. O sector das viagens de negócio tem evoluir de forma a adaptar-se às novas tendências identificadas neste estudo e a demostrar capacidade de inovar e de se reinventar de forma a ter sucesso.
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