Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Maria Laurinda Martins Pires
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Melão, Nuno Filipe Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142
Resumo: Once the failure of the universal access to education was recognized, in the promotion of equal opportunities, we are witnessing a shift from the quantitative paradigm to the qualitative paradigm. This change seems to fit a broader movement that affects the State, in most countries. This paper proposes a possible route for a hermeneutics of the concept of Quality in Education in the context of change experienced at the beginning of the XXI Century. To this end, several approaches are mobilized, in particular, the sociological, the economical, the political, and the educational research perspectives. The conceptual model, resulting from the various perspectives, reflects the complexity and the polysemy of the concept.
id RCAP_13ee6f33a784d504592cd4941ea46cbb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceitoOnce the failure of the universal access to education was recognized, in the promotion of equal opportunities, we are witnessing a shift from the quantitative paradigm to the qualitative paradigm. This change seems to fit a broader movement that affects the State, in most countries. This paper proposes a possible route for a hermeneutics of the concept of Quality in Education in the context of change experienced at the beginning of the XXI Century. To this end, several approaches are mobilized, in particular, the sociological, the economical, the political, and the educational research perspectives. The conceptual model, resulting from the various perspectives, reflects the complexity and the polysemy of the concept.Reconhecido o fracasso da universalização do acesso à Educação, na promoção da igualdade de oportunidades, assiste-se à mudança do paradigma quantitativo para o paradigma qualitativo. Esta mudança parece enquadrar-se num movimento mais amplo que afeta o Estado, na generalidade dos países. Este artigo propõe um itinerário possível para uma hermenêutica do conceito de Qualidade em Educação, no contexto de mudança vivido neste início do Século XXI. Para o efeito, são mobilizadas diversas abordagens, nomeadamente, a sociológica, a económica, a política e a da investigação educacional. O modelo conceptual, resultante das várias perspetivas, traduz a complexidade e a polissemia do conceito.Universidade Católica Portuguesa2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/142Gestão e Desenvolvimento; No 19 (2011); 175-197Gestão e Desenvolvimento; n. 19 (2011); 175-1972184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.19reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/142https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/142/133Direitos de Autor (c) 2011 Maria Laurinda Martins Pires Sanches, Nuno Filipe Rosa Melãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Maria Laurinda Martins PiresMelão, Nuno Filipe Rosa2022-09-23T15:47:09Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:28.605500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
title Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
spellingShingle Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
Sanches, Maria Laurinda Martins Pires
title_short Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
title_full Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
title_fullStr Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
title_full_unstemmed Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
title_sort Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito
author Sanches, Maria Laurinda Martins Pires
author_facet Sanches, Maria Laurinda Martins Pires
Melão, Nuno Filipe Rosa
author_role author
author2 Melão, Nuno Filipe Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Maria Laurinda Martins Pires
Melão, Nuno Filipe Rosa
description Once the failure of the universal access to education was recognized, in the promotion of equal opportunities, we are witnessing a shift from the quantitative paradigm to the qualitative paradigm. This change seems to fit a broader movement that affects the State, in most countries. This paper proposes a possible route for a hermeneutics of the concept of Quality in Education in the context of change experienced at the beginning of the XXI Century. To this end, several approaches are mobilized, in particular, the sociological, the economical, the political, and the educational research perspectives. The conceptual model, resulting from the various perspectives, reflects the complexity and the polysemy of the concept.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/142
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/142
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.142
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/142/133
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2011 Maria Laurinda Martins Pires Sanches, Nuno Filipe Rosa Melão
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2011 Maria Laurinda Martins Pires Sanches, Nuno Filipe Rosa Melão
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 19 (2011); 175-197
Gestão e Desenvolvimento; n. 19 (2011); 175-197
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.19
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130507406999552